1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Reino Unido surpreende ao revelar NOVO tanque de guerra mais letal do MUNDO! Challenger 3 é um dos tanques mais avançados da OTAN desde 1998
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

Reino Unido surpreende ao revelar NOVO tanque de guerra mais letal do MUNDO! Challenger 3 é um dos tanques mais avançados da OTAN desde 1998

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/05/2024 às 23:02
Reino Unido surpreende ao revelar o NOVO tanque de guerra mais letal do MUNDO! Challenger 3 é um dos tanques mais avançados da OTAN desde 1998
Foto: Challenger 3 – O tanque mais letal do mundo – Divulgação/British Army

Reino Unido anuncia o Challenger 3, o tanque de guerra mais letal do mundo, equipado com alta tecnologia militar e previsto para 2027.

Tanque mais letal do mundo: O exército britânico acaba de apresentar ao mundo o Challenger 3, seu mais novo e poderoso tanque de guerra. Este gigante de aço, atualmente em testes na Alemanha, ostenta um arsenal de recursos inovadores que prometem redefinir o campo de batalha. Com sua combinação de poder de fogo, proteção e tecnologia, o Challenger 3 se ergue como um marco na história dos tanques de guerra. Ele representa um salto significativo na capacidade de combate do Reino Unido e certamente terá um impacto significativo no cenário geopolítico global.

Tanque de guerra mais letal do mundo custou R$ 5 bilhões

A responsável pela fabricação do tanque Challenger 3 do Reino Unido é a Rheinmetall BAE Systems Land, sob contrato de 800 milhões de euros, o equivalente a R$ 5 bilhões na cotação atual. Anunciado como o tanque de guerra mais letal do mundo pelo Reino Unido, o modelo chega como uma atualização do anterior lançado na década de 90.

Em sua época, o Challenger 2 era considerado o tanque mais avançado da OTAN, com apenas uma baixa em combate registrada até hoje. O novo Challenger 3, de 66 toneladas, não foi construído do zero, mas sim a partir de uma plataforma aprimorada. O chassi, por exemplo, é o mesmo do Challenger 2, porém com diversas melhorias.

Externamente, o novo tanque de guerra britânico ostenta uma torre motorizada equipada com blindagem frontal e lateral inclinada para desviar disparos inimigos, além de blindagem de última geração. Proclamado como o tanque mais letal do mundo pelo Reino Unido, o Challenger 3 também possui a capacidade de utilizar munições programáveis, permitindo atingir alvos com precisão e eficiência.

Novo tanque de guerra do Reino Unido pode entrar em operação até 2040

O tanque de guerra Challenger 3 conta com comunicações digitais aprimoradas, novo sistema hidráulico e motor V12 a diesel de 26,1 litros (Perkins CV12-9A). Contudo, a maior novidade do veículo é o canhão de L55A1 de 120 mm.

Seu sistema de proteção israelense utiliza um anel de sensores para identificar e abater mísseis ou foguetes que se aproximam ainda no ar. Oito protótipos do veículo foram entregues até então. Até aqui, 148 unidades foram encomendadas.

Segundo os militares do Reino Unido, este tanque de guerra mais letal do mundo é suficiente para cumprir qualquer missão “graças à velocidade, manobrabilidade, capacidade de sobrevivência, poder de fogo e precisão.

A estimativa é que o tanque Challenger 3 do Reino Unido opere de 2027 até 2040. Com a crescente instabilidade global, a Grã-Bretanha é um dos governos que ampliou seu orçamento de defesa e está apostando em alta tecnologia militar, incluindo armas a laser, hipersônicas e novos mísseis.

É esperado que as novas armas também estejam prontas até 2027. Segundo o secretário da Defesa, Gran Shapps, em um mundo mais perigoso, a necessidade de veículos como o Challenger 3 é imperativa, à medida que as ameaças que o Reino Unido enfrenta evoluem.

Rheinmetall também anuncia novo Lynx 120

Vale destacar que a Rheinmetall também lançou recentemente o novo Lynx 120, uma variante mecanizada de apoio de fogo do Lynx KF41 IFV. Esta nova plataforma única combina um conceito de torre testado e comprovado e o canhão de alma lisa de 120 mm com o chassi da antiga versão. A nova variante oferece ao usuário ótimo apoio de fogo e recursos antitanque.

Graças a uma mistura bem equilibrada de letalidade, proteção, mobilidade e capacidade de sobrevivência, o veículo é o ativo de campo de batalha adicional perfeito para usuários da plataforma Lynx. Com componentes prontos para uso, a engenharia meticulosa reduz o peso do veículo, enquanto pacotes de proteção personalizáveis completam o Lynx 120.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x