No tudo ou nada pelo pré-sal, Petrobras coloca cluster offshore à venda no Ceará

Paulo Nogueira
por
-
05-11-2020 08:07:25
em Petróleo, Óleo e Gás
Nordeste - Ceará - Petrobras Nordeste: a venda dos campos de petróleo offshore, no Ceará, inclui a totalidade da participação da Petrobras em águas de Atum, Curimã, Espada e Xaréu

A Petrobras deu início à fase de vinculação para a venda de sua propriedade em campos de águas rasas no Cluster Ceará offshore do Brasil

O Cluster Ceará está localizado a 30 quilômetros do litoral do estado do Ceará em lâmina d’água entre 30 e 50 metros. Está em operação desde a década de 1980.

Petrobras Offshore Ceará
Cluster Ceará;  Fonte: Petrobras

O Cluster é composto pelos campos de Atum, Curimã, Espada e Xaréu, nos quais a Petrobras possui 100 por cento de participação.

A produção média em 2019 foi de 4.200 bpd de óleo e 76,9 mil metros cúbicos padrão por dia de gás, por meio de nove plataformas fixas.

A Petrobras disse nesta quarta-feira que a venda estava em linha com a estratégia de otimização do portfólio e a melhoria da alocação de capital da empresa. A empresa optou por concentrar seus recursos em ativos de classe mundial em águas profundas e ultra profundas do pré-sal.

A Petrobras acrescentou que os potenciais compradores qualificados para a fase vinculativa da venda do Cluster Ceará receberão uma carta-processo com instruções detalhadas sobre o processo de desinvestimento, incluindo diretrizes para due diligence e envio de propostas vinculantes.

Vale lembrar que a fase não vinculante da venda do Cluster Ceará foi anunciada em 7 de agosto de 2020, confira!

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.