Nova usina de energia solar, de 1 bilhão de reais, será instalada na Bahia. 990 vagas de emprego serão criadas

Roberta Souza
por
-
04-10-2021 10:17:12
em Energia Renovável
Usina – energia solar – Paraíba – empregos Usina de energia solar/ Fonte: Movimento Econômico

A usina de energia solar na cidade de Barreiras, no estado da Bahia, terá capacidade de produção instalada de 410 mil MWh/ano

Na última semana, a empresa Solar Newen Bahia Energia assinou um protocolo de intenções com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), para a construção de uma nova usina fotovoltaica destinada a geração de energia solar, no município de Barreiras. Para a execução do projeto, a empresa estima investir R$ 1,080 bilhão. O empreendimento irá contratar 990 operários para a sua construção e gerar 135 empregos na fase de operação. Leia também esta notícia: Omega Energia fecha a compra de 50% de complexo eólico na Bahia, por R$ 422,9 milhões

Geração de novos empregos no estado, com a construção da usina de energia solar

O secretário de desenvolvimento econômico, Nelson Leal disse que em julho deste ano, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, registrou que a Bahia ficou em segundo lugar dentre os estados geradores de energia solar no país. E, esse protocolo que assinaram é um indicativo que o setor só tende a crescer em no estado, completa.

De acordo com o site BahideValor, os empreendimentos para geração de energia solar na Bahia já geraram 13 mil empregos diretos na fase de construção dos que já estão em operação, e a SDE estima que sejam criados mais 47,4 mil empregos diretos na fase de construção para os parques que estão em construção ou ainda serão iniciados.

Em toda cadeia produtiva são promovidos 30 empregos por MW, 43% são empregos diretos durante a fase de construção dos parques. Atualmente o estado da Bahia conta com 34 parques fotovoltaicos em operação, com mais de três milhões de módulos em funcionamento e capacidade instalada de mais de 1 mil MW.

Confira ainda: Usina de energia solar com 1.075.200 painéis solares promete gerar muitos empregos na Bahia

Na cidade Oliveira dos Brejinhos, na Bahia, a instalação do Complexo Sol do Sertão, que será composta por 8 usinas de energia solar, promete gerar cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos ao longo de toda sua construção. A usina de energia solar terá uma capacidade 474 MWp e contará com mais de um milhão de painéis solares.

De acordo com o diretor de implantação da Essentia Energia, Gilberto Peixoto, a usina com 1.075.200 painéis solares deve entrar em operação até o segundo semestre deste ano, ou seja, de julho até dezembro de 2021. Ele afirma que a usina solar será um incentivo e desenvolvimento muito grande para Bahia, principalmente na geração de novas oportunidades de emprego.

Uma característica única do projeto que promete gerar mais de 4 mil novos empregos é a sensação térmica do local, onde serão instaladas as 8 usinas solares, que chegam a alcançar temperaturas superiores a 40°C.

Segundo esclarecimento do diretor de Engenharia da Sungrow, Ricardo Alonso, os inversores que serão fornecidos pela empresa para o Complexo de painéis solares na Bahia podem produzir a mesma energia em temperaturas elevadas, por conta da sua tecnologia de refrigeração. Segundo ele, os inversores podem operar em condições de alta temperatura sem perder o desempenho, e produzindo a mesma energia em elevadas temperaturas, como 45°C.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe