1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Usinas de cana devem priorizar a produção de açúcar neste ano
Tempo de leitura 2 min de leitura

Usinas de cana devem priorizar a produção de açúcar neste ano

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 29/01/2021 às 11:59
Usinas, cana-de-açúcar, produção
Cana-de-açúcar

As usinas de cana da região Centro-Sul do Brasil que respondem por 70% da produção nacional, devem priorizar a produção do açúcar como em 2020

Neste ano de 2021, as usinas de cana irão priorizar a produção de açúcar e não de etanol. As principais produtoras do Brasil que ficam localizadas na região Centro-Sul, que correspondem a 70% da produção nacional, tem o seguinte fator para ter a prioridade na produção: o preço do adoçante no mercado interno e a recuperação dos valores no mercado estrangeiro.

Veja ainda outras notícias do dia:

O valor do “mix”:

Ao contrário das usinas que produzem etanol de milho, as usinas de cana-de-açúcar podem determinar se produzirão mais açúcar ou etanol. Portanto, um termo mix mais amplo para um ou outro produto.

Por exemplo: a Unica – Acompanhamento da Safra Atual na Região Centro-Sul apontou que quando a safra 2020/21 foi oficialmente colhida no centro-sul no final de março, a proporção de mistura de açúcar era de 46,22% e a proporção de biocombustíveis era de 53,78%, enquanto em no ciclo anterior, a proporção era de 34,48% e o teor de adoçante é de 65,52%.

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
CAVALO-DE-PAU NA BAHIA
O incrível registro fotográfico dos primórdios da produção de petróleo no mar no Brasil
Ícone de Episódios Saiba Mais

Produção de açúcar para exportações:

Segundo o Cepea – Centro de Estudos em Economia Aplicada, o adoçante será o principal produto da região Centro-Sul isso se deve à “boa parte das exportações [do adoçante] já está fixada para a próxima safra, o que compromete a flexibilidade para inverter o mix.”

Uma consultoria profissional estima que 69% de todo o açúcar previsto para ser vendido ao exterior na safra 201/22 foi corretamente fixado, ou seja, está determinado o preço futuro para reduzir o risco de perda devido a mudanças no preço do produto.

Os sinais apontam novamente para safras mix com maior teor de açúcar, mas o não está garantido que as Usinas da região Centro-Sul irão produzir mais.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos