Manaus reforça a limpeza urbana em uma agenda que reuniu novos caminhões, anúncio de mais trabalhadores e o prefeito vestido como gari, em ato voltado à coleta domiciliar, ao combate ao descarte irregular e à valorização das equipes que atuam nas ruas da capital.
O prefeito de Manaus, Renato Junior, vestiu uniforme de gari e entregou nove caminhões compactadores à Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), na sexta-feira (22), durante ato realizado na sede da pasta para reforçar a coleta de resíduos sólidos na capital amazonense.
Destinados inicialmente às zonas Norte, Leste e Sul, os veículos passaram a integrar a frota operacional da limpeza pública e devem apoiar a coleta domiciliar em rotas já atendidas pela prefeitura, dentro da estrutura mantida diariamente pela administração municipal.
Na mesma cerimônia, Renato Junior anunciou a entrada de mais 500 garis para ampliar ações de varrição, poda e combate ao descarte irregular de lixo nas ruas, uma das frentes consideradas centrais na rotina da Semulsp.
-
Praia de São Paulo está entre as melhores do mundo, mas tem um problema: para chegar até ela, turista precisa enfrentar uma trilha desafiadora
-
Apresentador brasileiro se disfarça de morador de rua na Cracolândia, é reconhecido durante gravação e quase apanha enquanto tentava mostrar a realidade das ruas
-
Mariana Bueno, menina de 10 anos de Limeira, usou ciência para investigar moedas falsas do Brasil Colônia, criou um método de análise com orientação de um físico da Unicamp e publicou o resultado na revista Ciência Hoje das Crianças
-
Parecem ter saído de um filme, mas a explicação é real: coelhos com “tentáculos”, chifres escuros e verrugas gigantes reaparecem nos Estados Unidos, assustam moradores e levam autoridades a explicar o misterioso vírus do papiloma de Shope
Novos caminhões ampliam estrutura da coleta em Manaus
Com transmissão automática, motorização mais eficiente e sistemas de controle de emissões atmosféricas, os caminhões compactadores foram apresentados pela Prefeitura de Manaus como parte da modernização da coleta domiciliar e do reforço operacional nas regiões atendidas.

A gestão municipal também destacou que os equipamentos oferecem melhores condições para a rotina dos trabalhadores, com maior conforto operacional, redução de ruído durante o serviço e desempenho mais adequado nas rotas de coleta espalhadas pela cidade.
Durante o ato, o prefeito afirmou que Manaus chega a uma frota de quase cem caminhões coletores e lembrou que a capital também utiliza caçambas e outros equipamentos no enfrentamento ao descarte incorreto de resíduos.
Segundo Renato Junior, os novos compactadores têm capacidade de oito toneladas e menor impacto ambiental, característica apresentada pela prefeitura como parte do esforço para ampliar a eficiência da estrutura usada diariamente pelas equipes de limpeza urbana.
Prefeito vestido de gari marca entrega de veículos
Ao aparecer uniformizado de gari ao lado do secretário da Semulsp, Sabá Reis, o prefeito buscou associar a entrega dos caminhões à valorização dos trabalhadores responsáveis pela coleta, pela zeladoria urbana e pela manutenção das ruas em Manaus.
“Valorizar o gari, valorizar o trabalhador”, afirmou Renato Junior, ao explicar o uso do uniforme durante o evento e atribuir o alcance da coleta domiciliar ao trabalho executado pelas equipes que atuam diariamente nas ruas.
Essa escolha deu caráter simbólico à agenda e transformou a entrega de maquinário em um ato de reconhecimento público aos coletores, em meio à tentativa da prefeitura de ampliar a visibilidade da limpeza urbana na capital amazonense.
Além dos novos veículos, a operação municipal envolve rotas diárias de coleta domiciliar, equipes de varrição, serviços de poda e ações voltadas à retirada de lixo descartado de forma irregular em diferentes pontos da cidade.
Coleta domiciliar supera média nacional

Com base em dados da Pnad Contínua do IBGE, a Prefeitura de Manaus informou que a capital alcançou 98,4% de cobertura da coleta de resíduos sólidos domiciliares, índice superior à média nacional de 93,1% e à média da Região Norte, indicada em 78,5%.
A Agência de Notícias do IBGE registrou que, em 2024, 93,1% dos domicílios brasileiros eram atendidos por coleta de lixo, seja diretamente na propriedade ou por meio de caçamba de serviço de limpeza.
No mesmo levantamento, a coleta direta chegou a 86,9% dos 77,3 milhões de domicílios do país, enquanto cerca de 4,7 milhões de moradias ainda queimavam resíduos na própria propriedade em 2024.
Esses números ajudam a dimensionar o peso da limpeza urbana nas capitais da Região Norte, onde crescimento urbano, áreas de difícil acesso e descarte irregular mantêm a coleta de resíduos como demanda permanente para o poder público.
Reforço de 500 garis mira descarte irregular
No anúncio feito durante a entrega dos caminhões, Renato Junior disse que a prefeitura colocaria mais 500 garis em atuação nas duas semanas seguintes ao evento, com foco no descarte incorreto, na varrição e na poda.
Ao pedir colaboração da população no descarte adequado dos resíduos, o prefeito afirmou que a manutenção da limpeza pública depende tanto da estrutura municipal quanto da forma como os moradores lidam com o lixo doméstico.
A Semulsp informou que a coleta domiciliar opera em 140 rotas distribuídas pelas zonas da cidade e funciona em cinco turnos ao longo do dia e da noite, modelo adotado para manter atendimento contínuo em Manaus.
Titular da Semulsp, Sabá Reis afirmou que os índices de cobertura divulgados pelo IBGE servem como incentivo às equipes e disse que a chegada dos novos veículos ajuda a manter o desempenho da coleta domiciliar na capital.
Realizada na sede da secretaria responsável pela limpeza urbana municipal, a entrega reuniu o anúncio de novos equipamentos, a apresentação de reforço de pessoal e a defesa pública do trabalho executado pelos garis.
Com os caminhões incorporados à frota, a prefeitura aposta na combinação entre maquinário mais moderno, ampliação de equipes e participação dos moradores para sustentar a cobertura da coleta e reduzir pontos de descarte irregular em Manaus.
