MENU
Menu
Início Petrobras cancela a venda da fábrica de fertilizantes para à russa Acron; a gigante Unigel, a maior empresa no ramo dentro da América Latina, está interessada na compra

Petrobras cancela a venda da fábrica de fertilizantes para à russa Acron; a gigante Unigel, a maior empresa no ramo dentro da América Latina, está interessada na compra

8 de junho de 2022 às 00:50
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Petrobras Rússia Fertilizantes Unigel
A fábrica de fertilizantes UFN 3 está a venda, após a negociação com a Acron ter sido cancelada | Foto: Perfil News

Após cancelamento da venda à Acron, Unigel se mostra interessada em comprar a fábrica de fertilizantes da Petrobras

A gigante empresa brasileira Unigel já trabalha com plantas há anos no mercado, e agora se mostrou interessada publicamente em comprar a fábrica de fertilizantes da Petrobras. A UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3) estava em negociação com a empresa da Rússia, a Acron, mas a venda foi cancelada devido a impasses na questão de modo de pagamento.

Esta foi a única sinalização pública de algum interessado, mas o processo deve abrir novamente em junho para negociação. As outras unidades comercializadas pela Petrobras já foram arrematadas pela Unigel, que é uma das maiores empresas químicas de fertilizantes da América Latina. Quer saber mais? Então leia a matéria até o final.

Artigos recomendados

Saiba mais sobre o que aconteceu para a Petrobras não seguir com as negociações de compra e venda da fábrica de fertilizantes para a Acron no vídeo abaixo

Problemas de proposta durante a compra pela Acron, impossibilitaram a transação | Reprodução – Youtube: Jovem Pan News

Ou seja, o plano de negócios que foi apresentado pela Acron à Petrobras, não condiz com a proposta inicial o que gerou impedimento nas negociações. Todavia, o cenário de incertezas sobre os preços de insumos contribuiu para tal decisão.

“Com esse cenário de problemas de oferta, incertezas e consequentemente aumento de preços, existe maior interesse em investimentos na área, seja a construção de novas fábricas ou reativação de fábricas que estejam hibernadas, novos bens substitutos e novas tecnologias”.

Paulo Bruno Caveiro, da Datagro, em entrevista ao portal Perfil News (2022)

A importação de fertilizantes aumentou muito nos últimos 10 anos, o que faz a Unigel ter ainda mais interesse em estimular a produção nacional

Segundo um levantamento realizado pela equipe do Portal360, a importação de fertilizantes para o Brasil chegou a 41,5 milhões de toneladas em 2021. Isso representa uma alta de 119% no volume nos últimos 11 anos. Confira os dados no gráfico abaixo.

Dados apontam para uma alta de 119% no preço dos fertilizantes ao longo dos anos | Foto: Poder360

Esses dados apontam para um cenário favorável de investimento na cadeia nacional, especialmente na fábrica da Petrobras, uma vez que existe uma grande demanda do insumo a ser suprida. Afinal, o Brasil está na 8ª posição no ranking mundial dos maiores consumidores de fertilizantes, sendo potássio o principal nutriente usado nacionalmente.

O Plano Nacional de Fertilizantes criado pelo Governo Federal em 2022, visa favorecer o cenário nacional desse insumo, o que abre caminho para investidores

Todavia, pensando em favorecer o cenário nacional de produção de fertilizantes e estimular redução das importações, o governo federal decretou em março desse ano o Plano Nacional de Fertilizantes (PNF). Ele traz medidas de estímulo à produção nacional e um conjunto de medidas para os próximos 28 anos, a fim de resolver esse problema estrutural.

“Não estamos buscando a autossuficiência, mas sim, a capacidade de superar desafios e manter nossa maior riqueza, o agronegócio, pujante e competitivo, que faz a segurança alimentar do brasil e do mundo. Nossa demanda por nutrientes para as plantas é proporcional à grandeza de nossa agricultura. Mas teremos nossa dependência externa bastante reduzida”

Ministra Tereza Cristina, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2022) em declaração à imprensa

O plano também expande as possibilidades de uso de fertilizantes emergentes, como os organominerais e adubos orgânicos enriquecidos com minerais. Além disso, permite o uso de bioinsumos e biomoléculas como os remineralizadores e nanomateriais.

Outras medidas adotadas compreendem a visita de técnicos da Embrapa a alguns produtores rurais para abordar questões a respeito do uso de fertilizantes e sua otimização. Assim, se prevê um cenário favorável à compra de insumos nacionais, como a que a Unigel quer proporcionar ao comprar a fábrica da Petrobras, e redução das importações.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR