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Posto rival da Shell retorna ao Brasil após 19 anos visando dominar o mercado e desafiar gigantes, incluindo a Petrobras

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 02/11/2024 às 00:14
Texaco volta ao Brasil após 19 anos e desafia Petrobras e Shell com novos postos e tecnologia, prometendo emprego e inovação no setor.
Texaco volta ao Brasil após 19 anos e desafia Petrobras e Shell com novos postos e tecnologia, prometendo emprego e inovação no setor.

Após anos fora do Brasil, rede de postos de gasolina retorna ao Brasil e promete agitar o mercado de combustíveis com o aditivo Techron, que aumenta a eficiência dos motores. Aliada à Ipiranga, a marca lança lojas Star Mart e o serviço Star Lube, enquanto aquece o setor de trabalho com novas vagas.

Após quase duas décadas fora do Brasil, uma gigante mundial dos combustíveis está de volta e promete transformar o setor, trazendo uma concorrência acirrada para marcas consolidadas.

Com inovações que visam atender a um público cada vez mais exigente, a marca chega com uma estratégia agressiva, que inclui expansão de postos, tecnologia de ponta e até geração de empregos.

A Texaco, marca histórica no setor de combustíveis, retorna ao Brasil em parceria com a Ipiranga, que agora atua como licenciada exclusiva dos produtos da Texaco no país.

Esse retorno se deu graças a um acordo de licenciamento entre a Chevron Brands International e a Ipiranga, firmado em maio de 2024.

O contrato marca o reingresso da Texaco no mercado nacional e traz de volta o atendimento e a confiabilidade que muitos consumidores associam à marca.

A primeira cidade a receber um posto da Texaco foi Palhoça, em Santa Catarina, na última quinta-feira (31).

De acordo com a Ipiranga, essa é apenas a primeira de muitas inaugurações planejadas.

Os próximos meses devem ver a expansão da marca para outros estados, com foco em regiões onde a Ipiranga tem forte presença e pode capitalizar na logística já existente.

Ipiranga assume a operação com tecnologia de ponta

Com o retorno da Texaco, a Ipiranga será responsável não apenas pela operação dos postos, mas também por implementar tecnologias inovadoras, como o aditivo Techron, que já é sucesso em mercados internacionais.

Esse aditivo é conhecido por sua capacidade de melhorar o desempenho dos motores e reduzir o desgaste, o que pode se traduzir em economia para os motoristas.

No Brasil, a Texaco é pioneira ao introduzir um etanol que já vem com o Techron, um avanço que promete atrair um público que preza por economia e eficiência.

Além disso, cada posto Texaco contará com a loja de conveniência Star Mart, um espaço projetado para atender às necessidades dos consumidores de forma rápida e prática.

Para os que necessitam de serviços de troca de óleo, a Texaco implementará o Star Lube, um serviço especializado que garante qualidade e agilidade no atendimento, com produtos alinhados aos padrões internacionais.

Segundo o comunicado da Ipiranga, a Texaco espera criar uma conexão especial com os consumidores brasileiros, que já associam a marca a qualidade e inovação.

Para isso, a parceria aposta na expansão rápida e no uso de tecnologias que posicionem a marca como uma alternativa moderna e confiável para abastecimento de veículos.

Concorrência direta com gigantes como Shell e Petrobras

O retorno da Texaco ao mercado brasileiro coloca a marca em uma competição direta com nomes de peso, como Shell e Petrobras, que dominam o setor de combustíveis no país.

O segmento é altamente competitivo, e a entrada de uma nova opção com tecnologias avançadas e a forte reputação da Texaco pode provocar mudanças significativas.

Com a novidade, consumidores terão mais escolhas, o que poderá pressionar as grandes marcas a inovarem e a oferecerem condições ainda melhores para reter a clientela.

Especialistas do setor avaliam que a Texaco traz uma proposta única ao combinar qualidade com um apelo emocional, já que muitos brasileiros lembram da marca com nostalgia.

Conforme explica o analista de mercado João Pires, “a Texaco sempre teve uma forte conexão com o público brasileiro, e seu retorno pode movimentar o mercado.

As novas tecnologias e a estrutura oferecidas pela Ipiranga vão além do básico, tornando-a uma concorrente real para empresas consolidadas no Brasil.”

Impacto econômico e geração de empregos locais

O retorno da Texaco ao Brasil representa mais do que uma opção adicional no mercado de combustíveis; ele também pode trazer benefícios econômicos importantes, sobretudo em regiões com alto índice de desemprego.

Cada novo posto Texaco inaugurado tem potencial para gerar empregos diretos e indiretos, seja na operação das bombas, nas lojas Star Mart ou nos serviços especializados de troca de óleo.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Combustíveis, a instalação de cada posto gera, em média, de 8 a 15 empregos diretos e mais de 20 indiretos, incluindo oportunidades em setores como manutenção, logística e fornecimento.

Com o plano de expansão da Texaco, essa demanda pode significar um aumento no número de postos de trabalho, ajudando a fortalecer economias locais em diversos estados.

Para muitas cidades, a chegada de um posto Texaco vai além do abastecimento de combustíveis: ela cria uma estrutura de suporte para o desenvolvimento regional, incentivando o consumo e a circulação de dinheiro na economia local.

Texaco: sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente

Outro aspecto importante do retorno da Texaco é o compromisso com práticas sustentáveis.

O uso do aditivo Techron, por exemplo, ajuda a reduzir a emissão de poluentes, o que pode beneficiar o meio ambiente.

Em um contexto em que consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, a Texaco apresenta uma proposta alinhada a essa demanda.

De acordo com a Chevron, o aditivo Techron foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar maior eficiência e menor impacto ambiental.

Essa abordagem pode atrair consumidores que estão atentos ao impacto ambiental de suas escolhas e veem o abastecimento com combustíveis eficientes como uma forma de reduzir sua pegada de carbono.

O retorno da Texaco ao Brasil, em parceria com a Ipiranga, marca uma nova fase para o mercado de combustíveis no país.

Com a expansão planejada, inovação tecnológica e um compromisso com a sustentabilidade, a marca promete agitar o setor e oferecer uma alternativa atraente para consumidores que buscam qualidade, eficiência e custo-benefício.

A grande questão é: será que a Texaco conseguirá reconquistar os brasileiros e desafiar o domínio das gigantes do setor?

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Emerson Alexandre da Silva Santos
Emerson Alexandre da Silva Santos
02/11/2024 08:31

Concorrência? Um cartel exposto, os caras brincam com o preço do combustível, na minha opinião, é mais do mesmo.

Adriano dri
Adriano dri
Em resposta a  Emerson Alexandre da Silva Santos
02/11/2024 15:50

Concordo. Concorrência nenhuma a meu ver

José Ramos
José Ramos
Em resposta a  Emerson Alexandre da Silva Santos
03/11/2024 12:30

Se o consumidor comprar maciçamente em uma rede será que não estimularia a concorrência, exemplo:
Se 80% comprace na rede Shell não forçaria a Petrobras rever seu valor no mercado, sou do princípio de que o consumidor manda no mercado…podemos agir diretamente no mercado usando a Internet para comunicação e mudar a sociedade.

Carlos
Carlos
Em resposta a  José Ramos
05/11/2024 19:39

Os PeTebas vão continuar comprando na Petrobras.

Marcelo
Marcelo
02/11/2024 08:37

A Petrobras não tem mais postos de combustíveis, a BR DISTRIBUIDORA foi privatizada pelo desgoverno lesa pátria do inelegível. Tu escreves cada mentira contra a Petrobras. Essa é mais uma delas. Tem ****…

Sadrake
Sadrake
Em resposta a  Marcelo
02/11/2024 11:29

É necessário privatizar tudo e com urgência seu ****. Empresas estatais só servem para ser roubadas pelo seu **** de estimação.

Cuevas
Cuevas
Em resposta a  Sadrake
02/11/2024 12:03

Estatais servem pra gerar bens a preço de custo pros seus cidadãos. Qual o sentido de privatizar a preço de **** (porque sempre é assim) e entregar tudo pros chineses e americanos. Onde tá a lógica disso? Livre mercado?! KKKKKKKKK

Adriano Dri
Adriano Dri
Em resposta a  Cuevas
02/11/2024 15:52

Bens a preço de custo? Engraçado, gasolina tá no mercado a preço de custo? A PTbras é Cabideiro de Emprego Estatal e não vejo gasolina a preço de custo!

Delano pessoa
Delano pessoa
Em resposta a  Adriano Dri
02/11/2024 18:48

Bom mesmo era na época da fila do osso, né? Gasolina a 9,50 e a Petrobras nadando em dinheiro as custas do seus donos que é o povo

Flávio
Flávio
Em resposta a  Delano pessoa
03/11/2024 12:39

O Cara não tem argumentos, e não tem o que defender, você esqueceu de 2 coisinhas, isso se chama memória fraca, pandemia que aliás o seu governo defendeu o lema, “fica em casa a economia vemos depois se Zé” e outra coisinha o seu governo fez o favor para eles ao bolso deles a volta do imposto sobre o combustível entre vários outros.

Jackson
Jackson
Em resposta a  Flávio
03/11/2024 17:41

Você fala isso por está vivo seu delinquente, eu perdi pessoas do meu convívio, amigos do moto clube, trabalho mais nem foi no fica em casa, foi de cloroquina mesmo. Deixa de ser vadio.

Marcos
Marcos
Em resposta a  Jackson
03/11/2024 21:25

**** não tem noção de nada q fala. Os caras são tão b.urros q defendem vacinas, ao serem realmente confrontadas, descobriu-se q tem proteção negativa ou seja, quem foi vacinado tinha mais chance de pegar e transmitir a doença do q quem não foi vacinado. Hahaha! E tbm já descobriram e divulgaram q o remédio q realmente funciona contra o vírus da COVID é justamente a ivermectina. 🤷🏻‍♂️😂

Pecky Balbinot
Pecky Balbinot
Em resposta a  Adriano Dri
03/11/2024 07:52

Vdd…Ipiranga perdeu clientes, por fazer parte do desgoverno, trazer Texaco para reconquistar, não né…

CASTELLAR
CASTELLAR
Em resposta a  Cuevas
03/11/2024 11:01

Já passou a época do BR se desenvolver por ESTATAIS.
Ao longo dos tempos foi provada a incapacidade de gestão, as interferências políticas nocivas, cabide de empregos, ineficiências, etc…
Ideal seria o Estado se fazer presente em participações não majoritárias, longe da gestão diária das empresas

Paulo 9liveira
Paulo 9liveira
Em resposta a  CASTELLAR
03/11/2024 11:27

É pode ter certeza que a briga vai ser entre Texaco e Shell porque o inelegível desmantelou a Petrobras. É mas quando você vê que uma empresa como a Petrobras uma estatal tendo lucros recordes pode saber que o povo tá padecendo com os preços de combustíveis mais caro do mundo, isso foi a política de bolsonaro, e o pior de tudo foi que todo lucro que a empresa teve passou para os acionistas maioria tudo do exterior e nada de investimento para própria empresa é um filho de uma p***

Paulo
Paulo
Em resposta a  Paulo 9liveira
03/11/2024 11:52

A empresa tem lucros quando não é roubada quando não serve de cabine de empregos…
Mas essa quadrilha que tá aí não vai quebrar só a Petrobras já está quebrando todos os brasileiros aguarde mais um pouco e vai ver em que vai se transformar esse nosso país, infelizmente!!!
De de tanto ver triunfar as nulidades de tanto ver prosperar a desonra de tanto ver crescer a injustiça de tanto ver agigantarem-se os poderes na mão dos maus o homem chega a desanimar-se da virtude a ri-se da honra e a ter vergonha de ser honesto. Rui Barbosa

Flávio
Flávio
Em resposta a  Paulo 9liveira
03/11/2024 12:47

O inelegível mais amado do mundo ganha aplausos por onde passa enquanto o homem mais honesto do país é estilizado até mesmo dentro de casa.

Francisco
Francisco
Em resposta a  Flávio
03/11/2024 15:03

Honesto a onde, cada um pensa como quer infelizmente é assim.

Coutinho
Coutinho
Em resposta a  Paulo 9liveira
03/11/2024 23:30

Não, seu ****! A Petrobrás passou a dar lucro porque ele fechou os ralos dos desvios e safadezas!

Waison Bressan
Waison Bressan
Em resposta a  Cuevas
03/11/2024 11:19

Estatais geram preço de custo para o cidadão uma ova!!! Conversa de ****. O cidadão para o custo do rombo em impostos isso sim! Parece que você não está vendo as medidas do Haddad? S9 aumentos!!!!

Flávio
Flávio
Em resposta a  Cuevas
03/11/2024 12:32

Os cegos querendo guiar cegos, mais um comentário de um iludido, “estatais serve para gerar bens a preços de custos para os cidadãos, ou melhor como diz a esbanja (cidadões), por acaso a Petrobrás está baixando os preços dos combustíveis para nós cidadãos? Por acaso a Eletrobras está fornecendo energia elétrica mais barato? Acaso o seu governo está diminuindo os gastos para reverter aos cidadãos? Acaso o seu governos está diminuindo impostos para podermos ter poder de comprar com o nosso dinheiro? Acaso o alface tem o mesmo gosto da chicória e a abóbora tem o mesmo gosto da picanha?
Deixa de ser cego para tentar guiar outros cegos. E não me venha falar que sou ****, pois não sigo homens, mas sim sigo caráter.

mario
mario
Em resposta a  Flávio
03/11/2024 18:25

se estatal fosse boa Cuba e Coréia do NORTE estavam bem

Marcos
Marcos
Em resposta a  Cuevas
03/11/2024 21:16

Hahaha! Mais um q vive em Nárnia! 😂

Doidão
Doidão
Em resposta a  Cuevas
04/11/2024 08:13

Pq no Brasil as estatais dos servem para ser saqueadas pelos lados de palitó, nunca foi administrada para a população e sim para a ****pula da ladroagem !!

Helena
Helena
Em resposta a  Cuevas
04/11/2024 08:39

E por acaso, um exemplo: A Vale é americana ou chinesa?🙄🤨

Caçador de Gado
Caçador de Gado
Em resposta a  Sadrake
03/11/2024 01:37

Privatiza seu koo, seu ****

Anti ladrão
Anti ladrão
Em resposta a  Caçador de Gado
03/11/2024 10:48

Então seu koo é público??? Huuuum!

Odair
Odair
Em resposta a  Sadrake
03/11/2024 08:56

Concordo com vc, e tem inocente que acredita que estatal em mão de politico no Brasil é bom para o povo, quem acredita nisso é muito inocente ou se faz

Monica
Monica
Em resposta a  Sadrake
03/11/2024 09:35

Que é a favor da privataria são os patriotas de marca 💩 que gostam de ser vassalo de estrangeiros , Vê a Vale que fez com Brumadinho depois de ser privatizada em 97 pelo FHC povo de lá se fudeeu no lamaçal ,

Jackson
Jackson
Em resposta a  Sadrake
03/11/2024 17:37

Pelo * usado dá pra se ver porque no último desgoverno se bostejava tanto mais pela boca do que propriamente pelo cool,
né viúva de ****.

Paulo
Paulo
Em resposta a  Marcelo
02/11/2024 22:30

Concordo esse papo é de Zé ruela que não tem capacidade de fazer um concurso

Fernando
Fernando
Em resposta a  Marcelo
02/11/2024 23:35

Santa ignorância! Para de polaridade e estuda meu senhor. Quem controla os preços aqui no Brasil é a BR e nada tem a ver com a distribuidora. A distribuidora é apenas uma ponta e muito menos a privatização influencia. Vai estudar Paulo Freiriano

José
José
Em resposta a  Fernando
03/11/2024 08:43

Tão falando muita ****, primeiro que antes da privatização, Petrobrás e BR DISTRIBUIDORA so vivia no vermelho de tanto roubo, com a privatização e preço tem tudo a ver, tudo mudou, a parte da distribuição hoje Vibra Energia está superavit, primeiro que o combustível nem é comprado na Petrobras e sim de outros países, Posto Petrobras so é lider em quantidade de Posto porque era do governo, mas empresas privadas trás muito mais qualidade em serviços pois não está preso a segurança de concursos publicos, não rendeu vaza!

Paulo 9liveira
Paulo 9liveira
Em resposta a  José
03/11/2024 11:37

Você tá falando **** porque a diferença é o seguinte governo do bolsonaro ele privilegiava quem os patrões privilegiava quem os investidores um grupo de 50 bilhões posicionaram distribuiu 50 bilhões a todos os investidores sem um real para investir na própria empresa e o governo Lula não 50 bilhões de lucro nós vamos passar 15 bilhões para os investidores e o resto é para empresa a empresa tem que se expandir tem que crescer tem que investir novas explorações é diferença é essa e outra o bolsonaro praticava o preço internacional e o governo Lula não quer que a produção é nacional porque atrelar a produção do petróleo e a presença internacionais o governo subsidia sim tem que fazer isso porque o bolsonaro não fez gasolina altíssima combustível no geral tudo caro em fração aumenta e o governo Lula não preocupa em evitar que a inflação aumente baixa no preço dos combustíveis porque o combustível hoje em dia praticamente subiu sobre tudo

Heberson Santos
Heberson Santos
Em resposta a  Marcelo
03/11/2024 09:14

Quem lesa a Pátria é o governo do amor! Quem gosta de mamar na teta da Petrobrás, odeia a palavra privatização!

Monica
Monica
Em resposta a  Marcelo
03/11/2024 09:32

Né isso é um jornalista de marca💩💩💩

Kioto
Kioto
Em resposta a  Marcelo
03/11/2024 11:48

Tem. Privatiza mesmo …..evita que o governo do amor quebre tudo com a roubalheira

Sidnei Alves Ribeiro
Sidnei Alves Ribeiro
Em resposta a  Marcelo
03/11/2024 12:51

Quem é contra privatização, com certeza perdeu algum favorecimento, pelo tempo que a citada empresa, era uma teta de sa ga sangues, do topo, até mais relés colaborador, excluindo desses favorecidos, os colaboradores de ponta, que atuam na linha de frente com o consumidor…Quem lesa a pátria, não é o ex presidente, e sim o atual, ou você não vê dessa forma, um governo que favorece, a tudo que prejudica o crescimento do país…A privatização gera emprego, a estatização, gera encostos de alguns favorecidos, o que deveria ser o seu caso, em relação a citada nesse ato.

Fabio Toledo
Fabio Toledo(@fabiotoledo3)
Member
Em resposta a  Marcelo
03/11/2024 15:48

Teu prato de alfafa está servido

Marcos
Marcos
Em resposta a  Marcelo
03/11/2024 21:15

Para de ser ****. Estatais são uma ****, quem gosta delas é o governo cleptocrata q vc defende. Todas elas são cabides de emprego para asseclas, dão prejuízos exorbitantes, tem corrupção maciça e não prestam serviços de qualidade à população. Antes de falar ****, vai estudar!

Marco
Marco
02/11/2024 09:59

Mais uma rede de combustível fóssil que vai a falência.
O futuro são veículos elétricos.

Adriano Dri
Adriano Dri
Em resposta a  Marco
02/11/2024 15:53

Hahahahahahahah iludido

Ricardo Santos
Ricardo Santos
02/11/2024 10:58

… acredito q sim.
Pois as gigantes q hoje aqui reinam,deixa muito a desejar com a qualidade d seus combustíveis.Todo aquele q entrar no mercado com seriedade, qualidade e respeito ao consumidor,com certeza terá um lugar em destaque.

Silvio Carlos Pereira
Silvio Carlos Pereira
02/11/2024 10:59

Não tenha tanta certeza assim o carro elétrico é carro não tem valor de revenda e as baterias são caríssimas e a terceira vez k tentam carros elétricos carro e caro demais

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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