Com investimento de R$ 20,8 milhões, o Governo de São Paulo entregou três embarcações reformadas para reforçar as travessias litorâneas entre Santos e Guarujá.
Com um investimento de R$ 20,8 milhões, o Governo de São Paulo deu mais um passo importante para a modernização do sistema de transporte aquaviário no litoral paulista. Na última sexta-feira (2), foram entregues oficialmente três embarcações reformadas — a balsa FB-18 e as lanchas LS-02 e LS-05 — que já começaram a operar nas rotas entre Santos e Guarujá.
A ação, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), integra um amplo programa estadual de melhorias no setor, que prevê a requalificação de 23 embarcações até 2025.
Embarcações reformadas entram em operação e ampliam capacidade de travessias
A cerimônia de entrega ocorreu no estaleiro das Travessias Litorâneas, no Guarujá, e marcou mais uma etapa no processo de reestruturação do sistema aquaviário da região.
-
Enquanto navios gigantes ainda queimam combustível pesado e o setor marítimo corre contra metas climáticas, Maersk e Vale começam a apostar no etanol como nova rota para reduzir emissões no mar
-
China inicia construção do maior navio de GNL do mundo, gigante de 344 metros capaz de abastecer 4,7 milhões de casas por um mês, levar 271 mil m³ de gás e colocar QatarEnergy na maior encomenda naval já registrada na história mundial
-
A China está projetando um navio porta-contêineres com reator nuclear de tório que vai funcionar por 40 anos sem reabastecer, e o gigante de 25.000 contêineres do Jiangnan Shipyard vai cruzar oceanos sem emitir carbono numa indústria que queima 300 milhões de toneladas de combustível por ano
-
Um barco inteiro saiu da impressora 3D sem molde e sem emenda: robô gigante da CEAD cria cascos de até 12 metros em peça única, troca meses de estaleiro por código e coloca a construção naval diante de uma virada que parece ficção científica
A balsa FB-18, com capacidade para transportar até 32 veículos e 244 pedestres, foi destinada à tradicional rota entre Santos e Guarujá.
Já as lanchas LS-02 e LS-05, com capacidade para 370 e 450 passageiros, respectivamente, operam no trajeto entre a Praça da República e Vicente de Carvalho.
O investimento nas embarcações reflete o compromisso do governo com a melhoria da mobilidade regional.
“As embarcações foram completamente reformadas. Instalações internas, assentos, além de serem contempladas com novos motores. Ações que vão proporcionar mais segurança e conforto a motoristas e pedestres”, afirmou a secretária da Semil, Natália Resende.
Investimento estratégico garante eficiência e conforto à população
A reestruturação faz parte de um programa estadual mais amplo que, além das embarcações, prevê também a execução de dez obras de infraestrutura nos terminais de travessia até o final de 2025.
O investimento total chega a aproximadamente R$ 200 milhões, distribuídos entre reformas, modernizações e obras físicas, com o objetivo de aumentar a eficiência do sistema e garantir uma experiência mais segura e confortável para os usuários.
Desde 2023, oito das 17 embarcações do sistema já passaram por reformas. Segundo o plano do governo, todas as unidades serão modernizadas, reforçando o compromisso com a qualidade do transporte público aquaviário.
Autoridades locais destacam impacto positivo na rotina dos usuários
Durante a cerimônia, a prefeita em exercício de Santos, Audrey Kleys, ressaltou a relevância do investimento para a população.
“Seja para trabalho ou lazer, a população de Santos sempre deseja eficiência do serviço. E o Governo do Estado vem trabalhando nesse sentido, com a entrega de mais três embarcações reformadas, ofertando maior eficiência às travessias”, destacou.
A requalificação das embarcações é vista como essencial para garantir a fluidez no deslocamento diário entre os municípios da Baixada Santista, principalmente em horários de pico.
Com mais segurança e estrutura moderna, as novas embarcações representam um salto de qualidade no serviço prestado aos usuários.
Fonte: Governo de Santos
