Redução da alíquota do ICMS em São Paulo acarretará em veículos mais baratos para o consumidor?

Fábio Lucas
por
-
30-09-2021 23:04:00
em Economia, Negócios e Política
ICMS, São Paulo, Consumidor, Veículos Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Qual será o impacto da redução do ICMS para veículos no estado de São Paulo

Na última quarta-feira, dia 29, o governo do Estado de São Paulo divulgou para a sua população que vários setores da economia teriam seriam beneficiados com a redução de impostos. O motivo principal é que o estado espera acelerar a recuperação econômica no próximo ano e garantir empregos. Uma das principais medidas foi a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os veículos, saindo de 3,9% em 2021 para 1,8% em 2022.

Em 2020, a alíquota do ICMS para veículos era de apenas 1,8%, porém, aumentou para 5,53 nos primeiros deste ano, voltando a 3,9% no mês de abril. Já em janeiro de 2022, a alíquota voltará a ser 1,8%.

Qual será o impacto da mudança do ICMS sobre veículos para os consumidores paulistas? 

ICMS, São Paulo, Consumidor, Veículos
Expectativa é que redução do ICMS reduza o preço dos veículos. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo a FENAUTO, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, através do seu presidente Ilídio Dos Santos, a mudança do ICMS no estado irá “facilitar muito a realização de negócios por parte dos lojistas e, acima de tudo, amenizar o custo do veículo para o consumidor”.  

Além disso, ele destacou que com a redução da alíquota, o “com a redução do ICMS, os preços dos carros usados devem impactar no custo final, ou seja, no bolso do consumidor”. Informações do site Garagem360. 

Veículos novos são raros e caros 

A pandemia tem vários reflexos negativos na economia global. Um dos principais é a dificuldade das montadoras em encontrarem semicondutores e peças para os veículos novos, ou seja, com menos carros novos no mercado, os veículos usados ficaram ainda mais caros. Ou seja, o impacto da redução aos cofres do consumidor deverá ser reduzido por conta do cenário econômico. 

Além de baratear o preço dos carros, a medida também é vista como mais um incentivo para a geração de empregos no estado e a retomada da capacidade de investimentos por parte das empresas do setor. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe