Setor de etanol e cana-de-açúcar do Brasil pode ganhar nova usina, aumentando capacidade de processamento

Roberta Souza
por
-
08-02-2021 16:58:20
em Usina e Agronegócio
Etanol, cana-de-açúcar, usina Usina de cana-de-açúcar

Se os negócios entre a Raízen e a Biosev forem concretizados, a produção será de 17% total das usinas de cana-de-açúcar e etanol da região Centro-Sul

Raízen, empresa produtora de etanol no Brasil e a dona dos postos Ipiranga, está adquirindo uma das líderes do setor sucroenergético, a Biosev. Caso os negócios se concretizem, o novo projeto terá uma capacidade de produção sozinha de 17% de todas as usinas de cana-de-açúcar da região Centro-Sul, local das principais produtoras do Brasil, que correspondem a 70% da produção nacional.

Veja ainda outras notícias do dia:

Produção das duas grandes usinas:

A Raízen é uma joint venture entre Cosan e Shell que possui a maior capacidade de processamento do país de cana-de-açúcar, matéria-prima para a produção de açúcar, etanol e energia elétrica. De acordo com a empresa, a Raízen possui 26 usinas em operação com capacidade instalada de 73 milhões de toneladas.

A Biosev, da empresa francesa do grupo Louis Dreyfus, controla 8 unidades produtivas e tem capacidade para processar 31,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

As suas grandes empresas do setor sucroenergético, podem juntas somam 105 milhões de toneladas. Esse número significa nada menos que 17% das 598 milhões de toneladas de cana-de-açúcar plantadas pelas usinas da região Centro-Sul do país.

Usinas devem priorizar a produção de açúcar neste ano

Neste ano de 2021, as usinas de cana irão priorizar a produção de açúcar e não de etanol. As principais produtoras do Brasil que ficam localizadas na região Centro-Sul, que correspondem a 70% da produção nacional, tem o seguinte fator para ter a prioridade na produção: o preço do adoçante no mercado interno e a recuperação dos valores no mercado estrangeiro.

Ao contrário das usinas que produzem etanol de milho, as usinas de cana-de-açúcar podem determinar se produzirão mais açúcar ou etanol. Portanto, um termo mix mais amplo para um ou outro produto.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos