MENU
Menu
Início Ponte Pingtang, a obra divina da engenharia com mais de 330 metros de altura!

Ponte Pingtang, a obra divina da engenharia com mais de 330 metros de altura!

3 de abril de 2024 às 11:03
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Ponte Pingtang, a obra divina da engenharia com mais de 330 metros de altura! Um gigante de concreto e aço que ultrapassa as montanhas
Foto: Divulgação

Ponte arranha-céu construída pela China ganha prêmio de Engenharia. Conheça a Ponte Pingtang, um arranha-céu que ultrapassa as montanhas de Guizhou.

A mais de 330 m de altura, um gigante de concreto e aço que cruza acima de um dos principais rios da China tem chamado a atenção não só dos habitantes da província de Guizhou, mas de pessoas nos quatro cantos do planeta. Trata-se da ponte Pingtang, ponte arranha-céu construída pela China que vai muito além de simplificar o transporte na região.

O projeto da ponte arranha-céu construída pela China confirma a vocação do país asiático para mega construções com soluções tecnológicas inovadoras e um design surpreendente. Aliás, não à toa, a Ponte Pingtang foi reconhecida como três dos principais prêmios de Engenharia Civil do mundo.

Artigos recomendados

Inaugurada em dezembro de 2019, a ponte foi batizada com o nome do Condado na qual está localizada: Pingtang, província de Guizhou, a mais de 2100 Km da capital chinesa Bejing. A região possui uma bela paisagem montanhosa repleta de Vales, rios e florestas.

Entenda como surgiu a necessidade da Ponte de Pingtang

Além de uma rica diversidade de flora e fauna, esse cenário abriga um dos mais importantes projetos rodoviários do Sul da China, a Via Expressa de Guizhou, que até 2022 totalizava nada menos que 8.331 km de extensão.

Um dos trechos mais memoráveis da Via Expressa é justamente a ponte Pingtang. Situada entre os quilômetros 32 e 35 da seção Pingtang-Luodian, na Via Expressa, a ponte arranha-céu construída pela China tem 2135 m de comprimento.

Embora possa parecer, e de fato seja um número relativamente discreto, vale destacar que a construção tem uma altura máxima de 332 m, sendo a terceira ponte mais alta do mundo e tão impressionante quanto essas dimensões são as histórias e motivações para a construção desse Megaprojeto. 

Ponte arranha-céu construída pela China recebe investimento de 1,5 bilhões de yuans

No caso de Pingtang, a principal motivação para a construção foi melhorar a infraestrutura de transporte na região de modo a conectar as áreas isoladas e facilitar o acesso a serviços e mercados às comunidades locais. O projeto da ponte arranha-céu construída pela China foi atualizado em 2014 e dois anos mais tarde, em 2016, teve o desenho aprovado.

Em termos de Finanças, os recursos para a construção foram garantidos por meio de fundos especiais do Departamento Provincial de Transportes de Guizhou, responsável por 35% do investimento, além de empréstimos bancários nacionais, responsáveis por 65% restantes.

O investimento total do projeto da ponte Pingtang foi de 1,5 bilhões de yuans, equivalente a 210 milhões de dólares à época. Com a aprovação e o orçamento garantido, as obras da ponte arranha-céu construída pela China foram iniciadas em abril de 2016 com um prazo estimado de 46 meses para conclusão. Contudo, a excelência chinesa em construção civil não só garantiu a entrega a tempo como rendeu um dos projetos de pontes mais incríveis do planeta.

A construção da Ponte Pingtang

Construída em 2016 e 2019 a Pingtang é uma ponte de 2.135 m de comprimento, composta por seis pistas com velocidade máxima de 80km/h. São dois vãos de 550 m de extensão e três Torres com diferentes medidas até o topo. Enquanto as extremas possuem 320 e 298 m, a central atinge 332 m.

 Inicialmente os planos para a construção de uma ponte que cruzasse o Rio Caodu giravam em torno de esquemas de Pontes suspensas com um vão principal de aproximadamente 1400 m. Contudo, diferente da maioria dos vales fluviais longos de Guizhou, o terreno no centro do Vale Caodu é consideravelmente elevado desde o nível do Rio até a pequena crista ou colina a meio caminho entre as encostas altas do desfiladeiro.

A viga principal conta com uma estrutura de aço com largura de 30,2 m, 2,98 m de altura, além de uma laje de concreto com 28 cm de espessura. A estrutura detalhada do Pilar Central é diferente em relação aos pilares laterais, sendo composta por 22 pares de cabos de aço paralelos dispostos em cada lado ao longo da direção da ponte. 

5 1 Voto
Avalie o Artigo

Inscreva-se
Notificar de
guest
Seus comentários são moderados antes de serem aprovados ou não! Portanto, estão proibidos os seguintes termos: palavras de baixo calão, ofensas de qualquer natureza e proselitismo político. A infração destas regras ocasionará na impossibilidade de comentar e até mesmo exclusão de seu cadastro. Seus comentários, perfil e atividades são vistos por MILHÕES DE PESSOAS, então aproveite esta janela de oportunidades e faça seu cadastro aqui ou faça login com suas redes sociais.
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x