Vídeo: Navio MV X-Press Pearl começa a afundar e Sri Lanka se prepara para possível derramamento de petróleo e outros químicos pesados na sua costa

Fábio Lucas
por
-
03-06-2021 18:02:46
em Petróleo, Óleo e Gás
navio petróleo derramamento de petróleo costa Créditos da imagem: [Ishara S Kodikara / AFP] Reprodução: Al Jazeera

MV X-Press Pearl estava carregado de químicos pesados e plásticos quando começou um incêndio. Não conseguiram conter o fogo e agora ele começa a afundar

O navio MV X-Press Pearl foi devastado por uma explosão e um grande incêndio nas últimas semanas. Ele estava se aproximando do Porto de Colombo, no Sri Lanka, quando houve uma explosão e causou um incêndio de grandes proporções. Não houve como conter o fogo, fazendo com que o navio, que porta contêineres, começasse a afundar vagarosamente. Como ele estava carregado de petróleo, plástico e outros produtos químicos pesados, um derramamento na costa é visto como bastante provável.  

Nesta quinta-feira (03), uma equipe de mergulhadores não conseguiram inspecionar o casco no navio, devido às condições climáticas desfavoráveis. A grande preocupação do país é com um possível derramamento de petróleo e outros químicos pesados na costa do país. Por conta desse grande temor, o Sri Lanka pediu ajuda internacional para evitar esse cenário terrível. 

Assista à vídeo reportagem da BBC News sobre o caso

Sri Lanka enfrenta desastre ambiental com derramamento de petróleo de navio atingido – Créditos: BBC News

Um funcionário que está envolvido diretamente com os esforços do país para evitar um desastre informou que o país pediu auxílio à Índia para evitar um problema ainda maior. A Índia já tinha sido contatada por autoridades do Sri Lanka para ajudar a conter o incêndio. 

Indika de Silva, porta voz da Marinha do Sri Lanka, disse que ainda não houve derramamento de petróleo, mas eles estão se preparando para lidar com o problema. Como a possibilidade de vazamento de petróleo no navio MV X-Press Pearl é alta, produtos que dispersam o petróleo e barreiras estão prontas para serem colocadas a uso em qualquer evidência de derramamento. 

X-Press Feeders, empresa que é dona do navio, destacou que o navio está afundando lentamente em meio a tentativas de rebocá-lo: “Já é confirmado que a parte traseira da embarcação repousa no fundo do mar a uma profundidade de cerca de 21 metros, e que a frente está afundando lentamente”, destacou. 

Helicoptero sobrevoando navio na costa do Sri Lanka prestes a afundar
Helicoptero sobrevoa o que resta do navio na costa do Sri Lanka. Créditos da imagem: Sri Lanka Airforce Media/Handout via REUTERS

Uma parte do navio atingiu o fundo do mar e isso causou outra infinidade de dores de cabeça para todas as autoridades que não podem movê-lo e sabem que está afundando. Portanto, é quase inevitável e tudo o que eles podem fazer é se preparar”, destacou Minelle Fernandez, da Al Jazeera. 

Prejuízo ao meio ambiente pode ser incalculável

O navio porta-contêineres é gigante. Ele pesa 31.600 toneladas, tendo 186 metros de comprimento e 45 metros de altura. O navio contem cerca de 350 toneladas de combustíveis. Porém, o derramamento de petróleo é provável por conta da sua grande carga de petróleo e outros lubrificantes altamente tóxicos que causaram um desastre ambiental. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.