Início Parceria entre a maior produtora de nióbio do planeta CBMM e a multinacional canadense Nano One prevê novos investimentos em baterias de íons de lítio

Parceria entre a maior produtora de nióbio do planeta CBMM e a multinacional canadense Nano One prevê novos investimentos em baterias de íons de lítio

8 de março de 2022 às 09:44
Compartilhe
Siga-nos no Google News
nióbio - grafeno - lítio - batería
multinacional brasileira CBMM, a maior produtora global de nióbio

Sem adicionar etapas de processo ou custos, a nova tecnologia de nióbio aumenta significativamente a durabilidade dos materiais em baterias de íons de lítio.

Visando o mercado de veículos elétricos, a brasileira CBMM, líder na produção e comercialização de produtos de nióbio, e a multinacional canadense Nano One Materials Corporation, anunciaram, em fevereiro, a conclusão bem-sucedida da primeira fase do acordo para o desenvolvimento de um avançado revestimento com óxido de Nióbio para baterias.

Leia também

Nano One é uma empresa de tecnologia limpa que possui um processo patenteado de baixa emissão de carbono para a produção de materiais para catodos de alto desempenho usados em baterias de íons de lítio (denominado “Processo de uma Única Etapa”, do inglês One-Pot Process).

Para o CTO da Nano One, Stephen Campbell, “o uso da tecnologia de nióbio para formar um revestimento protetor no material ativo de nosso cátodo NMC (baterias de lítio com óxido-manganês-cobalto), de nanocristal único, projetado para aumentar sua durabilidade, demonstrou grande sucesso. A conclusão dessa primeira etapa fortalece o relacionamento entre a CBMM e a Nano One, ao mesmo tempo em que comprova a flexibilidade do processo One-Pot patenteado”.

CBMM e a Nano One estão desenvolvendo uma cadeia integrada e diferenciada de suprimentos para materiais catódicos monocristalinos revestidos com nióbio.

Nessa primeira fase, foi aplicada a tecnologia de revestimento de nióbio ao material ativo do cátodo chamado NMC811. As próximas duas etapas estarão focadas no revestimento de nióbio em cátodos NMC de níquel ainda mais elevados. Isso inclui escalar essa tecnologia de revestimento One-Pot, a fim de demonstrar sua viabilidade comercial e consolidar sua cadeia de suprimentos.

Juntas, Nano One e a CBMM estão desenvolvendo uma cadeia integrada e diferenciada de suprimentos para materiais catódicos monocristalinos revestidos com nióbio.

O processo One-Pot, patenteado pela Nano One, torna economicamente viável um revestimento de nióbio em cada nanocristal, a fim de proteger o cátodo de reações prejudiciais que podem causar uma rápida redução do desempenho.

Sem adicionar etapas de processo ou custos, a nova tecnologia permite aumentar significativamente a durabilidade dos materiais em baterias de íons de lítio. Os materiais catódicos de cristal único revestidos de nióbio são aplicáveis a células líquidas convencionais, bem como em avançadas células eletrolíticas de estado sólido.

Resultados dessa primeira fase demonstram processo inovador na produção de materiais aprimorados com nióbio para baterias de alta energia

Segundo Dan Blondal, CEO da Nano One, “a CBMM é líder mundial em produtos de Nióbio e, ao completar esta etapa, avançamos mais um passo em direção às nossas metas de comercialização e de desenvolvimento da cadeia de suprimentos. Colaborações bem-sucedidas como essa nos ajudam a agregar valor estratégico para outros parceiros, à medida que seguimos em direção à adoção e à aplicação comercial de nossas tecnologias”.

Rogério Marques Ribas, gerente de Produtos de Baterias da CBMM, afirma que “os resultados dessa primeira fase demonstram a viabilidade do processo inovador da Nano One na produção de materiais aprimorados com nióbio para baterias de alta energia. Estamos ansiosos para avançar ainda mais, tanto nesse projeto colaborativo quanto em seus valiosos resultados”.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes