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Ponte de R$ 200 milhões que liga estados fica pronta, mas tem um problema: ela não pode ser usada por falta de acessos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 10/02/2025 às 18:29
Ponte de R$ 233 milhões sobre o Rio Araguaia está 99% concluída, mas acessos só serão finalizados em 2025, atrasando uso completo.
Ponte de R$ 233 milhões sobre o Rio Araguaia está 99% concluída, mas acessos só serão finalizados em 2025, atrasando uso completo.

Monumental ponte de R$ 233 milhões que promete revolucionar o transporte entre Tocantins e Pará está praticamente pronta. No entanto, uma surpresa: os acessos essenciais para sua utilização ainda estão em construção e só serão concluídos em 2025. Descubra os detalhes dessa obra que, mesmo imponente, ainda não pode ser utilizada plenamente.

No coração do Brasil, onde o Rio Araguaia traça a divisa natural entre Tocantins e Pará, uma grandiosa estrutura de engenharia promete transformar a logística e o desenvolvimento regional.

A ponte que conecta os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) surge como um marco de progresso e integração nacional.

Após anos de planejamento e execução, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que a ponte sobre o Rio Araguaia está com 99% das obras concluídas.

A previsão é de que a estrutura esteja totalmente finalizada em setembro de 2024, com a liberação para tráfego estimada para novembro do mesmo ano.

No entanto, os acessos à ponte ainda estão em fase de construção, com conclusão prevista para julho de 2025.

Uma obra de grande magnitude

Com extensão total de 1.724 metros, a ponte sobre o Rio Araguaia é uma das maiores do país.

Sua plataforma possui 12 metros de largura, comportando pista de rolamento, acostamento e calçadas de 1,5 metro de cada lado, garantindo segurança para pedestres e motoristas.

A construção da ponte faz parte de um projeto maior de modernização da BR-153, conhecida como “Rodovia Belém-Brasília”.

A rodovia é um dos eixos mais importantes para o escoamento de produtos agropecuários do Brasil e a integração entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Atualmente, a travessia do Rio Araguaia é realizada por balsas, o que limita a eficiência do transporte.

Impacto econômico e escoamento da produção

A ponte sobre o Rio Araguaia trará impactos positivos para a economia regional e nacional.

Atualmente, produtores rurais e transportadoras enfrentam dificuldades para escoar suas mercadorias devido à necessidade de atravessar o rio por balsas, o que gera custos adicionais e aumenta o tempo de deslocamento.

Com a nova estrutura, espera-se uma significativa redução no tempo de viagem e nos custos logísticos.

O projeto também visa fortalecer a infraestrutura rodoviária da região conhecida como Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Essa é uma das principais fronteiras agrícolas do Brasil, com forte produção de grãos como soja e milho. A melhoria no transporte facilitará o fluxo de mercadorias para portos e centros consumidores.

Desafios nos acessos e indenizações pendentes

Apesar do avanço da obra principal, os acessos à ponte ainda enfrentam desafios. O DNIT informou que as obras dos acessos, que totalizam 2.010 metros de extensão, estão em andamento, com previsão de término em julho de 2025.

Além disso, há pendências relacionadas às indenizações de proprietários de terrenos nas áreas afetadas. Audiências conciliatórias estão programadas para fevereiro de 2025 na Justiça Federal para resolver essas questões.

Investimento e histórico da obra da ponte

O investimento total na construção da ponte e seus acessos é de aproximadamente R$ 233 milhões.

O contrato inicial foi assinado em 2017, durante o governo de Michel Temer, com previsão de início das obras em 2018 e conclusão em três anos.

No entanto, disputas judiciais atrasaram o início da construção, que só começou efetivamente em 2020. Desde então, a obra passou por revisões orçamentárias e de cronograma.

Benefícios esperados para a região

A conclusão da ponte sobre o Rio Araguaia beneficiará diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.

Além de facilitar o transporte de cargas, a estrutura promoverá a integração entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, fomentando o desenvolvimento econômico e social.

A expectativa é que o tráfego diário na rodovia, atualmente em torno de 1.500 veículos, aumente significativamente após a inauguração da ponte.

Perspectivas futura para a ponte

Com a proximidade da conclusão das obras, a população local aguarda ansiosamente pelos benefícios que a nova ponte trará.

A integração logística proporcionada pela estrutura promete transformar a dinâmica econômica da região, atraindo investimentos e melhorando a qualidade de vida dos habitantes.

A ponte sobre o Rio Araguaia representa um marco na infraestrutura de transportes do Brasil. Apesar dos desafios enfrentados ao longo de sua construção, a obra está prestes a se tornar uma realidade, trazendo consigo a promessa de desenvolvimento e progresso para as regiões que conecta.

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Everardo
Everardo
11/02/2025 10:00

Isto é para sorrir ou gargalhar?… Francamente, uma ponte de 200 milhões de reais. É folhada a ouro? Não tenho certeza, mas desconfio que até as empregadas das concumbinas receberam algo dessa fatia de 200 mil. Uma ponte como esta, o custo nem chega a ser 80 milhões. Que pilantragem velada, descarada e escancarada.

Eduardo de Souza Jordão
Eduardo de Souza Jordão
11/02/2025 11:15

Somos uma nação Rica. Somos milionários, vivendo em transparência de gastos públicos,que fazem com o povo sofredor pagar sempre pela impunidade escancarada nessa nação de corruptos. Viva o Brasil!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
11/02/2025 11:55

Infelizmente no norte do Brasil o império e mafia das balsas ainda impera sobre tudo que se chama de progresso

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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