O navio à vela MV Atlantic Orchard chega ao Porto de Santos para carregamento, destacando-se como o primeiro navio-tanque de suco a operar com propulsão eólica, reduzindo emissões e consumo de combustível.
Nesta semana, o navio à vela MV Atlantic Orchard, afretado pela Louis Dreyfus Company, atracou no terminal da empresa no Porto de Santos para realizar o carregamento de suco. O que chama atenção não é apenas sua carga, mas sua tecnologia inovadora: trata-se do primeiro navio à vela para transporte de suco do mundo a operar com propulsão eólica.
Navio à vela MV Atlantic Orchard possui tecnologia sustentável
Construído em 2014 e registrado sob a bandeira da Libéria, o MV Atlantic Orchard foi equipado, no ano passado, com quatro velas rígidas de 26 metros de altura.
Essa tecnologia utiliza o vento como força auxiliar de propulsão, reduzindo consideravelmente o consumo de combustível fóssil.
-
Enquanto navios gigantes ainda queimam combustível pesado e o setor marítimo corre contra metas climáticas, Maersk e Vale começam a apostar no etanol como nova rota para reduzir emissões no mar
-
China inicia construção do maior navio de GNL do mundo, gigante de 344 metros capaz de abastecer 4,7 milhões de casas por um mês, levar 271 mil m³ de gás e colocar QatarEnergy na maior encomenda naval já registrada na história mundial
-
A China está projetando um navio porta-contêineres com reator nuclear de tório que vai funcionar por 40 anos sem reabastecer, e o gigante de 25.000 contêineres do Jiangnan Shipyard vai cruzar oceanos sem emitir carbono numa indústria que queima 300 milhões de toneladas de combustível por ano
-
Um barco inteiro saiu da impressora 3D sem molde e sem emenda: robô gigante da CEAD cria cascos de até 12 metros em peça única, troca meses de estaleiro por código e coloca a construção naval diante de uma virada que parece ficção científica
De acordo com a Louis Dreyfus, a aplicação das velas pode proporcionar uma diminuição de até 10% nas emissões de CO₂ e no consumo anual de combustível, dependendo da rota.
Isso representa um avanço significativo rumo à descarbonização do transporte marítimo, especialmente no segmento de cargas líquidas como sucos de frutas.
“Testar essa tecnologia a bordo do MV Atlantic Orchard representa um passo importante em nossa jornada de descarbonização – tanto para operações de suco quanto de frete marítimo – à medida que nos esforçamos para contribuir para uma economia de baixo carbono, avançamos nas metas globais de transição energética”, declarou a empresa nas redes sociais.
Porto de Santos como protagonista da transição verde
A Autoridade Portuária de Santos celebrou a chegada do navio como um marco para a sustentabilidade logística no Brasil. O Porto de Santos reafirma seu compromisso com o futuro do transporte marítimo.
“Para o Porto de Santos, a chegada do navio com tecnologia eólica representa um avanço estratégico em sua trajetória de liderança na cadeia logística sustentável. O objetivo é estar na vanguarda do transporte marítimo descarbonizado, apoiando iniciativas globais de redução de emissões e promovendo uma economia mais verde”, destacou em nota oficial.
Nos próximos dias, o MV Atlantic Orchard seguirá viagem com destino aos Estados Unidos, levando não apenas suco, mas também um exemplo de inovação ambiental que pode transformar o setor naval.
Com essa iniciativa, o Porto de Santos fortalece seu papel como hub logístico, e o MV Atlantic Orchard inaugura uma nova era para os navios à vela modernos, provando que inovação e responsabilidade ambiental podem navegar lado a lado.

Onde que vamos parar com tanto avanço tecnológico? Nossos melhores engenheiros e cientistas nos brindaram com essa excelente nova invenção: um modeno barco a vela!
Puro marketing e demagogia!
10% de economia na emissão de CO2…. Só rindo!
Uma viagem dessa gasta em torno de 400mil dólares de combustível.
Uma economia de 10% são 40 mil dolares por viagem.
Se você contar 20 viagens por ano. Deve dar payback de 4 a no maximo 6 anos.
Nenhuma empresa gasta dinheiro pra ficar bonito na matéria do Jornal.
Sem dúvida, um marco importante no setor naval e um evento significativo para o porto de Santos!