1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Para aposentar Corolla Cross da Toyota, Honda planeja lançar SUV inédito em 2022
Tempo de leitura 3 min de leitura

Para aposentar Corolla Cross da Toyota, Honda planeja lançar SUV inédito em 2022

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/12/2021 às 13:11
Corolla - Corolla Cross - Honda - Toyota - SUV
SUV da Honda promete autonomia e tecnologia de ponta – crédito: Reprodução: Automotive Business

A Honda está trabalhando intensamente em um novo SUV, que está sendo chamado de Civic Cross, a ideia da montadora é de competir com o Corolla Cross, da Toyota

Além de trabalhar arduamente no projeto do ZR-V, apontando como sucessor direto do WR-V, a Honda também se esforça para o desenvolvimento de outro SUV, importante para aposentar o Corolla Cross. De acordo com informações da imprensa do Japão, se trata de um SUV de médio porte desenvolvido para fechar uma lacuna que há entre o HR-V e o CR-V. O modelo da Honda será lançado por volta do próximo ano e tomará a arquitetura do Civic como base. O modelo vem sendo chamado informalmente de Civic Cross, devido a missão que terá de fazer, que é rivalizar de frente com o compatriota Toyota Corolla Cross.

Leia também

Novo SUV da Honda terá um motor 1.5 turbo

A expectativa é que a disputa histórica travada entre os dois modelos de sedãs seja feita novamente, só que agora no mercado de SUVs. O projeto é estratégico para os planos de expansão da Honda e está acompanhando de forma fiel as movimentações do mercado. Como citado anteriormente, o intuito é que o novo SUV tenha um posicionamento intermediário na gama.

Sendo assim, é esperado cerca de 4.500 mm de comprimento, 1.625 mm de altura e 1.800 mm de largura. Para comparar, o HR-V de nona geração tem medidas de 4.340 de comprimento, 1.582 mm de altura, e 1.790 mm de largura, enquanto o CR-V, que é maior, conta com 4.635 mm de comprimento, 1.679 mm de altura e 1.855 mm de largura.

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
CAVALO-DE-PAU NA BAHIA
O incrível registro fotográfico dos primórdios da produção de petróleo no mar no Brasil
Ícone de Episódios Saiba Mais

Sob o capô, o conjunto mecânico do SUV da Honda, que competirá com o Corolla Cross, será igual ao do Civic, realizando assim, exatamente a mesma estratégia utilizada pela Toyota com o Corolla Cross relacionado ao Corolla Sedã. Sendo assim, marcará a presença do conhecido motor 1.5 turbo, além de um conjunto híbrido com tecnologia e:HEV. O lançamento do SUV está previsto para ser feito em setembro do próximo ano, tendo início no Japão e logo depois, chegando aos principais mercados globais da marca.

Novo Honda Civic 2022 é visto em testes no Brasil

Esse é o Novo Civic 2022 – Geração 11 – Detalhes e Test Drive| Top Speed ft.@PARTIDA A FRIO – Reprodução/Youtube

Apresentada no início do ano, a nova geração do Civic já está arrumando malas para vir ao Brasil. O modelo foi visto recentemente pela primeira vez realizando testes em território nacional.

O lançamento no Brasil já foi confirmado pela marca e está previsto para a segunda metade do próximo ano. Como o previsto, o modelo passará a vir ao Brasil como importado, finalizando o ciclo de produção nacional de mais de 20 anos e pelo menos quatro diferentes gerações.

A própria marca já anunciou que o modelo atual deixará de ser fabricado em Sumaré (SP), neste mês de dezembro. Fechando um ciclo fabril daquele que foi o primeiro veículo da Honda a ser produzido nacionalmente.  

Conheça o Corolla Cross

Recentemente, a Toyota apresentou o Corolla Cross, o primeiro SUV produzido no Brasil. O modelo vem da escola dos motores aspirados naturalmente, onde o 2.0 flex oferta uma potência de até 177 cavalos e um torque de 21,4 kgfm.

Além disso, o modelo conta com propulsores combinados a um câmbio automático tipo CVT, simulando 10 marchas. O Corolla Cross consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 10,1 segundos e tem seus preços na casa dos R$ 164.190 mil.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos