Início Portos do Paraná abre consulta pública para futuros leilões de arrendamento de áreas focadas em cargas sólidas no Porto de Paranaguá

Portos do Paraná abre consulta pública para futuros leilões de arrendamento de áreas focadas em cargas sólidas no Porto de Paranaguá

30 de maio de 2022 às 12:04
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Com a consulta pública para os leilões de arrendamento futuros nas áreas de movimentação de cargas sólidas no Porto de Paranaguá, a Portos do Paraná busca incrementar o processo com a contribuição pública e esclarecer dúvidas existentes
Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL

Com a consulta pública para os leilões de arrendamento futuros nas áreas de movimentação de cargas sólidas no Porto de Paranaguá, a Portos do Paraná busca incrementar o processo com a contribuição pública e esclarecer dúvidas existentes

A companhia Portos do Paraná abriu consulta pública durante a última quarta-feira, (25/05), para a licitação de novas áreas de movimentação de cargas sólidas que passarão por leilões de arrendamento futuros no Porto de Paranaguá, localizado no estado paranaense. Assim, a autoridade portuária visa trazer mais transparência para o processo de concessão das áreas à iniciativa privada e receber a colaboração pública nessas licitações.

Duas novas áreas do Porto de Paranaguá passarão por leilões de arrendamento e a Portos do Paraná abriu consulta pública para contribuição no processo 

Localizadas a leste do Porto de Paranaguá, a PAR14 e a PAR15 são destinadas à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais e são essenciais para as operações de exportação e importação no complexo. Agora, a Portos do Paraná está iniciando os processos para o arrendamento futuro dessas áreas, com foco na realização dos leilões ainda durante o ano de 2022, e continua com seus esforços para acelerar todo esse processo. 

Dessa forma, a empresa abriu consulta pública para as licitações envolvendo os leilões de arrendamento das áreas de movimentação de cargas sólidas no Porto de Paranaguá. A abertura aconteceu durante esta última quarta-feira e os editais estarão disponíveis para consulta até o próximo dia 08 de julho.

Com isso, as novas convocações, da PAR14 e PAR15, já estão publicadas nos diários oficiais, do Estado e da União, e no site da Portos do Paraná, e você pode conferí-las a qualquer momento até a finalização da consulta. 

Os 45 dias que estão sendo disponibilizados para a consulta pública das licitações tem como objetivo principal promover a transparência dentro desse processo de concessão à iniciativa privada. Além disso, eles também serão essenciais para quem estiver interessado em contribuir de alguma forma para as licitações dos futuros leilões de arrendamento das áreas no Porto de Paranaguá. Assim, o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, comentou que “Esse período antecede as audiências públicas que também já estão com datas pré-definidas para a primeira semana de julho, nos dias 5 e 6. Nossa expectativa é levar a leilão, ainda neste ano, essas três áreas”.

Leilões de arrendamento das áreas PAR14 e PAR15 não são os primeiros previstos para 2022 no complexo portuário e a Portos do Paraná está investindo nos processos

A concessão de áreas operacionais à iniciativa privada está sendo cada vez mais procurada pelos portos brasileiros e não seria diferente no Porto de Paranaguá. Isso pois, as licitações para os leilões de arrendamento das áreas de carga sólida PAR14 e PAR15 são, respectivamente, a segunda e terceira audiências públicas de áreas a serem realizadas neste ano.

Antes mesmo do início dos processos dessas áreas, a Portos do Paraná iniciou a audiência pública da área PAR09, de 24 mil metros quadrados, voltada também para movimentação de granéis sólidos vegetais.

Ainda sobre o processo de contribuição pública para os futuros leilões de arrendamento das áreas, a Portos do Paraná destaca que serão consideradas pela Comissão de Licitação de Áreas Portuárias (Clap) apenas as contribuições, subsídios e sugestões enviadas até as 23h59 do dia 8 de julho. E, além disso, essas devem ser feitas apenas pelos formulários fornecidos no próprio site disponibilizado para a consulta pública. 

E, com a abertura da consulta pública por parte da Portos do Paraná, a companhia continua buscando novos rumos de crescimento portuário para o Porto de Paranaguá ao longo dos próximos anos, com foco na expansão das operações de movimentação de cargas. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes