Porto do Açu assina acordo com a petroleira Equinor para avaliar construção de usina solar e muitos empregos podem ser gerados

Flavia Marinho
por
-
04-02-2021 09:22:48
em Energia Renovável
Porto do Açu - Equinor - emprego Porto do Açu

Porto do Açu e Equinor assinam Memorando de Entendimentos para construção de usina solar nos próximos 12 meses e muitos empregos podem ser gerados

A petroleira Equinor assinou um memorando de entendimento com o porto privado brasileiro Porto do Acu Operacoes para analisar oportunidades para desenvolver um projeto de uma planta de usina solar fotovoltaica, nos próximos 12 meses nas instalações do porto e muitos empregos podem ser gerados na região. Não perca essa oportunidade, 100 MIL BOLSAS DE ESTUDO; no final do curso os alunos podem garantir uma vaga de emprego em grandes empresas do Brasil

Leia também

O memorando reforça a parceria estratégica com a Equinor, uma das líderes globais em fontes renováveis e de baixo carbono. A companhia norueguesa de petróleo e gás não forneceu detalhes sobre a capacidade ou o investimento estimado no plano.

“Estamos otimistas com a possibilidade de implantação de um projeto de energia renovável no Açu, iniciativa que está em linha com a nossa estratégia de sustentabilidade, que inclui desenvolver parcerias e novos negócios a partir da transição para uma economia de baixo carbono”, disse em nota o CEO da Porto do Açu, José Firmo.

A operadora do porto não informou a capacidade prevista para o projeto solar e nem valores estimados de investimentos. Se concretizado, muitos empregos serão gerados na região.

Sobre o Porto do Açu

Desenvolvido pela Prumo Logística, controlada pela EIG Global Energy Partners, o Açu é o único porto totalmente privado do país.Em operação desde 2014, se tornou um dos maiores e mais importantes complexos de infraestrutura do País: tem o segundo maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 25% das exportações de petróleo e abriga a maior base de apoio offshore do mundo, além de erguer o principal hub de gás natural da América Latina por meio da subsidiária Gás Natural Açu (GNA).

No fim de 2020, a GNA concluiu com sucesso o recebimento da primeira carga de gás Natural Liquefeito (GNL) em seu Terminal de Regaseificação no Porto do Açu. Essa primeira carga será utilizada para o comissionamento do terminal e da UTE GNA I Com 1.3 GW, o equivalente ao suprimento de mais de 6 milhões de residências, a usina entrará em operação no primeiro semestre de 2021.

Projetos da Equinor no Brasil

Em renováveis, a Equinor tem no Brasil a primeira planta solar do portfólio global da empresa –  o Complexo de Apodi, localizado no Ceará, e que está em operação desde 2018, com capacidade de 162 Mwatts, levando energia para 200 mil famílias brasileiras.

A norueguesa Equinor também planeja desenvolver um projeto solar de 480 MW no Rio Grande do Norte com os compatriotas Scatec Solar e Norsk Hydro

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.