Petrobras lançará proposta para o maior FPSO do Brasil

Paulo Nogueira
por
-
09-07-2020 07:27:21
em Petróleo, Óleo e Gás
Petrobras FPSO Búzios O Maior FPSO no Brasil Petrobras lançará proposta para o maior FPSO do Brasil

A Petrobras lançará uma proposta para a construção da maior Unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência do Brasil (FPSO). De acordo com um artigo da Reuters que citou duas pessoas com conhecimento do assunto, a empresa estatal de petróleo anunciará a oferta até o final de agosto.

A agência de notícias explicou que esses navios custam entre US $ 2,5 bilhões e US $ 3 bilhões para serem construídos. Os vencedores da licitação constroem e são donos das plataformas e as alugam para a Petrobras em contratos com taxas diárias de até US $ 1 milhão, que geralmente duram mais de 15 anos.

As fontes também alegaram que o FPSO estará localizado no campo de Búzios, tornando-o o sétimo navio FPSO nesse local. Búzios é o segundo campo mais produtivo do Brasil e uma das maiores descobertas em águas profundas século XXI.

A Petrobras aparentemente está considerando uma unidade capaz de processar 225.000 barris por dia. O navio será maior que o FPSO Bacalhau da Equinor, encomendado ao MODEC no início deste ano. Na época do pedido, o FPSO era descrito como o maior navio do gênero no Brasil, com 220.000 bpd.

A solicitação de ofertas mostra que a estatal controlada pelo estado está avançando com planos de investimento para seus campos mais produtivos, independentemente da recente queda nos preços do petróleo e da menor demanda.

As fontes observaram que a competição pelo FPSO deve levar vários meses e que 10 empresas foram pré-qualificadas pela Petrobras para competir.

Entre eles estão os maiores fornecedores de FPSO do mundo, o Modec do Japão e o SBM Offshore de Amsterdã.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.