MENU
Menu
Início Projeto de construção de porto offshore no Rio Grande do Norte desperta interesse de investidores chineses

Projeto de construção de porto offshore no Rio Grande do Norte desperta interesse de investidores chineses

14 de outubro de 2020 às 14:29
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Projeto de construção de porto offshore no Rio Grande do Norte desperta interesse de investidores chineses
Porto Ilha de Areia Branca, no RN/Imagem: Divulgação

Com investimento estimado em R$ 6,6 bilhões, o porto offshore no RN deverá movimentar cerca de quatro milhões de toneladas de sal por ano

Para aumentar a quantidade de insumos exportados para outros países, principalmente o sal marítimo, o governo do Rio Grande do Norte pretende desenvolver um projeto de construção de um porto offshore na cidade de Porto do Mangue. O empreendimento será executado em Parceria Público Privada e despertou o interesse de investidores chineses, mas levará cerca de cinco anos para ser erguido.

Leia também

De acordo com estimativas da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec/RN), o novo porto do Rio Grande do Norte deverá movimentar, inicialmente, aproximadamente quatro milhões de toneladas de sal por ano, com expectativa de exportar outros minérios como ferro, calcário e feldspato. Serão investidos cerca de R$ 6,6 bilhões para implantação do projeto.

Para o secretário da Sedec RN, Jaime Calado, um porto desses é uma obra muito grande e cara que deve demorar ainda de três a cinco anos para ser construída e, segundo ele, já foi formado um Grupo de Trabalho para fazer os estudos e viabilzar o licenciamento, composto pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIN) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Meio Ambiente (Idema), além da Sedec.

Tem uma parte da licença que será em terra porque corresponde à área de embarque, então é de caráter estadual. Quando o processo tiver com toda a concepção concluída, caberá ao Ibama o licenciamento. “Queremos um porto offshore, que é no mar, afastado da costa”, informou o secretário.

Outro porto offshore no RN já realiza exportação do sal marítimo produzido no estado

O Porto Ilha de Areia Branca, também situado no RN, é um porto offshore e especializado no escoamento do sal marítimo produzido no estado, que corresponde a 95% da produção do Brasil.

Segundo o Governo do RN, os Estados Unidos é um dos principais países interessados no sal potiguar, pois devido sua alta taxa de pureza (99,88%), o produto potiguar é um grande aliado no derretimento do gelo que cobre as metrópoles americanas no período de inverno.

*Informações via Tribuna do Norte

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR