1. Início
  2. / Construção
  3. / Ponte Pingtang, a obra divina da engenharia com mais de 330 metros de altura!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Ponte Pingtang, a obra divina da engenharia com mais de 330 metros de altura!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/04/2024 às 11:03
Ponte Pingtang, a obra divina da engenharia com mais de 330 metros de altura! Um gigante de concreto e aço que ultrapassa as montanhas
Foto: Divulgação

Ponte arranha-céu construída pela China ganha prêmio de Engenharia. Conheça a Ponte Pingtang, um arranha-céu que ultrapassa as montanhas de Guizhou.

A mais de 330 m de altura, um gigante de concreto e aço que cruza acima de um dos principais rios da China tem chamado a atenção não só dos habitantes da província de Guizhou, mas de pessoas nos quatro cantos do planeta. Trata-se da ponte Pingtang, ponte arranha-céu construída pela China que vai muito além de simplificar o transporte na região.

O projeto da ponte arranha-céu construída pela China confirma a vocação do país asiático para mega construções com soluções tecnológicas inovadoras e um design surpreendente. Aliás, não à toa, a Ponte Pingtang foi reconhecida como três dos principais prêmios de Engenharia Civil do mundo.

Inaugurada em dezembro de 2019, a ponte foi batizada com o nome do Condado na qual está localizada: Pingtang, província de Guizhou, a mais de 2100 Km da capital chinesa Bejing. A região possui uma bela paisagem montanhosa repleta de Vales, rios e florestas.

Entenda como surgiu a necessidade da Ponte de Pingtang

Além de uma rica diversidade de flora e fauna, esse cenário abriga um dos mais importantes projetos rodoviários do Sul da China, a Via Expressa de Guizhou, que até 2022 totalizava nada menos que 8.331 km de extensão.

Um dos trechos mais memoráveis da Via Expressa é justamente a ponte Pingtang. Situada entre os quilômetros 32 e 35 da seção Pingtang-Luodian, na Via Expressa, a ponte arranha-céu construída pela China tem 2135 m de comprimento.

Embora possa parecer, e de fato seja um número relativamente discreto, vale destacar que a construção tem uma altura máxima de 332 m, sendo a terceira ponte mais alta do mundo e tão impressionante quanto essas dimensões são as histórias e motivações para a construção desse Megaprojeto. 

Ponte arranha-céu construída pela China recebe investimento de 1,5 bilhões de yuans

No caso de Pingtang, a principal motivação para a construção foi melhorar a infraestrutura de transporte na região de modo a conectar as áreas isoladas e facilitar o acesso a serviços e mercados às comunidades locais. O projeto da ponte arranha-céu construída pela China foi atualizado em 2014 e dois anos mais tarde, em 2016, teve o desenho aprovado.

Em termos de Finanças, os recursos para a construção foram garantidos por meio de fundos especiais do Departamento Provincial de Transportes de Guizhou, responsável por 35% do investimento, além de empréstimos bancários nacionais, responsáveis por 65% restantes.

O investimento total do projeto da ponte Pingtang foi de 1,5 bilhões de yuans, equivalente a 210 milhões de dólares à época. Com a aprovação e o orçamento garantido, as obras da ponte arranha-céu construída pela China foram iniciadas em abril de 2016 com um prazo estimado de 46 meses para conclusão. Contudo, a excelência chinesa em construção civil não só garantiu a entrega a tempo como rendeu um dos projetos de pontes mais incríveis do planeta.

A construção da Ponte Pingtang

Construída em 2016 e 2019 a Pingtang é uma ponte de 2.135 m de comprimento, composta por seis pistas com velocidade máxima de 80km/h. São dois vãos de 550 m de extensão e três Torres com diferentes medidas até o topo. Enquanto as extremas possuem 320 e 298 m, a central atinge 332 m.

 Inicialmente os planos para a construção de uma ponte que cruzasse o Rio Caodu giravam em torno de esquemas de Pontes suspensas com um vão principal de aproximadamente 1400 m. Contudo, diferente da maioria dos vales fluviais longos de Guizhou, o terreno no centro do Vale Caodu é consideravelmente elevado desde o nível do Rio até a pequena crista ou colina a meio caminho entre as encostas altas do desfiladeiro.

A viga principal conta com uma estrutura de aço com largura de 30,2 m, 2,98 m de altura, além de uma laje de concreto com 28 cm de espessura. A estrutura detalhada do Pilar Central é diferente em relação aos pilares laterais, sendo composta por 22 pares de cabos de aço paralelos dispostos em cada lado ao longo da direção da ponte. 

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x