Início PIB da Austrália aumenta 3,3% enquanto países em desenvolvimento enfrentam alta da inflação, recessão e preços inflados na construção civil e energia

PIB da Austrália aumenta 3,3% enquanto países em desenvolvimento enfrentam alta da inflação, recessão e preços inflados na construção civil e energia

1 de junho de 2022 às 10:21
Compartilhe
Siga-nos no Google News
PIB da Austrália aumenta 3,3% enquanto países em desenvolvimento enfrentam alta da inflação, recessão e preços inflados na construção civil e energia - Pixabay
PIB da Austrália aumenta 3,3% enquanto países em desenvolvimento enfrentam alta da inflação, recessão e preços inflados na construção civil e energia – Pixabay

De acordo com os dados que foram liberados pelo Escritório de Estatísticas australiano (ABS, na sigla em inglês), durante esta quarta-feira (01), é estimado que o PIB (Produto Interno Bruto) da Austrália tenha se elevado em ao menos 3,3%. 

Enquanto o PIB (Produto Interno Bruto) da Austrália aumentou na faixa de 3,3%, alguns países em desenvolvimento estão enfrentando recessão e estagnação na economia, como é o caso da Índia, que está vivendo uma das suas inflações mais elevadas desde os últimos oito anos. Inflação também preocupa.

A economia australiana elevou-se acima do que era esperado tendo em vista o contexto em que enfrentam uma nova variante da Covid-19, a Omicron. Outro aspecto que poderia influenciar na economia do país são as inundações que aconteceram no leste durante o início do ano, que ocasionaram na saída de moradores e perda de moradias. 

Artigos recomendados

Economia está tendo alta de 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior 

Segundo o informado pelo Australian Bureau of Statistics, a economia australiana está tendo uma alta de 3,3% em relação ao ano anterior, visto que seu PIB, Produto Interno Bruto, elevou-se em 0,8% neste primeiro trimestre. Os economistas estavam esperando um desenvolvimento de ao menos 0,6% com alta de 3,0% em relação ao ano anterior. 

Austrália é uma grande exportadora de minérios e influencia o preço das commodities 

Atualmente, a Austrália é considerada como uma das maiores exportadoras do minério de ferro em todo o mundo , e também está no ramo de produtos energéticos. Sua economia conta com um bom desempenho, mesmo com a alta da energia em escala mundial da qual o Brasil também vem enfrentando. Além disso, é válido salientar que mais de um terço de todas as suas exportações energéticas são realizadas para o leste da China. 

Por ser um  país que investe massivamente na mineração, os especialistas afirmam que o lucro no setor chegou a ter alta de 14,7%, em meio a uma série de restrições do país a nações produtoras por falta de estoque. O valor de lucro é de  69 bilhões de dólares australianos (US$ 49,52 bilhões). 

Apesar dos resultados iniciais parecerem bastante promissores, é importante salientar que a economia da Austrália ainda sofre com incertezas. Principalmente com a dificuldade que estão tendo para conseguir se recuperar da pandemia da Covid-19. 

Por causa da pandemia e inflação alta, é importante salientar que o  Reserve Bank of Australia, também conhecido como Banco de Reserva ou Banco Central, teve que aumentar de forma exponencial a sua taxa de juros como forma de substanciar novos investimentos de fomento.

Um dos aspectos que foram observados pelos economistas é que os dados de confiança do consumidor estão diminuindo de forma exponencial por causa da taxa de juros. Afinal, alguns órgãos já começaram a projetar que a confiança do consumidor pode vir a cair 15% durante este novo trimestre. 

Governo trabalhista da Austrália enfrenta problemas com orçamento limitado e PIB estagnado e inflação alta

O governo trabalhista australiano também está enfrentando problemas ao contar com orçamento limitado para a implantação de estímulos que sejam voltados para o país conseguir se recuperar da crise que sofreu com a pandemia da Covid-19. Afinal, durante os dois últimos anos, estiveram estagnados. 

O atual governo, que entrou para a administração do país em abril de 2022, vem sofrendo oposição há nove anos e não conseguiu assumir o cargo até então. Por isso, agora tem a missão de conquistar o coração de seus cidadãos, principalmente depois de tantos anos lutando para conseguir o cargo da presidência. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes