Início Concurso Público do Exército Brasileiro – EsPCEx 2023, oferece 440 vagas para homens e mulheres

Concurso Público do Exército Brasileiro – EsPCEx 2023, oferece 440 vagas para homens e mulheres

23 de fevereiro de 2022 às 12:17
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Concurso Público - EsPCEx - Exercito Brasileiro

As inscrições para o Concurso Público do Exército Brasileiro já estão abertas, ofertando 440 vagas voltadas para o curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Bélico

O concurso público do Exército Brasileiro (EsPCEx 2023) está ofertando 440 vagas onde 40 são voltados para o público feminino. O concurso será focado no Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Bélico. Do total de vagas, 80 são voltadas para homens negros e 8 voltadas para mulheres negras. Aqueles que desejarem concorrer a estas oportunidades no EsPCEx 2023 devem realizar a autodeclaração no ato da inscrição. A outra fase é passar por um Procedimento de Heteroidentificação, com o intuito de comprovar a declaração.

Leia também

Quem poderá participar do concurso público do Exército Brasileiro?

Os interessados devem ser brasileiros com idade entre 17 e 22 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula. Aqueles que planejam em participar do concurso público EsPCEx devem acessar o site da Escola Preparatória de Cadetes do Exército até o dia 23 de maio.

A taxa a se pagar é de R$100,00 e poderá ser feita até um dia após o término das inscrições. Terão direito à isenção de taxa aqueles que forem doadores de medula, que possuem uma família de baixa renda e inscritos no CadÚnico.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Os interessados em solicitar a isenção terão até o dia 11 do próximo mês e a lista preliminar com os nomes dos aprovados será publicada até o dia 5 de maio. Aqueles que não concordarem podem entrar com recurso até o dia 10 de maio.

Saiba mais sobre o processo seletivo do Concurso Público do Exército Brasileiro

O processo seletivo do Concurso Público do EsPCEx 2023 contará com quatro etapas de caráter eliminatório. São elas: Exame intelectual, Exame de Aptidão Física, Avaliação Psicológica e Inspeção de Saúde. Além do Exame Intelectual, todas as etapas acontecerão em Campinas, esta etapa será aplicada nos dias 17 e 18 de setembro nas Organizações Militares Sede, que estão mencionadas no edital.

No primeiro dia da etapa, os candidatos às vagas do Concurso Público do Exército Brasileiro, além de escreverem uma redação, responderão 20 questões de Português, 12 de Química e 12 de Física. Clique neste link para se inscrever.

Já no segundo dia serão 20 questões de matemática, 12 de Geografia, 12 de História e 12 de Inglês. As etapas não possuem uma data específica, tendo em vista que podem ser adiadas. Como, por exemplo, mulheres grávidas que deram à luz há menos de meio ano podem realizar o teste de Aptidão Física enquanto o concurso seja válido. Para outras informações do tipo, acesse o edital do Concurso Público do Exército Brasileiro.

Quando sairá o resultado?

No dia 19 de setembro, a partir das 18h, o gabarito das provas será divulgado no site da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Os candidatos para as vagas do Concurso Público do EsPCEx 2023 terão até o dia 22 do mesmo mês para poder entrar com recursos.

A divulgação do gabarito após os recursos está prevista para o dia 17 do mês seguinte (outubro). Já as matrículas devem ser realizadas em 17 de fevereiro. Entretanto, os candidatos podem solicitar o adiantamento da matrícula por até 2 dias depois de tomarem conhecimento do resultado da análise dos documentos necessários para a etapa.

Relacionados
Mais recentes