Retirada de óleo do navio que transportava minério de ferro da Vale encalhado no Maranhão deve iniciar domingo


Retirada de óleo de navio navio de minério de ferro da Vale encalhado no Maranhão deve iniciar domingo

A força-tarefa para retirar cerca de 3,4 mil ton de óleo do navio encalhado com minério de ferro da Vale, no MA, inicia no domingo (08).

A retirada de óleo de navio MV Stella Banner encalhado no litoral do Maranhão, que transportava minério de ferro da Vale, deve iniciar domingo (8). A divulgação foi do Ministério do Meio Ambiente. Serão retiradas cerca de 3,4 mil toneladas de óleo armazenadas no canal da Baía de São Marcos, informou a Agência Brasil.

Leia Também

Além da ação, serão discutidas pela Marinha as medidas necessárias para evitar um desastre ambiental. O navio carrega cerca de 275 mil toneladas de minério de ferro pertencentes à mineradora brasileira Vale.

“O plano deve ser apresentado e, provavelmente, executado entre os dias 8 e 10 de março, seguindo a um planejamento técnico e com toda a cautela necessária ao transbordo deste combustível ”, disse o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Segundo Salles, a melhor forma de transferir parte do minério de ferro para outro navio ainda está sendo estudada, mas a expectativa é que, qualquer que seja o caso, baste retirar parte do material para que o navio, mais leve, volte a flutuar, podendo ser puxado sem maiores riscos.

O incidente ocorreu no último dia 26, dois dias após a embarcação ter deixado o Terminal Marítimo Ponta da Madeira. Os 20 tripulantes do navio foram resgatados em segurança.

Em notas, a mineradora Vale informa que está disponibilizando o suporte técnico-operacional necessário e colaborando com as autoridades marítimas. Mas o navio estar encalhado não afetou as operações no terminal marítimo Ponta da Madeira.

TENHA UM CV ESPECÍFICO PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS

Você gostaria de ter um currículo desenvolvido especialmente para uma vaga no meio marítimo, em plataforma, offshore ou cabotagem? Adquira seu currículo offshore formatado e específico aqui📄

Flavia Marinho

Sobre Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.