Este SAF pode reduzir até 80% as emissões de carbono em comparação com os combustíveis tradicionais derivados do petróleo
Um avanço revolucionário no mercado de combustíveis sustentáveis para aviação (SAFs) foi alcançado por cientistas sul-coreanos, que apresentaram o primeiro exemplo de SAFs baseados em resíduos florestais e adequados para voos de longa distância.
Esta descoberta pode transformar a indústria aeronáutica e contribuir significativamente para a sustentabilidade ambiental.
Um combustível inovador a partir de madeira e capim
Uma equipe liderada por Ha Jeong-Myeong e Yu Chun-Jae, do Centro de Pesquisa de Energia Limpa do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia (KIST), conseguiu desenvolver um combustível sustentável com propriedades semelhantes às do combustível de aviação convencional.
Este SAF é capaz de operar por até 100 horas, mesmo na presença de impurezas, conforme relatado pelos pesquisadores.
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Vantagens-chave do SAF florestal:
- Redução de até 80% nas emissões de carbono em comparação com os combustíveis de aviação derivados do petróleo.
- Uso de recursos não alimentares, como madeira e capim, evitando a competição com cultivos destinados ao consumo humano.
O estudo, publicado na revista Energy Conversion and Management, destaca que tentativas anteriores de produzir SAF a partir de madeira e capim geraram compostos semelhantes à gasolina, não adequados para a aviação.
No entanto, a equipe de Ha superou esse desafio por meio de reações avançadas de descarbonização e polimerização, otimizando os óleos extraídos desses materiais.
O novo combustível contém componentes de alta energia essenciais para a aviação, como naftenos e aromáticos. Quando misturado com SAFs existentes, ele pode substituir completamente os combustíveis baseados em petróleo no futuro.
Corredores aéreos verdes: o futuro da aviação sustentável
No contexto da conferência COP29, foi sugerido que corredores aéreos verdes entre localizações estratégicas poderiam acelerar a transição para uma aviação completamente descarbonizada.
Este conceito, inspirado nos corredores marítimos sustentáveis, está sendo estudado por uma equipe internacional de pesquisadores da Universidade Heriot-Watt (Reino Unido) e da Universidade Americana de Sharjah (Emirados Árabes Unidos).
Uma abordagem estratégica para combustíveis sustentáveis em voos de longa distância
O estudo, publicado na revista Energy and Environmental Science, propõe priorizar rotas de alta demanda, como Londres-Dubai, dado que ambos os aeroportos estão entre os mais movimentados do mundo e geram altas emissões de CO2.
Dados em destaque:
- O aeroporto de Heathrow, em Londres, já é líder mundial na implementação de SAF, com a meta de incorporar 11% de SAF em seu consumo total de combustível até 2030.
- Dubai e o Reino Unido têm forte dependência de voos de longa distância, o que lhes oferece uma oportunidade única para liderar a adoção de SAFs e demonstrar a viabilidade dessas tecnologias.
Colaboração internacional e tecnologia emergente
De acordo com o professor Steve Griffiths, vice-presidente de pesquisa da Universidade Americana de Sharjah, estabelecer corredores aéreos verdes não apenas aceleraria a descarbonização do setor aeronáutico, mas também promoveria a cooperação global no desenvolvimento de combustíveis sustentáveis.
Além disso, o professor John Andresen, da Universidade Heriot-Watt, enfatiza a urgência de priorizar rotas estratégicas para fomentar o uso de tecnologias SAF com emissões líquidas zero.
Implicações para o futuro
Este avanço em SAFs a partir de resíduos de madeira e capim, combinado com a estratégia de corredores aéreos verdes, representa um passo crucial para uma aviação mais sustentável.
A redução de emissões, o uso de recursos não alimentares e a colaboração internacional serão essenciais para alcançar um transporte aéreo verdadeiramente ecológico.