Concessão das estradas federais em SC está mais perto do que nunca, mas valor do pedágio preocupa e pode pesar no bolso do catarinense!
Santa Catarina pode estar prestes a ver as suas estradas federais em um novo modelo de concessão. O governo estadual pediu ao Ministério dos Transportes (MT) que a BR 153, BR 282, BR 470 e BR 480 entrem na lista das concessões planejadas pelo governo federal. A ideia é promover uma concessão mais enxuta, com contratos mais curtos e menos investimentos exigidos das empresas concessionárias.
O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que explicou a proposta do governo Lula 3.
Segundo ele, o objetivo é adotar concessões “inteligentes”, que dividiriam o Estado em três lotes, incluindo tanto estradas federais (BRs) quanto estaduais (SCs).
- Ajuste fiscal do governo causa revolta no Judiciário e pode desencadear aposentadoria em massa, gerando caos e comprometendo a reposição de magistrados no Brasil!
- Brasil investe R$ 468 bilhões para liderar revolução verde e garantir segurança energética até 2033
- Brasil lidera crescimento na aviação mundial, mas alta do dólar ameaça empresas, encarece passagens e põe expansão do setor em risco
- Descoberta em vulcões revela que magma pode conter até 200 VEZES mais terras raras: O futuro da tecnologia em risco!
No entanto, esses trechos catarinenses ainda estão em estudo, enquanto outros estados já têm concessões em andamento.
O secretário-adjunto de Infraestrutura de SC, Ricardo Grando, indicou que o estado está cético quanto ao custo do pedágio sugerido no modelo proposto.
De acordo com ele, a tarifa apresentada pelo MT seria de R$ 0,18 por quilômetro rodado, o que significa que um percurso de 100 km sairia por R$ 18.
Grando explicou que, antes de avançar com concessões para estradas estaduais, o estado pretende reformar e recuperar esses trechos, deixando as concessões como uma possibilidade futura.
“Aceitamos, sim, e pedimos isso ao governo federal: que façam as concessões das BRs 153, 282, 470 e 480,” afirmou Grando.
Quais os pedágios mais caros em 2024?
Em 2024, o título de pedágio mais caro das rodovias federais do Brasil fica no Rio Grande do Sul. A concessionária Ecosul, que administra trechos das BRs 116 e 392, aplicou um aumento de 28,9% na tarifa, elevando o custo para R$ 19,60 para veículos de passeio.
Essa tarifa, estipulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), marca o pedágio mais alto entre as rodovias federais, refletindo o impacto de reajustes significativos para os motoristas que transitam pelo estado.
A esperanca é que os drones de locomocao humana se tornem logo realidade…rsrs