Preço dos combustíveis vai diminuir? Veja algumas ações que estão sendo tomadas para diminuir o preço da Gasolina e do Diesel

Fábio Lucas
por
-
27-08-2021 15:01:42
em Petróleo, Óleo e Gás
Gasolina - diesel - preço dos combustíveis - Foto: Pixabay

Os preços dos combustíveis no Brasil estão muito elevados. Ações em Brasília buscam reduzir o valor na bomba para os brasileiros

Os preços dos combustíveis estão em patamares nunca antes vistos. Tanto o diesel quanto a gasolina estão com valores muito elevados na bomba. A gasolina, por exemplo, já está sendo negociada em alguns postos a nada menos que R$ 7 reais o litro

Para tentar amenizar o problema da alta dos preços dos combustíveis nos bolsos dos brasileiros, alguns projetos estão sendo sugeridos em Brasília. 

O que está sendo feito em Brasília?  

Neste ano, o governo federal zerou por dois meses a incidência de PIS e Confins. Ao mesmo tempo, tramita na Câmara um Projeto de Lei Complementar, apresentado pelo deputado Emanuel Pinheiro, que prevê a cobrança do recolhimento do ICMS não por uma porcentagem, mas pela quantidade de combustível comprado. 

energia - gasolina - preço dos combustíveis
Abastecimento de combustível está doendo cada vez mais nos bolsos dos brasileiros. Foto: Pixabay

Outra ação foi a medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro que autoriza a venda direta do etanol pelos produtores ou importadores. Dessa forma, a intermediação das empresas seria dispensada. 

O Deputado Kim Kataguiri apresentou uma emenda que prevê a utilização de um sistema parecido com o dos Estados Unidos, onde os frentistas não são usados:  

Os revendedores de combustíveis podem oferecer serviço parcial ou integralmente automatizado de operação de bombas de combustível, dispensando a intervenção de frentistas ou qualquer outro profissional.’’ 

Nesse caso, se a emenda for aprovada, os postos de combustíveis poderão oferecer um sistema self-service, sem uma pessoa para fazer o abastecimento. 

Centro-sul pode produzir mais etanol 

A moagem de cana de açúcar no centro-sul do Brasil no período de 2021/22 foi estimada em 533 milhões de toneladas, tendo um corte de 7,5% em relação à previsão que foi feita no mês de maio devido à seca e às geadas, previu a JOB Economia. Contudo, a previsão de produção de etanol teve um leve aumento devido aos preços elevados no Brasil. 

A fabricação de Etanol de cana no centro-sul ficou em 25,10 bilhões de litros em 2021/22, tendo um aumento de 2,45% em relação à última projeção. Enquanto isso, a projeção da produção de açúcar foi estimada em 33,4 milhões de toneladas. 

Júlio Maria Borges, sócio-diretor da consultoria, falou sobre a projeção de produção de Etanol: “Foi uma reversão de expectativa. As indústrias estão produzindo mais etanol do que o previsto”, disse à Reuters. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe