A francesa de óleo e gás Total e Google se unem e desenvolvem ferramenta para prever potencial de energia solar fotovoltaica em telhados

Flavia Marinho
por
-
14-10-2020 10:03:23
em Energia Renovável
painéis solares ; energia solar fotovoltaica A francesa de óleo e gás Total e Google se unem e desenvolvem ferramenta para prever potencial de energia solar fotovoltaica em telhados

A gigante de óleo e gás Total e o Google desenvolvem ferramenta para acelerar a implantação de painéis solares fotovoltaico em telhados residenciais

A gigante francesa de energia Total e o Google estão lançando uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) para ajudar a acelerar a implantação de painéis solares fotovoltaicos residenciais. 200 mil empregos no Brasil foram gerados através da implantação de energia solar fotovoltaica

Leia também

Juntos, Google e Total desenvolveram Solar Mapper, uma ferramenta que pode fornecer estimativas precisas e rápidas para o potencial solar de casas usando um algoritmo de IA totalmente novo.

A dupla afirma que pode fornecer resultados melhores do que ferramentas semelhantes devido à qualidade dos dados extraídos das imagens de satélite, a nitidez da estimativa do potencial solar, a relevância da tecnologia a ser instalada e a cobertura geográfica global da ferramenta .

Solar Mapper está programado para ser lançado inicialmente pela Europa, antes de se tornar global. Pode fornecer mais de 90% de cobertura geográfica da França – o mercado doméstico da Total – encorajando mais pessoas a avaliar o potencial solar de suas casas.

“O Solar Mapper permitirá que a Total implante mais rapidamente os painéis solares nos telhados das casas, a fim de fornecer aos seus clientes energia solar fotovoltaica mais acessível e acessível”, disse Marie-Noëlle Séméria, diretora de tecnologia da Total.

“Combinando a experiência da Total em energia solar fotovoltaica com a experiência do Google Cloud em inteligência artificial e bancos de dados, fomos capazes de desenvolver uma oferta atrativa e inovadora em apenas 6 meses.”

A ferramenta será inicialmente apenas para edifícios residenciais, mas a Total disse que pretende desenvolver uma versão para edifícios industriais e comerciais no futuro.

Total tem ambição em se tornar líder mundial na produção de energia renovável

A gigante francesa da energia disse que Solar Mapper é parte de sua ambição de “se tornar um líder mundial na produção de energia renovável, com vistas a alcançar a neutralidade de carbono até 2050”.

Esta não é a primeira ferramenta lançada pelo Google para avaliar o potencial solar das propriedades, tendo levado sua plataforma Sunroof para residências britânicas junto com o E.On em 2018.

A Total disse que cerca de 40% dos investimentos do grupo são dedicados à ‘energia de baixo carbono’.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe