Petrobras avança venda de sete campos de petróleo e gás onshore, no estado do Amazonas

Flavia Marinho
por
-
07-08-2020 12:47:53
em Petróleo, Óleo e Gás
Petrobras avança venda de sete campos de petróleo e gás onshore, no estado do Amazonas A Petrobras vai vender campos de petróleo e gás do Polo Urucu, no Amazonas, além de unidades de processamento de gás natural (UPGNs)

A Petrobras vai vender campos de petróleo e gás do Polo Urucu, no Amazonas, além de unidades de processamento de gás natural (UPGNs)

Nesta sexta (07/08), a Petrobras divulgou em fato relevante o início da fase vinculante para o processo de venda de campos produtores de petróleo e gás natural terrestres do Polo Urucu, situado na Bacia do Solimões, no Amazonas. Os campos estão entre os maiores produtores onshore do Brasil. Construção Naval: Petrobras abriu mão de obras no Brasil para baixar preço do afretamento e FPSO de Mero 3 corre risco de ser construído no exterior

Além disso, a estatal está vendendo as quatro unidades de processamento de gás natural (UPGNs) e estações de tratamento e compressão, tanques de petróleo e esferas de GLP.

Ao todo, são ofertados sete campos de petróleo e gás – Araracanga, Arara Azul, Carapanaúba, Cupiúba, Leste do Urucu, Rio Urucu e Sudoeste Urucu –, que produzem 16,525 mil barris/dia de óleo e condensado e 14,281 milhões de m³/dia de gás natural. As unidades de processamento englobam uma planta de GLP, que produz 1,137 milhão de toneladas.

Confira outras notícias sobre a Petrobras e a indústria do petróleo

Os campos estão em área remota e possuem aeroporto, centro médico e bases de apoio logístico, todos colocados à venda.

Segundo a Petrobras, “Essa operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultra-profundas, onde a Petrobras tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos”.

Além do avanço na venda do Polo Urucu a Petrobras anunciou ontem que concretizou a venda do campo terrestre Dó-Ré-Mi, na lagoa do Sergipe, para a Centro Oeste Óleo e Gás.

Segundo o informe da Petrobras, o valor da venda é de US$ 37,6 mil, sendo pago pela Centro Oeste Óleo e Gás emparcela única na assinatura do contrato.

O fechamento da transação está sujeito ao cumprimento de condições precedentes. Entre elas estão o não exercício de direito de preferência pela atual consorciada Petrogal Brasil S.A. e a aprovação pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.