Para produzir etanol de cana e de milho, usina São Fernando receberá investimentos de 1 bilhão de reais no Mato Grosso do Sul

Roberta Souza
por
-
26-05-2021 09:04:15
em Usina e Agronegócio
Usina – Mato Grosso do Sul – etanol Usina São Fernando/ Fonte: Jornal da Cana

Com leilão da Usina São Fernando, localizada em Dourados, no Mato Grosso do Sul, a empresa Millenium Holding Bioenergia adquiriu o empreendimento e fará investimentos

Na última segunda-feira, a Millenium Holding Bioenergia consagrou-se como vencedora do leilão da usina São Fernando, localizada na cidade de Dourados, estado do Mato Grosso do Sul. A empresa vai pagar R$ 351,6 milhões em até 180 dias após a decisão judicial. A usina, que está em processo de recuperação judicial e posterior falência desde 2013, ganhará investimentos de cerca de R$ 1 bilhão, em dois anos, para tornar-se uma unidade flex com a produção de açúcar e etanol, tanto de cana como de milho. Veja ainda: 400 milhões de reais em investimentos são esperados em nova usina de etanol e energia na Bahia. 8 mil vagas de emprego podem ser gerados no local

Aquisição da usina São Fernando, no Mato Grosso do Sul

A usina, que passará a ser chamada de Millenium São Fernando Total Flex, foi vendida por decisão do juiz da 5ª Vara Cível à Millenium Holding, vencedora do leilão para aquisição da antiga Usina São Fernando. Eduardo Lima, CEO da Millenium Holding, diz que os próximos passos da usina, no estado do Mato Grosso do Sul, estão voltados para o levantamento de todas as necessidades da usina e do canavial, para que possam colocar o plano estratégico em prática.

Lima diz que o plano é composto de Reforma da Indústria (1 ano) e Recomposição do Canavial (5 a 7 anos), ato contínuo para darem início imediato ao projeto da planta de etanol de milho, para processar 500 mil ton/ano de milho (1ª fase) e para produzir 600 mil l/dia de etanol + DDGs + Gás Carbônico Grau Alimentício + Bioóleo + Energia.

O CEO da Millenium Holding diz, ainda, que a planta de milho partirá com a caldeira de 250 ton/h, que não está sendo utilizada, somente após o 4º ou 5º ano e que será necessária a instalação de uma terceira caldeira.

Pagamento pelo empreendimento que irá produzir etanol de milho e cana

Eduardo Lima diz que a posse efetiva da Usina São Fernando, no Mato Grosso do Sul, irá ocorrer assim que o grupo efetuar o pagamento. Ele ressalta que conforme a proposta da Millenium e a decisão do juiz, a empresa terá até 180 dias para efetuar o pagamento, porém, a meta é realizar o pagamento na metade do tempo.

Desde o início da semana, dois especialistas da Millenium estão na usina no Mato Grosso do Sul, reunidos com o gestor da RJ e com a alta diretoria da companhia. Lima destaca que os especialistas estão fazendo todo tipo de levantamento sobre as condições da cana existente e quais serão os recursos necessários para moerem a cana existente.

Expansão da Usina São Fernando, em Dourados, Mato Grosso do Sul

A Usina São Fernando está apta para produzir açúcar e etanol, dependendo apenas de poucos investimentos em manutenção, para iniciar a safra 2021/22. Eduardo diz que a capacidade real da planta é de 4,5 milhões de toneladas ao ano, mas seu plano diretor prevê expansões de até 9 milhões de ton/ano.

Para o CEO da Millenium, a parceria agrícola é uma das coisas mais preciosas que uma usina pode ter. Ele diz que irão trabalhar com afinco para reconquistar os antigos e bons parceiros que a unidade tinha, mas não vão abrir mão de plantar parte da própria cana.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe