Diesel renovável, combustível mais eficiente e amigável com o meio ambiente, começa a ganhar força pelo mundo

Fábio Lucas
por
-
02-06-2021 16:18:07
em Petróleo, Óleo e Gás
meio ambiente diesel renovável combustivel Foto: Reprodução IKS Markit

Diesel renovável é o combustível que mais cresce no mundo. Entenda a sua diferença para o biodiesel e benefícios ao meio ambiente

O mundo está mudando e o diesel tem que se adaptar para conter as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente. Pensando nisso, o combustível diesel renovável vem ganhando muita força nos EUA, Canadá e outras partes do globo.  

É um esforço do setor para reduzir as emissões de carbono na atmosfera e contribuir com o meio ambiente. Por conta disso, o desenvolvimento do combustível é fundamental. 

O diesel renovável se trata de um tipo de biodiesel, que é produzido com diversos processos, tais como hidrotratamento, gaseificação, pirose e outras tecnologias termoquímicas e bioquímicas. O Diesel renovável é bastante semelhante com o diesel cru, possibilitando a sua mistura ou substituindo totalmente. Este combustível é diferente do biodiesel por conta da sua fabricação, que é feita de forma bem diferente. 

Imagem de diesel renovável. Foto: Agencia Petrobras

O especialista Ricardo Cunha deu uma entrevista para a Petrobras no ano passado, em que ele falou mais sobre o diesel renovável: “O diesel renovável é produzido com a utilização de óleo vegetal ou gorduras animais, por meio de um método mais moderno que o usado para o biodiesel atual.” disse. 

Ricardo destaca que o diesel renovável traz contribuições significativas ao meio ambiente. Ele destaca que a redução é de cerca de 15% nas emissões de gases de efeito estufa em relação ao biodiesel. Se comparado com o diesel mineral, a diferença é de 70%. 

Benefícios do diesel renovável

Além de tudo, o diesel renovável é mais eficiente. “Sua adoção, seguindo padrões mundiais de qualidade e eficiência, certamente vai gerar benefícios financeiros e de qualidade para o consumidor e para segmento automotivo, melhorando o desempenho e a durabilidade dos motores, e para toda a sociedade, com a redução das emissões de gases do efeito estufa.” destaca Ricardo. 

Nos Estados Unidos, o grande impulsionador para o crescimento e o desenvolvimento da tecnologia do diesel renovável é a California. O estado dá créditos para o uso de combustível com baixa emissão de carbono. Outros estados já possuem uma política semelhante, ao mesmo tempo que aumenta o número de estados dispostos a implementar o incentivo.  

Com isso, a expectativa é que a produção do diesel renovável no país aumente bastante nos próximos anos. Archer Daniels Midland, o AMD, um dos maiores processadores de grãos dos Estados Unidos, acredita que a produção aumentará entre 2 e 3 bilhões de galões nos EUA ao longo dos próximos três anos. Com o aumento dos projetos de diesel renovável, o fornecimento de matéria-prima pode ser um problema. Por isso, o uso da canola é visto como promissora nos EUA. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.