A Toyota anunciou uma versão do Prius híbrido convencional (HEV), com configurações que poderão ser adotadas no Brasil, e que vem equipado com equipamentos de segurança e recursos auxiliares ao motorista
No final do ano passado, a Toyota lançou a quinta versão do Prius, incluindo uma versão híbrida que foi amplamente aclamada por sua aparência inovadora e futurista. A fabricante japonesa havia exibido anteriormente apenas a versão de veículo híbrido plug-in (PHEV) do modelo para o mercado europeu. Mas, agora, também exibiu a versão de veículo híbrido convencional (HEV) do Prius no Japão. Essa é a possível configuração que poderia chegar também para o mercado brasileiro.
Um motor híbrido a gasolina, de 2.0 e de 1.8, estará disponível para a próxima versão de veículo híbrido (HEV) do Toyota Prius que será vendido no mercado japonês. O Toyota Prius híbrido 2.0 HEV tem uma potência de 196 cavalos, ou 199 quando equipado com tração nas quatro rodas.
Sua economia de combustível no padrão WLTC é de 28,6 quilômetros por litro, e sua configuração 1.8 HEV é ainda mais econômica, com um consumo declarado de bons 32,6 quilômetros por litro, apesar de ter uma potência um pouco menor: 140 cavalos. Este veículo possui uma caixa de câmbio automática do tipo e-CVT (elétrico continuamente variável).
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A versão que foi colocada à venda no Brasil é a híbrida padrão 1.8, que tem potência máxima de 122 cavalos. Por isso, a nova geração do Toyota Prius Híbrido tem mais 18 cavalos de potência.
Para servir de referência, o Prius PHEV (veículo híbrido plug-in) que foi lançado em novembro para o mercado europeu está equipado com um motor a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros que produz 223 cavalos de potência. A bateria também é nova e contém 13,6 quilowatts-hora, estando situada sob o segundo assento do veículo.
A principal diferença entre este modelo e o Toyota Prius Híbrido convencional HEV, que foi mostrado no Japão, é que este modelo pode ser carregado em uma tomada, enquanto o modelo HEV tem seu próprio mecanismo interno de regeneração para carregar as baterias.
A Toyota não divulgou detalhes sobre a bateria que alimenta o Prius Híbrido HEV, nem disse se é ou não a mesma que alimenta a versão híbrido plug-in
Além de ser construído na segunda geração da plataforma TNGA, o Prius HEV também inclui um sistema elétrico de tração nas quatro rodas conhecido como sistema E-Four. Segundo a Toyota, esse sistema melhora o desempenho do veículo em declives com pouca tração.
Devido a essa tecnologia, o veículo está preparado para estradas cobertas de neve (o que é comum no Japão e na Europa, entre outros lugares), bem como a estabilidade do veículo em curvas. Além disso, a empresa japonesa afirma que todos os componentes elétricos encontrados na versão híbrida de 1,8 litros do Prius foram atualizados.
O conhecido Toyota Safety Sense será padrão na versão híbrida convencional do Toyota Prius, que também será carregado com equipamentos de segurança e recursos de auxílio ao motorista. No caso de uma colisão traseira, um Toyota pela primeira vez será equipado com uma tecnologia conhecida como Rear Cross Traffic Alert, que usará automaticamente os freios para reduzir a velocidade do veículo.
Além disso, o Prius é equipado com um sistema que aciona um alarme e avisa ao motorista caso outro veículo se aproxime por trás a uma distância insegura, oferecendo ainda opções para ligar para as autoridades ou outros serviços de emergência.
Ainda tem a opção de o Toyota Prius Híbrido vir equipado com um dispositivo de gravação de direção, que pode gravar automaticamente um vídeo de tudo o que está acontecendo do lado de fora do carro.
O novo Toyota Prius híbrido já foi colocado à venda no Japão, com custos que variam de 2.750.000 ienes (R$ 108.565 em conversão direta, menos impostos) a 3.920.000 ienes (R$ 154.754 no total, sem considerar as taxas governamentais aplicáveis), dependendo dos opcionais. Lembrando que, assim que o veículo começar a ser vendido no Brasil, as taxas e os impostos de importação deverão elevar consideravelmente o preço.