Porto do Açu receberá investimentos para a construção de novas usinas de hidrogênio

Roberta Souza
por
-
05-08-2021 16:26:16
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Porto do Açu – usinas – hidrogênio Porto do Açu em São João da Barra, RJ/ Fonte: SOPESP

O Porto do Açu, localizado em São João da Barra, no estado do Rio de Janeiro, negocia a instalação de usinas de hidrogênio

A utilização do hidrogênio verde, como fonte de energia, tem uma estimativa de que os investimentos chegue a US$ 500 bilhões até 2030, e o desenvolvimento dessa tecnologia trará uma série de oportunidades para o Brasil e principalmente para o estado do Rio de Janeiro. O Porto do Açu, em São João da Barra, poderá receber algumas usinas de hidrogênio verde futuramente. Veja ainda: Porto do Açu – Açú Petróleo fecha contrato com a Petrobras para exportar 240 milhões de barris de petróleo em dois anos

A utilização e instalação de empreendimentos de hidrogênio verde, no Porto do Açu

No país, os projetos de hidrogênio verde somam US$ 22 bilhões. O Porto do Açu aposta nessa produção, utilizando água e usinas eólica e solar que devem ser instaladas na área. Filipe Segantine, gerente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis no Porto do Açu, diz que “Abre um leque de opções de produção de baixo carbono, também com o uso da amônia, que tem maior potencial de transporte do hidrogênio. Estamos participando desse desenvolvimento da tecnologia e do mercado”.

Giorgio Luigi Rossi, coordenador da Firjan Internacional e um dos mediadores da série “Rotas de Hidrogênio: energia do futuro e oportunidades para o Rio”, diz que é uma oportunidade única de discutir o tema de extrema relevância para a indústria e sua competitividade internacional. União Europeia e EUA têm metas ambiciosas de redução de emissão de carbono até 2050 e vão recorrer ao hidrogênio, analisou o executivo.

Setores que atraem a produção de hidrogênio verde

A oportunidade de expandir e integrar a produção desse combustível às energias solar, eólica offshore e ao mercado de Petróleo e Gás, principalmente por meio do uso de plataformas antigas, como é o caso da Bacia de Campos. No caso do Hidrogênio Verde, sua produção pode ser ainda mais um destino para o biogás gerado nas usinas de cana-de-açúcar, incrementando a indústria sucroalcooleira da região. O Porto do Açu já assinou alguns memorandos para a instalação de usinas de hidrogênio verde.

Confira ainda esta notícia: Construção de usina de hidrogênio verde no Porto do Açu, no Rio de Janeiro, está sendo analisada por empresas

Controlada pela Prumo Logística, a Porto do Açu Operações, juntamente com a Fortescue Future Industries, assinaram um memorando de entendimento para estudar a viabilidade da construção de uma usina de hidrogênio verde de 300 megawatts (MW) no local. O documento ainda possui outros projetos, de energia solar e eólica, nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A mineradora australiana Fortescue, que é dona da Fortescue Future Industries, tem como plano a construção de uma usina de hidrogênio verde no Brasil, para atingir a meta de neutralidade de carbono. A companhia que é a quarta maior produtora de minério de ferro do mundo, anunciou que planeja atingir a neutralidade de carbono até 2030 e espera atingir sua meta original em dez anos. Como parte da meta, a empresa planeja produzir hidrogênio verde em escala comercial até 2023.

A disponibilidade de hidrogênio verde e energia renovável promoverá ainda mais a industrialização sustentável do Porto do Açu, incluindo a produção de aço verde, fertilizantes, produtos químicos, combustíveis e outros produtos manufaturados. De acordo com os termos do memorando de entendimento, o hidrogênio será destinado à produção de 250 mil toneladas de amônia por ano, amplamente utilizada na área de fertilizantes agrícolas. O CEO da Açu, José Firmo, disse em uma entrevista conjunta que a própria usina será movida por projetos eólicos e solares.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe