Qair Brasil anuncia a conclusão da instalação de 29 aerogeradores na usina de energia solar e eólica do Ceará

Qair Brasil - aerogeradores - energia solar - energia eólica - Ceará - usina Concretagem da base do primeiro aerogerador do Complexo Eólico Serra do Mato (Foto: Divulgação )

A Qair Brasil concluiu a instalação de 29 aerogeradores na usina de energia solar e eólica em Trairi no Ceará que agora possui uma capacidade 121,8 de MW só em energia eólica

Nesta segunda-feira (5), a Qair Brasil, uma subsidiária da francesa Qair Internacional, anunciou a conclusão de bases de 29 aerogeradores da usina de energia solar e energia eólica, em Trairi no Ceará. A ideia é acelerar a transição brasileira no mercado de energias renováveis.

Leia também

121,8 MW de energia eólica nos aerogeradores

De acordo com a Qair Brasil, o próximo passo será a montagem dos aerogeradores e a operação teste. A capacidade total que está prevista pela Qair Brasil é de aproximadamente 121,8 megawatts (MW) só na parte eólica da usina. A próxima fase do projeto prevê que sejam implantados 101 MW para a produção de energia solar no Ceará.

Após finalizado, o complexo no Ceará será formado por 29 aerogeradores V150 Vestas, que pesam cerca de 58 toneladas de aço e possuem uma altura de 125 metros cada e são distribuídas em seis parques de energia eólica, além da parte de energia solar.

A usina de energia eólica Serra do Mato, no Ceará, se trata de uma expansão do Complexo Eólico Serrote que possui cerca de 205 MW e já está em fase final de suas obras e tem sua conclusão total prevista para maio deste ano.

O funcionamento de uma usina híbrida

As usinas híbridas se tratam de um sistema que utiliza a combinação de duas ou mais formas de produção de energia ou de potência. De acordo com alguns especialistas, a principal vantagem desses sistemas é a possibilidade de continuar gerando caso alguma das fontes seja interrompida.

Os investimentos e estudos relacionados à usinas de energia solar e eólica ocorrem desde 2017. Os estudos servem para avaliar se é viável ou não realizar a combinação entre as duas fontes renováveis. A combinação da energia eólica e a energia solar que trabalham em diferentes horários de produção, torna o sistema mais otimizado e melhor devido ao número de produção.

Conheça melhor a Qair Brasil

A Qair Brasil é uma Produtora Independente de Energia (IPP) e é responsável por operar 220 MW de ativos com fontes de energia renováveis. O grupo está na fase de instalação e financiamento de 780 MW e também pretende instalar mais 3GW.

A empresa atua há mais de 30 anos e conta com o know-how histórico de seus profissionais e a visão de seu fundador, Jean-Marc Bouchet. A Longa experiência tem base no seu desenvolvimento e operação de aproximadamente 600 MW de energia renovável só na França, onde foram investidos mais de um bilhão de euros.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.