1. Início
  2. / Energia Solar
  3. / Projeto solar: Outrora “impensável” no deserto, o Egito transforma o sol em sua maior fonte de energia
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Projeto solar: Outrora “impensável” no deserto, o Egito transforma o sol em sua maior fonte de energia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/01/2026 às 22:25
Atualizado em 22/01/2026 às 22:26
Projeto solar híbrido de 1 GW no Egito alcança fechamento financeiro com apoio do AfDB e integra estratégia oficial de energia renovável até 2030.
Projeto solar híbrido de 1 GW no Egito alcança fechamento financeiro com apoio do AfDB e integra estratégia oficial de energia renovável até 2030.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com capacidade instalada de 1 GW em energia solar e sistema de armazenamento de 100 MW/200 MWh, o projeto híbrido liderado pela Scatec no sul do Egito alcança fechamento financeiro com apoio do Banco Africano de Desenvolvimento e consolida a estratégia nacional de ampliar renováveis até 2030

O Egito assinou um acordo de fechamento financeiro com a norueguesa Scatec para a construção de um projeto híbrido de energia solar de 1,0 gigawatt com armazenamento em baterias de 100 megawatts/200 megawatt-hora, marcado por financiamento de instituições multilaterais, numa etapa significativa da estratégia nacional para ampliar renováveis até 2030.

Investimento e financiamento internacional confirmados

O governo egípcio e a empresa de energia renovável Scatec ASA chegaram a um financial close em junho de 2025 para o projeto de energia solar de 1 GW, segundo comunicado oficial e reportagem da Reuters.

O acordo permite que o empreendimento entre na fase de construção, com investimento total estimado em cerca de US$ 600 milhões, conforme declaração oficial do gabinete egípcio.

Parte substancial do financiamento é proveniente de instituições de desenvolvimento, incluindo a European Bank for Reconstruction and Development (EBRD), o African Development Bank (AfDB) e o British International Investment (BII), em um modelo de financiamento sem recurso (non-recourse project financing).

Estrutura técnica e capacidade operacional do projeto

O projeto combina energia solar fotovoltaica com um sistema de armazenamento de baterias com capacidade de 100 MW e 200 MWh, integrando geração e flexibilidade para fornecer energia de forma mais contínua à rede.

O desenvolvimento ocorrerá em fases planejadas, com previsão técnica de conclusão até meados de 2026, segundo estimativas de planejamento divulgadas pelo AfDB, que apoia o empreendimento.

Essa capacidade instalada coloca o projeto como um dos maiores investimentos de energia solar com armazenamento na África, levando em conta o aumento da participação de renováveis na matriz elétrica nacional e regional.

Papel de instituições multilaterais no financiamento

O Banco Africano de Desenvolvimento (AfDB) confirmou um aporte financeiro significativo ao projeto, com a perspectiva de completar o ciclo de financiamento e apoiar sua operação até o terceiro trimestre de 2026.

O AfDB divulgou que o projeto deverá gerar aproximadamente 2,772 gigawatts-hora de energia limpa por ano uma vez totalmente operacional, reforçando sua contribuição para a redução de emissões de carbono e aumento da capacidade renovável instalada.

Essa mobilização cofinanciada exemplifica a colaboração entre instituições de desenvolvimento e atores privados para viabilizar infraestrutura de larga escala em países emergentes, conforme políticas de fomento à energia limpa.

Estratégia energética nacional e metas de renováveis

O Egito estabeleceu como meta atingir 42% de sua matriz de geração elétrica a partir de fontes renováveis até 2030, de acordo com declarações oficiais amplamente citadas em reportagens internacionais.

Apesar do forte potencial solar do país — beneficiado por elevados índices de irradiação — o governo reconhece que a expansão de projetos dessa escala depende da continuidade de parcerias e de financiamento internacional para integrar geração e armazenamento em larga escala.

Acordos adicionais em energia renovável no início de 2026

Em janeiro de 2026, o governo egípcio anunciou acordos de energia renovável no valor de US$ 1,8 bilhão, incluindo projetos solares e de armazenamento com empresas internacionais, ampliando o escopo de investimentos além do projeto de 1 GW.

Entre esses acordos está o desenvolvimento de um projeto com capacidade total de até 1,95 GW de energia solar e 3,9 GWh de armazenamento sob contrato de compra de energia (PPA) com a empresa pública Egyptian Electricity Transmission Company (EETC), envolvendo a Scatec e outras instituições.

Esses contratos fazem parte de um esforço mais amplo para acelerar a transição energética, mas autoridades alertam que a meta de 42% pode ser comprometida sem apoio e capital adicionais.

Impactos esperados e desafios

A construção de projetos como o de 1 GW com baterias contribui para aliviar a dependência do país de combustíveis fósseis e fortalece a infraestrutura elétrica com fontes mais estáveis e limpas.

No entanto, analistas e instituições de desenvolvimento destacam que tais empreendimentos exigem não apenas financiamento robusto, mas também cadências regulatórias, planejamento de interação com a rede e acordos de longo prazo para integração efetiva ao sistema elétrico nacional.

O avanço desses projetos de energia renovável com armazenamento também posiciona o Egito como um ator relevante na expansão de tecnologias limpas no continente africano, em linha com iniciativas de desenvolvimento sustentável e com as metas climáticas nacionais e internacionais.

Este artigo foi elaborado com base em reportagens da Reuters, comunicados oficiais do African Development Bank (AfDB),

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Tags
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x