Nobreak é alternativa para aumentar eficiência em projetos de energia solar e será um grande protagonista no mundo da energia renovável

Flavia Marinho
por
-
14-07-2021 08:16:54
em Energia Renovável
nobreak - energia solar - painel fotovoltaico - preço - módulo - inversores - sistemas Trabalhadores em obras de construção de usina de energia solar / Imagem Google

Nobreak evita interrupções não planejadas e reduz custos na geração de energia solar conectada à rede de distribuição quanto em modelos isolados

Apesar dos impactos causados pela pandemia, o mercado de energia solar brasileiro segue em crescimento e com excelentes perspectivas. De acordo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), só no ano passado, foram quase R$ 16 bilhões de novos investimentos, com a instalação de cerca de 3.152,9 megawatts (MW) de fonte solar fotovoltaica.

Leia também

Em razão desse cenário, empresas do setor solar já têm discutido e procurado alternativas visando acompanhar esse crescimento e melhorar o desempenho operacional, aumentar a eficiência energética, evitar interrupções não planejadas e reduzir custos desses projetos.

Nobreak melhora a eficiência dos sistemas de energia solar

Na visão de Pedro Al Shara, CEO da TS Shara, o nobreak é uma alternativa para melhorar a eficiência dos sistemas de energia fotovoltaica, trabalhando paralelamente aos módulos e inversores. Conhecido como fonte de alimentação ininterrupta (UPS), ele entra em ação caso sistema caso a irradiação solar captada seja insuficiente para abastecer o local ou algum agente externo interfira no funcionamento dos sistemas on-grid e off-grid que integram esse ecossistema.

“Quando não há energia convertida disponível para uso, o modelo on-grid passa a ser alimentado pela rede elétrica pública. Nessa hora, o nobreak fica responsável por filtrar a eletricidade que chega aos aparelhos eletrônicos do local, protegendo-os dos distúrbios como curto-circuito ou sobtensão. Já no sistema off-grid, além de continuar mantendo a rede mais estável e limpa, o nobreak apresenta uma função adicional: ele atua fornecendo a energia necessária, armazenada previamente em suas baterias para garantir o fornecimento em períodos sem sol ou durante a noite”, explica Al Shara.

Além disso, outro ponto importante é lembrar que sistemas de energia desatualizados afetam a operação e aumentam a probabilidade de erros e tempo de inatividade não planejado. “Por isso, instalar uma rede de nobreaks que forneça acesso e suporte instantâneos a informações operacionais críticas, por exemplo, é uma boa estratégia para administrar esses sistemas, em que os impactos derivados dessa carência retardam tanto as ações das empresas como as dos usuários finais”, finaliza Al Shara.

Sobre a TS Shara

Com 30 anos de atuação, a TS Shara é uma empresa nacional, e uma das líderes de mercado e da indústria de alta tecnologia, fabricante de nobreaks e estabilizadores de tensão, protetores de redes inteligentes, sistemas de inversores solar e de telecomunicação. No segmento de baixa e média potência, é hoje uma das maiores e mais produtivas empresas no mercado brasileiro de equipamentos de proteção e energia, oferecendo uma linha completa de produtos que somam mais de 200 itens para atender o mercado SOHO.

Com fábrica em São Paulo, a empresa está presente em todo o país por meio de 250 unidades de assistência técnica, além de revendedores e distribuidores que juntos totalizam mais de 380 canais, além de exportar para mais de 15 países.

Todos os produtos fabricados pela TS Shara passam por um rigoroso controle de qualidade e são homologados em importantes centros de pesquisas e desenvolvimento, como o laboratório da TÜV Rheinland, acreditado pelo Inmetro. A TS Shara possui ainda importantes reconhecimentos, entre eles, o Certificado de Qualidade de acordo com a norma ISO 9001, que a empresa mantém há mais de dez anos.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.