1. Início
  2. / Indústria
  3. / O Grupo Bureau Veritas inspecionou a maior carga de soja já embarcada em portos brasileiros na história do país
Localização PR Tempo de leitura 3 min de leitura

O Grupo Bureau Veritas inspecionou a maior carga de soja já embarcada em portos brasileiros na história do país

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 29/06/2020 às 15:46
Pacific South Bureau Veritas Porto Paranguá

São Paulo, 29 de junho de 2020 – O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), foi o responsável pela inspeção da maior carga de soja embarcada em portos brasileiros na história do país. A companhia verificou o embarque de 102.703,85 toneladas de farelo de soja e farelo de soja de alta proteína do navio cape size Pacific South, um dos maiores do mundo, no Porto de Paranaguá, no Paraná.

Para se ter uma ideia do volume de grão certificado, se ele fosse transportado por caminhões, seriam necessários 3 400 veículos. Também pode-se dimensionar a importância da operação comparando-a com embarques comuns de farelo de soja, que costumam ser comportados para exportação em navios de até 60 mil toneladas, isto é, mais de 70% superior.

“O Bureau Veritas nasceu há quase 200 anos com a inspeção de navios na Europa e de lá para cá tornou-se referência mundial no setor por sua solidez, qualidade de verificação e confiabilidade. O Grupo é líder do setor também no Brasil, detendo 60% do mercado de inspeção de farelo de soja, soja em grãos e milho no país, ocupando a posição de liderança no segmento”, destaca Claudio Fonseca, diretor de Operações da Divisão Agri & Food.

A inspeção recorde de soja integrou o controle e a verificação da carga no momento do embarque do grão, avaliando peso, condição e qualidade da mercadoria. Entre as especificidades analisadas estão o percentual de umidade, quantidade de óleo, de fibra e da condição sanitária do produto. Autoridades sanitárias e a Receita Federal acompanharam a averiguação.

A embarcação veio do porto de Xangai, na China, para a baía de Paranaguá. O porto no Paraná e o de Vitória, no Espírito Santo, são os únicos no Brasil com estrutura logística para carregar navios do porte do Pacific South. O graneleiro de 292 metros de comprimento por 45 de largura possui nove portões, enquanto a média de navios de exportação contam com cinco ou sete portões. Inspecionada, a carga segue para o norte da Europa.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

O Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Com receita global de 4,6 bilhões de euros, a empresa está presente em 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas cinco divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura e Power & Utilities. Com mais de 5 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos