Renault está surpreendendo o mercado com novo SUV. O Renault Kardian, modelo que promete competir com Pulse e Nivus, promete ótima potência a um preço acessível.
O novo SUV da Renault, o Kardian, chega ao Brasil em março do próximo ano e a marca francesa já está preparando o terreno para o seu lançamento. A nova estratégia da marca tem como foco SUVs e picapes. A Renault revelou alguns dados sobre o design, motor e outras especificações do Kardian, que será produzido em território nacional.
Novo SUV Renault Kardian entrega 125 cavalos de potência
O novo SUV da Renault será produzido na fábrica de Curitiba, suprindo as demandas de mais de 20 países. Em seguida, será produzido também no Marrocos. O carro contará com motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem.
A marca francesa anunciou apenas essa variação por ora e pode ser que, à medida que as vendas deslanchem, novas opções surjam. Quanto às especificações, o Renault Kardian terá 125 cavalos de potência, 220 Nm de torque e 6 marchas. O modelo será o responsável por estrear a plataforma modular CMF-B no Brasil, com capacidade para fabricar carros de 4 a 5 metros.
- Lei de trânsito imperdoável tem reclusão de até 5 ANOS e cassação da carteira para motoristas que usarem veículos para abandonar animais em via pública
- Nova lei do capacete traz multa que pode dar muita dor de cabeça aos motoristas
- Honda faz história com o primeiro motor V3 ‘turbo elétrico’ do mundo para motos e desbanca Yamaha, Shineray e Bajaj
- Como calibrar pneu de moto, carro e bicicleta: dicas essenciais para segurança, economia e conforto
Além disso, contará com alerta de ponto ccego, de colisão frontal, seis airbags, distância segura, e piloto automático adaptativo, cockpit de 7 polegadas, painel de couro preto e central multimídia de 8 polegadas, carregador por indução e entradas USB.
O novo SUV da Renault tem como base a terceira geração do Dacia Sandero, mas com alterações no design para não ter confusão. A iluminação interna de LED, os faróis interligados à grade dianteira e o acabamento preto brilhante são partes das novidades no visual.
Renault Kardian deve chegar ao mercado brasileiro por R$ 100 mil
Quanto ao tamanho, o modelo conta com 4,12 metros de comprimento, 1,75 de altura e 2,69 metros de entre-eixos, além de um porta-malas de 410 litros. As rodas são de aro 17. Com essas especificações, o SUV da Renault fica entre o Fiat Pulse, seu principal rival, e o Volkswagen Nivus. Vale destacar que alguns dados sobre o novo veículo ainda estão em segredo e devem ser revelados de acordo com o que o lançamento do carro se aproxima.
Ainda não se sabe sobre a aceleração e a velocidade do Kardian, por exemplo. Outro dado que permanece escondido pela marca francesa é o seu valor no Brasil. Levando em conta que o modelo competirá com o Fiat Pulse, desta forma, deve ficar com um preço parecido. Atualmente, o modelo da Fiat conta com um preço inicial de R$ 100.990.
Quais foram os SUVs mais vendidos em 2023?
O Volkswagen T-Cross repetiu o bom desempenho de junho e fechou julho de 2023 novamente na ponta do ranking dos SUVs mais vendidos do país. O crossover compacto da marca alemã emplacou mais unidades que no mês anterior (8.853 x 7264) e deixou os concorrentes para trás.
Os números divulgados pela Fenabrave fizeram o T-Cross se fortalecer como o SUV mais vendido do país no acumulado do ano. O modelo registrou 40.587 unidades emplacadas entre os meses de janeiro e julho de 2023 contra 25.262 do Creta, da Hyundai.
A diferença se ampliou muito devido ao baixo desempenho do SUV sul-coreano em julho. O Creta foi apenas o 5º mais vendido do mês, com 5.314 unidades vendidas. À frente dele ficaram o Chevrolet Tracker, com 5.438, e o Jeep Renegade, com 5.556.
O 2º do ranking dos SUVs mais vendidos do Brasil em julho foi uma grande surpresa, o Volkswagen Nivus que, em junho apareceu na 8ª posição. O irmão do T-Cross emplacou 6.498 unidades no mês e, com isso, melhorou sua posição no ranking geral do ano, ultrapassando o Nissan Kicks e assumindo o 13º lugar.