Menu
Início O maior parque eólico offshore do mundo foi oficialmente inaugurado pela Equinor para alimentar plataformas de petróleo e gás

O maior parque eólico offshore do mundo foi oficialmente inaugurado pela Equinor para alimentar plataformas de petróleo e gás

28 de agosto de 2023 às 17:41
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
O maior parque eólico offshore do mundo foi oficialmente inaugurado pela Equinor para alimentar plataformas de petróleo e gás
Foto: Divulgação

Equinor inaugura maior parque de energia eólica offshore e utilizará a eletricidade para alimentar suas plataformas de petróleo e gás.

Na última quarta-feira (23), o maior parque de energia eólica offshore do mundo foi oficialmente inaugurado, ao largo da costa ocidental da Noruega. A gigante dos combustíveis fósseis Equinor, é a responsável pelo enorme parque eólico offshore Hywind Tampern que, com 88 MW de capacidade, entregará energia para abastecer as plataformas de petróleo e gás das proximidades.

Polêmica entre energias renováveis e plataformas de petróleo e gás

O projeto, que usa uma nova tecnologia para ligar 11 turbinas eólicas gigantes ao fundo do mar, tem gerado reações mistas dos ambientalistas. Apesar de ajudar na redução das emissões das plataformas de petróleo e gás, os defensores do clima afirmam que já é hora de parar completamente com a perfuração de combustíveis fósseis.

Artigos recomendados

A questão de saber se as empresas de óleo e gás podem ou não fazer parte da transição para as energias renováveis é também uma questão profundamente polêmica. Um novo relatório da Greenpeace sublinha o papel reduzido que a energia eólica e outras soluções energéticas desempenham na carteira da Equinor.

Equinor investe apenas 3% do seu orçamento em baixas emissões de carbono

A empresa sediada na Noruega investe apenas 3% do seu orçamento em baixas emissões de carbono reais, segundo uma análise realizada pela Greenpeace da Europa Central e Oriental a 12 empresas donas de plataformas de petróleo e gás.

A Equinor fechou uma parceria com a OMV e Vaar Energi, para o desenvolvimento do parque eólico offshore, que começou a gerar energia em novembro e alcançou a sua capacidade total no começo deste mês.

A energia gerada pela usina de energia eólica offshore cobrirá cerca de 35% da energia necessária para alimentar cinco plataformas offshore de petróleo e gás no Mar do Norte. Estas plataformas são intensivas em carbono, utilizando normalmente gasóleo ou gás para fazer funcionar as suas máquinas.

Parque eólico offshore conta com 11 turbinas eólicas

Eletrificar as plataformas de petróleo e gás com energia eólica reduzirá as emissões de CO2 dos campos em aproximadamente 200 mil toneladas anuais, segundo a Equinor. Este valor representa 0,4% do total de emissões de CO2 da Noruega em 2022.

A Hywind Tampen é composta por 11 turbinas de energia eólica offshore instaladas em uma base flutuante que está ancorada no fundo do mar, em vez de fixada no leito oceânico, uma nova tecnologia que, de acordo com especialistas do setor, é adequada para uso em águas mais profundas ao largo da costa e que a Equinor espera continuar a desenvolver.

A Noruega tem como foco a produção de 30GW de energia eólica offshore até 2040, o que dobraria a produção atual de energia do país. A eletrificação das plataformas de petróleo e gás é essencial para que a Noruega atinja os seus objetivos climáticos nacionais no âmbito do Acordo de Paris.

Investimentos da Equinor em transição energética

À medida que o mundo acorda para os poderes destrutivos do clima do petróleo e do gás, os produtores estão buscando por suas próprias formas de enfrentar a tempestade.

A Shell e a BP ampliaram sua produção de petróleo e gás neste ano, retrocedendo em relação a promessas anteriores de redução. A Equinor, entretanto, nunca se desviou de uma trajetória de crescimento.

A empresa, que é responsável por aproximadamente 70% da produção de petróleo e gás da Noruega, ampliou seus lucros em 134% no último ano, em comparação a 2021, após ter se beneficiado dos seus preços elevados do gás na Europa, na sequência da guerra na Ucrânia. As energias renováveis representam apenas 0,13% da produção total de energia da empresa neste ano.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar