Uma pesquisa curiosa buscou entender qual grupo de motoristas aprecia mais Elon Musk: os que dirigem carros a gasolina ou elétricos.
Uma nova pesquisa revelou um dado curioso sobre a imagem pública de Elon Musk. O bilionário, conhecido por liderar empresas como a Tesla e a SpaceX, tem mais apoio entre motoristas de carros a gasolina do que entre proprietários de veículos elétricos.
O levantamento foi feito pela Hill Research e pelo EV Politics Project nos Estados Unidos. A pesquisa entrevistou 600 pessoas com renda familiar acima de US$ 50 mil, em novembro de 2024.
Donos de veículo a gasolina apoiam mais Elon Musk
Segundo os dados, 42% dos proprietários de veículos a gasolina veem Elon Musk de forma favorável. Já entre os donos de veículos elétricos, esse número cai para 35%.
- Homem ganha um Porsche 911 GT3 e dinheiro para mantê-lo, mas destrói o carro em poucos meses por excesso de velocidade
- Turista pensou que conseguiria passar por rua estreita feita só para pedestres — mas acabou entalado
- John Deere: trator de R$ 6 milhões com motor 18.0 e 830 cv de potência; modelo é o mais potente da marca até hoje
- O que significam as siglas GTI, TSI, CC e outras abreviações usadas em modelos de carros modernos
Ou seja, o sul-africano é mais bem-visto por quem ainda não adotou os veículos que ele mesmo ajudou a popularizar.
A pesquisa também destaca uma forte divisão política. Entre eleitores democratas, 76% têm uma visão negativa de Musk. Em contraste, 74% dos republicanos veem o empresário positivamente.
Esse recorte político pode ser um problema para a Tesla. Isso porque os democratas têm quase o dobro de interesse em comprar veículos elétricos: 27%, contra 15% entre os republicanos.
Efeitos nas vendas e imagem da Tesla
Com a crescente rejeição entre o público de esquerda e de centro, a Tesla enfrenta queda nas vendas e protestos em várias partes do mundo. A imagem do próprio Musk pode estar afetando a percepção sobre os produtos da empresa.
Além disso, donos de carros da Tesla relatam aumento em casos de vandalismo, o que mostra que a impopularidade do CEO pode estar atingindo até os consumidores da marca.
Origem do estudo e limitações
O EV Politics Project é conduzido por Mike Murphy, um consultor ligado ao Partido Republicano. Embora os dados pareçam confiáveis, o estudo conta com uma amostra relativamente pequena, o que deve ser levado em conta ao analisar os resultados.
Por enquanto, não há sinais claros de como Musk ou a Tesla vão reagir. Mas a distância entre sua imagem e o público mais engajado com veículos elétricos pode se tornar um desafio ainda maior nos próximos meses.