1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Novo motor Mercedes é produzido na China, promete incríveis 20 km/l, até 190 cv e sistema híbrido revolucionário
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Novo motor Mercedes é produzido na China, promete incríveis 20 km/l, até 190 cv e sistema híbrido revolucionário

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 01/12/2024 às 02:03
Novo motor Mercedes é produzido na China, promete incríveis 20 km/l, até 190 cv e sistema híbrido revolucionário
Produzido na China, o novo motor Mercedes estreia com 2.0 turbo, sistema híbrido leve de 48V, tecnologia avançada para reduzir consumo e emissões, e até 190 cv de potência. (Imagem: Reprodução)

Novo motor Mercedes é feito na China e promete até 20 km/l. Parceria global, tecnologia inovadora e eficiência de ponta

A Mercedes-Benz revelou detalhes sobre o novo motor Mercedes, um 2.0 turbo híbrido leve que promete impressionar não só pelo desempenho, mas também pela eficiência, alcançando médias de até 20 km/l. Desenvolvido com foco na sustentabilidade e inovação, o motor faz parte da nova família FAME (Family of Modular Engines) e será produzido na China, em parceria com a joint venture Horse, fundada pela Renault e Geely.

Esse movimento estratégico mostra que, enquanto muitas marcas avançam para a eletrificação total, a Mercedes aposta em uma solução intermediária: motores a combustão mais eficientes e menos poluentes. O destaque é o M252, o primeiro motor da família, que combina um sistema híbrido leve de 48 volts e um ciclo Miller inovador, resultando em uma taxa de compressão elevada e economia significativa de combustível.

O que faz o novo motor M252 tão especial

A parte híbrida do novo motor Mercedes funciona através de um sistema híbrido leve de 48 volts, que combina um motor a combustão 2.0 turbo com um motor elétrico auxiliar de 27 cv. Este motor elétrico desempenha várias funções que aumentam a eficiência e o desempenho do veículo.

O novo motor Mercedes utiliza o ciclo Miller, uma tecnologia avançada que aumenta a eficiência do consumo em situações de baixa carga, como no trânsito urbano. Em comparação com o tradicional ciclo Otto, o Miller fecha as válvulas de admissão mais tarde, maximizando a compressão e reduzindo o desperdício de combustível.

Além disso, o sistema híbrido leve de 48 volts, com um motor elétrico de 27 cv, não só auxilia em baixas velocidades como também permite o modo “velejar”, onde o carro pode rodar em roda livre a até 100 km/h. O sistema também recupera até 25 kW de energia, ampliando a eficiência e reduzindo as emissões.

Produzido na China, mas com DNA global

O motor será fabricado na China, marcando mais uma parceria global da Mercedes. A joint venture Horse, que reúne Renault e Geely, será responsável pela produção, consolidando a importância do mercado asiático na estratégia da montadora alemã. O M252 estreará no novo CLA, previsto para chegar no final de 2025 ou início de 2026, priorizando inicialmente a versão elétrica do modelo.

Inovação que promete redefinir a experiência

Outro ponto de destaque no novo motor Mercedes é o avanço no sistema de turbocompressão, que utiliza uma turbina segmentada com conexão de scroll comutável, aumentando a eficiência em baixas rotações. A Mercedes também trabalhou na redução de ruídos, implementando maior isolamento acústico e anteparas duplas, características já vistas em seus modelos mais luxuosos.

Segundo a montadora, o M252 estará disponível em três versões de potência: 136 cv, 163 cv e 190 cv, com possibilidade de variações mais potentes no futuro.

Com um consumo médio estimado de 20 km/l, o novo motor Mercedes chega para rivalizar com motores diesel em eficiência, enquanto mantém a performance e o conforto característicos da marca. É uma inovação que reflete a busca por sustentabilidade sem abrir mão do desempenho, trazendo a China como peça-chave dessa nova era de motores.

  • Reação
  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x