Com o preço do etanol e da gasolina disparando, abastecer com GNV continua sendo vantajoso mesmo com aumento de 39% da Petrobras, afirma Copergás
Foi confirmado ontem (28/04) pela Abegás que a Petrobras irá reajustar os preços de venda do Gás Natural Veicular para as distribuidoras em 39%, a partir do próximo sábado, 1º de maio. Mesmo com o reajuste, abastecer com Gás Natural continuará sendo vantajoso, afirma Copergás. Atualmente o GNV é a principal opção para motoristas que circulam muitos quilômetros por dia e fogem do aumento do preço da gasolina e etanol
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Diferentemente dos preços da gasolina, diesel e GLP (utilizado no botijão de gás e cozinha), o gás veicular é reajustado trimestralmente. A alta em reais por metro cúbico passa a valer em 1º de maio e o preço será mantido até o fim de julho.
De acordo com a petroleira brasileira, o combustível considerado mais limpo e encontrado acumulado em rochas porosas no subsolo também é atrelado ao preço do petróleo. “Para os meses de maio, junho e julho, a referência são os preços dos meses de janeiro, fevereiro e março. Durante esse período, o petróleo teve alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real”, diz em nota a empresa.
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Outro fator que pesou para a alta de 39% foi a variação do IGP-M, utilizado para reajuste anual do contrato de transporte do GNV, que ocorre sempre em maio. O acumulado neste ano foi de 31% para o índice, conhecido também por impactar nos valores dos aluguéis.
No comunicado sobre o aumento, a Petrobras ainda justifica que o gás natural teve redução acumulada de 35% em reais no ano passado.
Aumento no preço do etanol, gasolina e agora do GNV vai impactar ainda mais o bolso de motoristas de app e táxi
O GNV se popularizou no Brasil ao ser utilizado por motoristas de aplicativo e taxistas. Isto porque ele tem rendimento melhor e sai mais barato que os combustíveis etanol e gasolina. De acordo com a distribuidora BR, a economia é de 60%, em média.
Um carro popular que roda 100 km por dia faz 8 km por litro de álcool, 10 km por litro de gasolina e 12 km por metro cúbico de GNV. Mas os custos da instalação dos cilindros nos porta-malas são altos, entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, além da desvantagem de ocuparem espaço no bagageiro.
A opção pelo combustível ganhou força no início deste ano com a disparada da gasolina e do etanol, que somam acumulado de 40,76% e 25%, respectivamente. Enquanto o metro cúbico do GNV sai por R$ 2,984, a gasolina custa R$ 5,328 por litro e o etanol, R$ 3,818, em preços para São Paulo medidos pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Raízen do Grupo Shell, quer construir três usinas produtoras de etanol feito com bagaço e palha de cana
Raízen, a gigante global produtora de etanol, em conjunto com a Shell, pretende construir mais três usinas de etanol celulósico — ou de segunda geração. A boa notícia foi anunciada pelo empresário Rubens Ometto, da Cosan, na última segunda (15/03)
A tecnologia para a produção de etanol celulósico surgiu a partir de uma parceria entre a Shell e a canadense logen, especializada em biotecnologia. Na safra passada (2019/20), a unidade de Piracicaba produziu 226 litros de etanol para cada tonelada de biomassa seca.