Menu
Início Após privatização da Petrobras entrar no radar do Governo Federal, ações da estatal sobem na bolsa de valores

Após privatização da Petrobras entrar no radar do Governo Federal, ações da estatal sobem na bolsa de valores

25 de outubro de 2021 às 19:41
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
privatização da Petrobras

Governo acena positivamente para a privatização da Petrobras por meio de venda de ações. Golden Share seria mantido.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (25/10)  que a privatização da Petrobras por venda de ações entra no radar de ações do governo, embora considere o projeto de difícil implementação.

VIDEO- Bolsonaro fala sobre possível privatização da Petrobras e seus desafios

De acordo com informações divulgadas pela CNN Brasil, o governo estuda uma forma de modificar o sistema de ações da empresa e, de quebra, privatizá-la, por meio da venda de ações. 

Ainda de acordo com a mesma reportagem, o governo pretende manter o chamado Golden Share, sendo a posição de poder de  ser o maior acionista da petroleira.

Além disso, existe um consenso entre a equipe econômica e a cúpula do congresso sobre a viabilidade de fazer essa privatização por meio de projeto de lei, que libere a venda de ações.

O plano  seria criar uma situação societária em que nenhum outro acionista poderia possuir mais ações da empresa do que a União.

A notícia fez com que a Bolsa de Valores de São Paulo, que vinha de uma série de quedas por causa das discussões sobre o teto de gastos por conta do reajuste do novo programa social do Governo, o Auxílio Brasil, subisse.

O governo e o BNDES, agora, possuem 36,75% dos papéis da Petrobras, contando as ações ordinárias e preferenciais. Em ações ordinárias, o  governo mantém o controle da Petrobras com 50,5% das ações.

Entenda a privatização da Petrobras por meio da venda de ações

De acordo com o que foi apurado pela CNN Brasil, o governo deseja derrubar o sistema de ações ordinárias e preferenciais, onde as ações ordinárias dão direito a voto no conselho de investidores e as ações preferenciais têm preferência no recebimento de dividendos da empresa.

Acordo com a equipe do governo, apenas isso já faria com que as ações aumentassem de preço e valorizasse a empresa.

 O próximo passo seria um projeto de lei, que permitisse ao governo manter apenas o indispensável para ter poder de veto e escolher o presidente da Petrobras, vendendo o restante das ações no mercado. A ideia inicialmente proposta é a de que o governo manteria apenas 10% das ações da Petrobras, e começaria a sua venda de ações ao mercado pelas ações em posse do BNDES e BNDESPAR

A reação do mercado

O mercado recebeu essas notícias de forma extremamente positiva. As ações preferenciais da Petrobras fecharam em alta de 6,84% e as ordinárias 6,13% 

Levados por este otimismo, o pregão da bolsa de valores de São Paulo teve valorização de 2,28%, fechando nos 108.714 pontos.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR