1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Preço dos combustíveis vai diminuir? Veja algumas ações que estão sendo tomadas para diminuir o preço da Gasolina e do Diesel
Tempo de leitura 3 min de leitura

Preço dos combustíveis vai diminuir? Veja algumas ações que estão sendo tomadas para diminuir o preço da Gasolina e do Diesel

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 27/08/2021 às 15:01
Atualizado em 28/08/2021 às 00:50
Gasolina - diesel - preço dos combustíveis -
Foto: Pixabay

Os preços dos combustíveis no Brasil estão muito elevados. Ações em Brasília buscam reduzir o valor na bomba para os brasileiros

Os preços dos combustíveis estão em patamares nunca antes vistos. Tanto o diesel quanto a gasolina estão com valores muito elevados na bomba. A gasolina, por exemplo, já está sendo negociada em alguns postos a nada menos que R$ 7 reais o litro

Para tentar amenizar o problema da alta dos preços dos combustíveis nos bolsos dos brasileiros, alguns projetos estão sendo sugeridos em Brasília. 

O que está sendo feito em Brasília?  

Neste ano, o governo federal zerou por dois meses a incidência de PIS e Confins. Ao mesmo tempo, tramita na Câmara um Projeto de Lei Complementar, apresentado pelo deputado Emanuel Pinheiro, que prevê a cobrança do recolhimento do ICMS não por uma porcentagem, mas pela quantidade de combustível comprado. 

energia - gasolina - preço dos combustíveis
Abastecimento de combustível está doendo cada vez mais nos bolsos dos brasileiros. Foto: Pixabay

Outra ação foi a medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro que autoriza a venda direta do etanol pelos produtores ou importadores. Dessa forma, a intermediação das empresas seria dispensada. 

O Deputado Kim Kataguiri apresentou uma emenda que prevê a utilização de um sistema parecido com o dos Estados Unidos, onde os frentistas não são usados:  

Os revendedores de combustíveis podem oferecer serviço parcial ou integralmente automatizado de operação de bombas de combustível, dispensando a intervenção de frentistas ou qualquer outro profissional.’’ 

Nesse caso, se a emenda for aprovada, os postos de combustíveis poderão oferecer um sistema self-service, sem uma pessoa para fazer o abastecimento. 

Centro-sul pode produzir mais etanol 

A moagem de cana de açúcar no centro-sul do Brasil no período de 2021/22 foi estimada em 533 milhões de toneladas, tendo um corte de 7,5% em relação à previsão que foi feita no mês de maio devido à seca e às geadas, previu a JOB Economia. Contudo, a previsão de produção de etanol teve um leve aumento devido aos preços elevados no Brasil. 

A fabricação de Etanol de cana no centro-sul ficou em 25,10 bilhões de litros em 2021/22, tendo um aumento de 2,45% em relação à última projeção. Enquanto isso, a projeção da produção de açúcar foi estimada em 33,4 milhões de toneladas. 

Júlio Maria Borges, sócio-diretor da consultoria, falou sobre a projeção de produção de Etanol: “Foi uma reversão de expectativa. As indústrias estão produzindo mais etanol do que o previsto”, disse à Reuters. 

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos