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Obra de túnel rodoviário mais longo e profundo do mundo vai custar incríveis R$ 277 BILHÕES! Construção monumental reduzirá pela metade uma viagem de 21 horas

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 12/12/2024 às 08:55
O túnel Rogfast, na Noruega, promete revolucionar o transporte, conectando regiões e economizando 11 horas de viagem. Saiba mais!
O túnel Rogfast, na Noruega, promete revolucionar o transporte, conectando regiões e economizando 11 horas de viagem. Saiba mais!

Com 25 km e um custo de R$ 277 bilhões, o túnel Rogfast será o mais longo e profundo do mundo. Ele economizará 11 horas de viagem e impulsionará a economia norueguesa, eliminando a necessidade de balsas. Um marco de engenharia que conecta o futuro ao presente. Descubra como essa obra impactará a mobilidade na Noruega!

Na Noruega, um projeto de engenharia titânico está prestes a transformar a mobilidade entre duas regiões cruciais do país.

Embora a ideia de atravessar as profundezas de um fiorde em um túnel rodoviário possa soar como um cenário de ficção científica, esta é a nova realidade prometida pelo Rogfast.

Mas o que torna essa obra tão impressionante? Além de quebrar recordes globais, ela carrega o potencial de reduzir pela metade o tempo de uma longa viagem e promete revolucionar a conexão entre importantes cidades norueguesas.

O projeto e suas características impressionantes

O Rogfast será o túnel rodoviário subaquático mais longo e profundo do mundo. Com 25 km de extensão, ele atravessará rochas sob um fiorde norueguês, conectando os municípios de Randaberg e Bokn, no condado de Rogaland.

Conforme informa a World Highways, o custo total estimado é de impressionantes £ 36 bilhões (aproximadamente R$ 277 bilhões).

Atualmente, os moradores precisam contar com balsas para cruzar de um ponto ao outro.

O túnel não apenas eliminará essa dependência, como também reduzirá drasticamente o tempo de viagem.

Hoje, a rota que conecta a cidade de Stavanger, ao sul, à cidade de Bergen, ao norte, leva cerca de 21 horas para ser percorrida. Com o Rogfast, esse trajeto será concluído em menos da metade desse tempo.

Além disso, a localização estratégica do túnel beneficiará outras cidades na rodovia E39, que conecta Kristiansand, no extremo sul, a Trondheim, no norte da Noruega.

A infraestrutura rodoviária será aprimorada significativamente, aumentando a segurança e a eficiência nas viagens diárias.

Impactos econômicos e sociais

O Rogfast é mais do que uma obra de infraestrutura; é um catalisador de desenvolvimento econômico.

Stavanger é um polo central da indústria petrolífera no Mar do Norte, enquanto Bergen é igualmente relevante pelos setores de petróleo e pesca.

A conexão mais rápida e eficiente entre essas cidades promete estimular as atividades comerciais e industriais na região.

Conforme destacam os planejadores, cerca de 6.000 veículos deverão usar o túnel diariamente.

Essa estimativa reflete não apenas o impacto local, mas também a relevância da rota para o sudoeste do país, beneficiando milhões de pessoas que vivem nessa área.

Além disso, o turismo também deve ser impactado positivamente. A Noruega já é famosa por suas paisagens naturais e infraestrutura moderna.

O Rogfast poderá se tornar uma atração em si, destacando a capacidade norueguesa de transformar desafios geográficos em marcos de engenharia.

Benefícios adicionais: economia de tempo e custos

Um dos aspectos mais destacados do projeto é a capacidade de economizar tempo.

Segundo estimativas, o Rogfast encurtará em cerca de 11 horas o percurso ao substituir sete balsas que atualmente operam no fiorde.

Além disso, a travessia subterrânea levará apenas 35 minutos, oferecendo uma solução rápida e eficiente para viajantes e transportadores.

O financiamento da obra será dividido entre o governo norueguês e os usuários.

O governo arcará com cerca de 40% dos custos, enquanto o restante será coberto por meio de pedágios de £ 30 (aproximadamente R$ 230) cobrados de cada veículo.

Outro benefício notável é a redução no consumo de combustíveis. Ao eliminar as balsas e otimizar o trajeto, o Rogfast ajudará a diminuir as emissões de carbono, alinhando-se aos compromissos climáticos da Noruega.

Superando recordes

Ao ser concluído, o Rogfast tomará o lugar do túnel Lærdal como o túnel rodoviário mais longo do mundo.

O Lærdal, também localizado na Noruega, é uma prova do pioneirismo do país nesse tipo de infraestrutura.

A nova obra representa um avanço significativo, tanto em termos de extensão quanto de profundidade, consolidando a Noruega como uma referência global em engenharia.

Além disso, o Rogfast é um marco que simboliza a capacidade humana de superar barreiras naturais. A combinação de inovação tecnológica e planejamento estratégico faz desse projeto um exemplo a ser seguido por outros países.

Como o Rogfast se compara a outros projetos globais

A escala e a ambição do Rogfast destacam a Noruega em um cenário global. Poucos países possuem túneis subaquáticos tão impressionantes.

O projeto também reflete um compromisso com soluções de infraestrutura que priorizam a sustentabilidade e a eficiência.

Por exemplo, embora existam túneis submersos notáveis na China e no Japão, o Rogfast se diferencia pela sua profundidade e pelo impacto direto na vida de milhares de pessoas.

A obra demonstra como a engenharia pode ser usada para conectar comunidades e fortalecer economias regionais.

O que o futuro reserva para o transporte norueguês?

O Rogfast não é apenas uma obra de engenharia; é um vislumbre do futuro do transporte na Noruega.

Sua conclusão prometida trará transformações significativas, impulsionando a economia, o turismo e a qualidade de vida dos cidadãos.

Além disso, o projeto pode inspirar iniciativas semelhantes em outros países com desafios geográficos parecidos. Com sua combinação de inovação, eficiência e sustentabilidade, o Rogfast serve como modelo para futuras megaconstruções.

Com tantas expectativas, fica a pergunta: você atravessaria o túnel submerso mais longo e profundo do mundo, confiando na engenharia norueguesa para uma viagem segura?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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