Ambev anuncia primeira grande cervejaria e maltaria carbono neutro do Brasil

Roberta Souza
por
-
01-10-2021 10:16:09
em Energia Renovável
Ambev – carbono – cervejaria Unidade da Ambev/ Fonte: Capitalizo

A cervejaria no Paraná e maltaria no Rio Grande do Sul da Ambev, atingiram 90% de redução das emissões de carbono e a neutralização dos 10% remanescentes

Ontem, quinta-feira (30/09), a Ambev divulgou o lançamento de uma cervejaria e uma maltaria carbono neutro no Brasil, as primeiras da companhia. As unidades, que já operavam nos últimos anos, reduziram em 90% suas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e neutralizaram os 10% remanescentes. A companhia investiu R$ 137 milhões na iniciativa nos últimos cinco anos. Leia ainda esta notícia: Ambev está com mais de 100 vagas de emprego, estágio, banco de talentos e jovem aprendiz

Neutralidade nas emissões de carbono

Par atingir a neutralidade das emissões de carbono na cervejaria no Paraná e maltaria no Rio Grande do Sul, a Ambev instalou caldeiras a biomassa, implementou processos de reaproveitamento energético do biogás, passou a utilizar eletricidade de fontes renováveis e trocou as empilhadeiras tradicionais por elétricas.

Já a neutralização dos 10% remanescentes foi possível graças a créditos de carbono comprados pela companhia. “Investimos em projetos que compensam emissões residuais de nossa cadeia produtiva”, explica Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.

Mais unidades da Ambev serão carbono neutro

De acordo com a empresa, mais quatro cervejarias também operarão com emissões neutras de carbono até o final de 2021. A Ambev espera alcançar a neutralização em 100% de suas unidades nos próximos anos, porém não informa o prazo máximo esperado para que isso aconteça.

Para 2025, a Ambev planeja que 100% da eletricidade comprada tenha como origem fontes renováveis, além de uma redução de 25% das emissões de carbono ao longo da sua cadeia de valor. A companhia também quer utilizar embalagens retornáveis ou majoritariamente produzidas com materiais reciclados em todos os seus produtos.

Confira ainda esta notícia: Ambev irá construir 48 usinas solares nos centros de distribuição da empresa em todo o Brasil

A Ambev, líder na fabricação de bebidas, anunciou que construirá 48 usinas de energia solar para abastecer 94 centros de distribuição em no Brasil. O plano faz parte do compromisso da empresa de que até 2025, a empresa consumirá 100% da energia renovável e reduzirá as emissões de carbono em 25%. Serão instalados 51 mil painéis solares, com capacidade de geração de 19 megawatts (MW), o suficiente para abastecer 15 mil casas.

As usinas solares serão construídas em 21 Estados e no Distrito Federal, onde a Ambev atua. O projeto será realizado em cooperação com a Solution, GD Solar e Gera Energia, que reduzirá 46 mil toneladas de CO² anualmente. Eles serão responsáveis ​​por todo o projeto e entregarão energia para a Ambev em um contrato de 10 anos. Após esse período, os fabricantes de bebidas terão a opção de adquirir unidades.

No mês passado, foi inaugurada em Anápolis, no Estado de Goiás, a primeira usina solar do projeto. A planta é construída no formato da marca Budweiser e fornecerá serviços no local para os quatro centros de distribuição da empresa. Até dezembro, mais 20 unidades serão inauguradas, e as demais deverão ser utilizadas no final do primeiro trimestre do próximo ano.

Leonardo Coelho, diretor de Sustentabilidade e Suprimento da Ambev, ressalta que a ideia do projeto solar surgiu de uma iniciativa para fornecer energia para a cervejaria do grupo. No ano passado, a Budweiser da Ambev anunciou a construção de um parque eólico de 80 MW na Bahia. O empreendimento será construído em cooperação com a gestora de investimentos Casaforte, que deverá entrar em operação no início de 2022, e fornecerá 100% do consumo das cinco cervejarias que produzem Budweiser no país.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe