Monumental ponte de R$ 233 milhões que promete revolucionar o transporte entre Tocantins e Pará está praticamente pronta. No entanto, uma surpresa: os acessos essenciais para sua utilização ainda estão em construção e só serão concluídos em 2025. Descubra os detalhes dessa obra que, mesmo imponente, ainda não pode ser utilizada plenamente.
No coração do Brasil, onde o Rio Araguaia traça a divisa natural entre Tocantins e Pará, uma grandiosa estrutura de engenharia promete transformar a logística e o desenvolvimento regional.
A ponte que conecta os municípios de Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA) surge como um marco de progresso e integração nacional.
Após anos de planejamento e execução, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que a ponte sobre o Rio Araguaia está com 99% das obras concluídas.
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A previsão é de que a estrutura esteja totalmente finalizada em setembro de 2024, com a liberação para tráfego estimada para novembro do mesmo ano.
No entanto, os acessos à ponte ainda estão em fase de construção, com conclusão prevista para julho de 2025.
Uma obra de grande magnitude
Com extensão total de 1.724 metros, a ponte sobre o Rio Araguaia é uma das maiores do país.
Sua plataforma possui 12 metros de largura, comportando pista de rolamento, acostamento e calçadas de 1,5 metro de cada lado, garantindo segurança para pedestres e motoristas.
A construção da ponte faz parte de um projeto maior de modernização da BR-153, conhecida como “Rodovia Belém-Brasília”.
A rodovia é um dos eixos mais importantes para o escoamento de produtos agropecuários do Brasil e a integração entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Atualmente, a travessia do Rio Araguaia é realizada por balsas, o que limita a eficiência do transporte.
Impacto econômico e escoamento da produção
A ponte sobre o Rio Araguaia trará impactos positivos para a economia regional e nacional.
Atualmente, produtores rurais e transportadoras enfrentam dificuldades para escoar suas mercadorias devido à necessidade de atravessar o rio por balsas, o que gera custos adicionais e aumenta o tempo de deslocamento.
Com a nova estrutura, espera-se uma significativa redução no tempo de viagem e nos custos logísticos.
O projeto também visa fortalecer a infraestrutura rodoviária da região conhecida como Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Essa é uma das principais fronteiras agrícolas do Brasil, com forte produção de grãos como soja e milho. A melhoria no transporte facilitará o fluxo de mercadorias para portos e centros consumidores.
Desafios nos acessos e indenizações pendentes
Apesar do avanço da obra principal, os acessos à ponte ainda enfrentam desafios. O DNIT informou que as obras dos acessos, que totalizam 2.010 metros de extensão, estão em andamento, com previsão de término em julho de 2025.
Além disso, há pendências relacionadas às indenizações de proprietários de terrenos nas áreas afetadas. Audiências conciliatórias estão programadas para fevereiro de 2025 na Justiça Federal para resolver essas questões.
Investimento e histórico da obra da ponte
O investimento total na construção da ponte e seus acessos é de aproximadamente R$ 233 milhões.
O contrato inicial foi assinado em 2017, durante o governo de Michel Temer, com previsão de início das obras em 2018 e conclusão em três anos.
No entanto, disputas judiciais atrasaram o início da construção, que só começou efetivamente em 2020. Desde então, a obra passou por revisões orçamentárias e de cronograma.
Benefícios esperados para a região
A conclusão da ponte sobre o Rio Araguaia beneficiará diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas.
Além de facilitar o transporte de cargas, a estrutura promoverá a integração entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, fomentando o desenvolvimento econômico e social.
A expectativa é que o tráfego diário na rodovia, atualmente em torno de 1.500 veículos, aumente significativamente após a inauguração da ponte.
Perspectivas futura para a ponte
Com a proximidade da conclusão das obras, a população local aguarda ansiosamente pelos benefícios que a nova ponte trará.
A integração logística proporcionada pela estrutura promete transformar a dinâmica econômica da região, atraindo investimentos e melhorando a qualidade de vida dos habitantes.
A ponte sobre o Rio Araguaia representa um marco na infraestrutura de transportes do Brasil. Apesar dos desafios enfrentados ao longo de sua construção, a obra está prestes a se tornar uma realidade, trazendo consigo a promessa de desenvolvimento e progresso para as regiões que conecta.
Isto é para sorrir ou gargalhar?… Francamente, uma ponte de 200 milhões de reais. É folhada a ouro? Não tenho certeza, mas desconfio que até as empregadas das concumbinas receberam algo dessa fatia de 200 mil. Uma ponte como esta, o custo nem chega a ser 80 milhões. Que pilantragem velada, descarada e escancarada.
Somos uma nação Rica. Somos milionários, vivendo em transparência de gastos públicos,que fazem com o povo sofredor pagar sempre pela impunidade escancarada nessa nação de corruptos. Viva o Brasil!
Infelizmente no norte do Brasil o império e mafia das balsas ainda impera sobre tudo que se chama de progresso