Novo concurso da Polícia Civil de São Paulo oferece mais de 2.500 vagas, saiba como se inscrever

Valdemar Medeiros
por
-
02-03-2022 11:22:49
em Concursos Públicos e Federais
Concurso publico - vagas de emprego - vagas - SP - São Paulo - Policia-Civil Concurso Público da Policia Civil e SP – Imagem: Ache concursos/Reprodução




Nesta quinta-feira (03), a Polícia Civil de São Paulo abrirá inscrições para o seu Concurso Público. São mais de 2.500 vagas para escrivão, delegado, investigador e médico legista  

A Polícia Civil de São Paulo abrirá, nesta quinta-feira (3), as inscrições para seu concurso público 2022. Ao total, serão ofertadas mais de 2.5 mil vagas em quatro editais abertos, onde 250 vagas são para delegado, 900 para investigador, 2.500 para escrivão e 189 para médico legista. Vale lembrar que as oportunidades da Polícia Civil estão espalhadas por todo o estado de São Paulo.

Leia também

Requisitos para participar do concurso público da Polícia Civil em SP

Os candidatos interessados em se inscrever no concurso público da Polícia Civil de SP devem estar dentro dos seguintes requisitos:

  • Ter diploma de graduação superior em qualquer área de atuação, expedido por entidade de ensino oficial ou reconhecida e devidamente registrado. Para aqueles que não o possuam, será necessário o certificado de colação de grau;
  • Ser brasileiro de nascença, naturalizado ou de nacionalidade portuguesa, amparado pelo estatuto da igualdade;
  • Não possuir antecedentes criminais;
  • Estar em dia com os direitos civis e políticos;
  • Estar em dia com o serviço militar;
  • Estar em plena capacidade mental e física para exercer o cargo;
  • Ter conduta irrepreensível na vida pública e privada;
  • Contar com uma cópia da última declaração pública de bens ou de Imposto de Renda entregue à Secretaria da Receita Federal;
  • Ser habilitado na categoria B, no mínimo.

Como se inscrever no concurso público da Polícia Civil de São Paulo?

Os interessados em participar do processo seletivo do concurso público devem se inscrever do dia 3 deste mês até o dia 1° de abril, por meio do site da Fundação Vunesp.

No site, é possível observar a quantidade de vagas distribuídas por todo o estado de São Paulo e suas respectivas cidades. Além disso, também é possível conferir o salário estimado para cada cargo ofertado. Clique aqui para se inscrever. O processo seletivo acontecerá nas seguintes etapas:

  • Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova Subjetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova oral, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Comprovação de idoneidade e conduta apurada mediante a investigação social, de caráter eliminatório;
  • Prova de títulos, de caráter classificatório.

Confira as descrições dos cargos do concurso público da Polícia Civil de São Paulo

Veja a seguir quais as responsabilidades e atribuições de cada cargo ofertado no concurso:

Delegados: Responsáveis por liderar equipes através da instauração de inquéritos policiais, cumprimento de mandados de busca e apreensão, diligências preliminares, mandados de prisão, entre outros.

Escrivão: Responsável pela criação de boletins de ocorrência quando alguém chega para prestar queixa na delegacia, recolher fianças, anotar informações sobre andamento de investigação e processos em livros oficiais, fazer indiciamentos e prisões em flagrante, entre outros.

Investigador: Responsável pela coleta de evidências, buscar provas, entrevistar testemunhas, elaborar relatórios de investigação, escoltar presos, cumprir mandados judiciais e efetuar prisões, manusear armas de fogo e manter a segurança de locais em investigação.

Médico legista: É responsável pela visita do cadáver ou pessoa ferida e redigir documentação escrita com as causas do dano ou morte, realizar inspeções, entre outras atribuições.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.