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Primícia mundial: Cientistas coreanos fabricam uma nova geração de combustíveis de alta qualidade para aviões a partir de resíduos de madeira

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 29/11/2024 às 19:58
combustível - combustíveis
Primícia mundial: Cientistas coreanos fabricam combustível para aviões de alta qualidade a partir de resíduos de madeira

Este SAF pode reduzir até 80% as emissões de carbono em comparação com os combustíveis tradicionais derivados do petróleo

Um avanço revolucionário no mercado de combustíveis sustentáveis para aviação (SAFs) foi alcançado por cientistas sul-coreanos, que apresentaram o primeiro exemplo de SAFs baseados em resíduos florestais e adequados para voos de longa distância.
Esta descoberta pode transformar a indústria aeronáutica e contribuir significativamente para a sustentabilidade ambiental.

Um combustível inovador a partir de madeira e capim

Uma equipe liderada por Ha Jeong-Myeong e Yu Chun-Jae, do Centro de Pesquisa de Energia Limpa do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia (KIST), conseguiu desenvolver um combustível sustentável com propriedades semelhantes às do combustível de aviação convencional.

Este SAF é capaz de operar por até 100 horas, mesmo na presença de impurezas, conforme relatado pelos pesquisadores.

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Vantagens-chave do SAF florestal:

  • Redução de até 80% nas emissões de carbono em comparação com os combustíveis de aviação derivados do petróleo.
  • Uso de recursos não alimentares, como madeira e capim, evitando a competição com cultivos destinados ao consumo humano.

O estudo, publicado na revista Energy Conversion and Management, destaca que tentativas anteriores de produzir SAF a partir de madeira e capim geraram compostos semelhantes à gasolina, não adequados para a aviação.

No entanto, a equipe de Ha superou esse desafio por meio de reações avançadas de descarbonização e polimerização, otimizando os óleos extraídos desses materiais.

O novo combustível contém componentes de alta energia essenciais para a aviação, como naftenos e aromáticos. Quando misturado com SAFs existentes, ele pode substituir completamente os combustíveis baseados em petróleo no futuro.

Corredores aéreos verdes: o futuro da aviação sustentável

No contexto da conferência COP29, foi sugerido que corredores aéreos verdes entre localizações estratégicas poderiam acelerar a transição para uma aviação completamente descarbonizada.

Este conceito, inspirado nos corredores marítimos sustentáveis, está sendo estudado por uma equipe internacional de pesquisadores da Universidade Heriot-Watt (Reino Unido) e da Universidade Americana de Sharjah (Emirados Árabes Unidos).

Uma abordagem estratégica para combustíveis sustentáveis em voos de longa distância

O estudo, publicado na revista Energy and Environmental Science, propõe priorizar rotas de alta demanda, como Londres-Dubai, dado que ambos os aeroportos estão entre os mais movimentados do mundo e geram altas emissões de CO2.

Dados em destaque:

  • O aeroporto de Heathrow, em Londres, já é líder mundial na implementação de SAF, com a meta de incorporar 11% de SAF em seu consumo total de combustível até 2030.
  • Dubai e o Reino Unido têm forte dependência de voos de longa distância, o que lhes oferece uma oportunidade única para liderar a adoção de SAFs e demonstrar a viabilidade dessas tecnologias.

Colaboração internacional e tecnologia emergente

De acordo com o professor Steve Griffiths, vice-presidente de pesquisa da Universidade Americana de Sharjah, estabelecer corredores aéreos verdes não apenas aceleraria a descarbonização do setor aeronáutico, mas também promoveria a cooperação global no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis.

Além disso, o professor John Andresen, da Universidade Heriot-Watt, enfatiza a urgência de priorizar rotas estratégicas para fomentar o uso de tecnologias SAF com emissões líquidas zero.

Implicações para o futuro

Este avanço em SAFs a partir de resíduos de madeira e capim, combinado com a estratégia de corredores aéreos verdes, representa um passo crucial para uma aviação mais sustentável.

A redução de emissões, o uso de recursos não alimentares e a colaboração internacional serão essenciais para alcançar um transporte aéreo verdadeiramente ecológico.

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Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

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