Início OPORTUNIDADE: Samsung e USP estão selecionando hoje alunos para Capacitação gratuita em Engenharia e Desenvolvimento de Software. Mercado de trabalho tem vagas sobrando para esses profissionais

OPORTUNIDADE: Samsung e USP estão selecionando hoje alunos para Capacitação gratuita em Engenharia e Desenvolvimento de Software. Mercado de trabalho tem vagas sobrando para esses profissionais

26 de maio de 2022 às 17:24
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Desenvolvimento de software Samsung USP capacitação mercado de trabalho
Serão 35 vagas para aprender sobre Desenvolvimento de Software totalmente de graça | Foto: Edital Concursos Brasil

Seleção dos candidatos vai acontecer entre os dias 23 de maio e 2 de junho

Quer mudar de vida e atuar em uma das áreas que mais cresce no Brasil e no mundo? Então sua hora chegou. A Samsung fez uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e vai oferecer 35 vagas em um curso de capacitação gratuito em Engenharia de Desenvolvimento de Software. O mercado de trabalho nessa área se mostra muito promissor e carece de profissionais capacitados.

O curso é totalmente remoto e você pode fazer da sua casa. Vai ter ênfase na plataforma Windows e foi desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com fomento da Samsung, e apoio do SiDi, um dos maiores institutos de tecnologia e ciência no país. Os cursos gratuitos técnicos têm ajudado muitas pessoas a conquistarem empregos após a pandemia.

Artigos recomendados

As inscrições estarão abertas entre os dias 23 de maio e 2 de junho. Para saber mais sobre o que você pode aprender no curso e como se candidatar, continue a leitura.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Entenda um pouco mais sobre o que faz o profissional de desenvolvimento de software no mercado de trabalho com o vídeo abaixo

O profissional de desenvolvimento de software é quem está por trás dos grandes aplicativos | Reprodução: Youtube – Guia de Profissões

Como está o mercado de trabalho para profissional de desenvolvimento de software?

O ramo de análise e desenvolvimento de sistemas, bem como de engenharia de software é um dos que mais tem crescido no Brasil e no mundo nos últimos anos. Com a ascensão do uso de tecnologia após a pandemia de Covid-19, esses profissionais estão cada vez mais requisitados e não estão dando conta de tanta demanda.

Afinal, o que faz o desenvolvedor de software? Ele constrói toda a maquinaria por traz dos grandes aplicativos e sites que conhecemos como o Instagram, Google e Facebook, por exemplo. Ou seja, usa conhecimentos de programação para fazer esses recursos funcionarem. E também pode ser responsável pela experiência do usuário e interface do software.

Um levantamento feito por uma das maiores plataformas de emprego no Brasil, a Catho, apontou que entre 2019 e 2020 houve um aumento de 107% nas buscas por profissionais que trabalham com desenvolvimento de software. Somente nesse mês de maio, essa plataforma conta com mais de 6 mil ofertas de emprego no ramo disponíveis.

A perspectiva do setor é de crescimento. De acordo com dados do The Bureau of Labor Statistics, a secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, a busca por esses profissionais deve crescer em 21% até 2028.

O salário de quem trabalha com Desenvolvimento de Software, a depender do tipo de linguagem de programação e do cargo ocupado na empresa, pode ultrapassar R$7.000,00 e chegar até mais de R$15.000,00. Sabe o que é ainda melhor? A maioria das vagas, 91%, são para trabalho remoto. Ou seja, você ganha um bom salário e ainda trabalha de casa.

Como funciona e como se candidatar a esse curso de capacitação gratuito?

O curso de capacitação gratuito promovido pela USP e Samsung vai capacitar os alunos selecionados para atuar em diversos segmentos do desenvolvimento de software. Confira o que você poderá aprender caso participe do curso:

  • Programação em C# (básico e avançado);
  • Controle de versão;
  • Introdução à computação em nuvem;
  • Metodologias Ágeis para desenvolvimento de software;
  • Experiência do usuário (UX);
  • Desenvolvimento de interface do usuário (UI);
  • Introdução à DevOps;
  • Programação segura.

As aulas serão montadas e ministradas por professores com formação extensiva no ramo de Engenharia e Desenvolvimento de Software e os alunos realizarão projetos em equipe sob mentoria desses especialistas. As aulas acontecerão todas as segundas, quartas e sextas-feiras, com duração das 19 às 22h, começando a partir do dia 20 de junho. A duração é de 5 meses.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever e concorrer às vagas é necessário conhecimento prévio em programação em C, C++ ou Java, conhecimento de Orientação a Objetos e conhecimentos de língua inglesa. Além disso, é necessário estar matriculado em um curso de graduação ou ter finalizado um curso de graduação há no máximo 2 anos e estar matriculado em um curso de graduação ou ter finalizado um curso de graduação na área de engenharia e/ou TI (Tecnologia da Informação).

Etapas do processo seletivo

O processo seletivo inicia com a inscrição no site por meio do preenchimento de um formulário com suas informações básicas. Após a confirmação da sua inscrição, você receberá um e-mail contendo informaçõe a respeito da prova de conhecimentos básicos que será aplicada entre os dias 07 a 09 de junho. Por fim, os candidatos que obtiverem melhores pontuações, serão selecionados para fazer parte do curso. O resultado será divulgado até a data de 13 de junho.

Diretor da Samsung e professor da USP se pronunciam sobre a importância da atualização do conhecimento para profissionais de desenvolvimento de software

Eduardo Conejo, gerente de inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento na Samsung afirma que a empresa está em busca de novos profissionais para convergir o uso de dispositivos móveis com microcomputadores por meio do sistema Windows. Dessa forma, estimular a capacitação de profissionais pode ser muito interessante para gerar desenvolvedores alinhados com o que a empresa busca e que possam ter oportunidades de emprego promissoras.

Jaime Simão Sichman, professor e titular do departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da USP ainda ressalta a importância dessa associação entre empresa e universidade para alinhar os conhecimentos à prática e produzir profissionais direcionados para determinadas especialidades que o mercado está demandando.

Relacionados
Mais recentes