MENU
Menu
Início Multinacional BMW dará início à produção do novo X1 na fábrica de Araquari, SC

Multinacional BMW dará início à produção do novo X1 na fábrica de Araquari, SC

2 de setembro de 2022 às 11:58
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
BMW, SC, Fábrica
Foto: reprodução www.bmw.com.br

As áreas de solda de carrocerias e pintura da fábrica de Araquari (SC) serão reestruturadas para iniciar a produção do novo X1

 O novo X1 começará a ser produzido no Brasil em 2023 pela BMW e a fábrica de Araquari (SC) já está preparando as linhas para receber a nova versão do SUV. A partir da metade do mês de setembro, a produção será interrompida por dez dias para que as áreas de solda de carrocerias e pintura tenham seus primeiros processos de atualização. Além disso, um novo fornecedor in house será integrado.

O diretor da fábrica, Otavio Rodacoswiski, explica que a empresa irá adequar as linhas a fim de facilitar a montagem do novo BMW X1, já que este tem proporções diferentes às do anterior. Isso acontecerá, majoritariamente, na largura do layout, juntamente com o aumento da linha na área de pintura por onde passam as carrocerias.

Artigos recomendados

BMW divulga novidades do novo X1

O novo BMW X1 possui 4,50 metros de comprimento, 1,84 metro de largura e 1,62 m ou 1,64 m de altura, a depender da versão. Além disso, a distância entre-eixos é de 2,69 metros, permitindo um maior espaço na cabine para pernas e cabeças, e o porta-malas pode receber até 540 litros. O interior do novo X1 também está cheio de novidades, como a aquisição do Live Cockpit Professional – novo display curvo que une duas grandes telas, com 12,3″ e 14,8″. Ele também possui console entre os bancos e tem o apoio de braços flutuantes com alguns comandos, como o seletor eletrônico do câmbio automático.

A fábrica de Araquari (SC) também receberá fornecedores. A empresa responsável por fornecer o conjunto mecânico dos veículos na unidade, a Benteler, também terá uma instalação própria, e a Magna, que é uma fabricante de elementos estruturais de veículos e mantém produção em Joinville (SC). Esse município fica a uma distância de 25 km da fábrica da BMW.

Novo X1 recebe testes de pintura pela BMW

Os testes de pintura no novo X1 já foram iniciados pela BMW ao mesmo tempo em que esta faz as modificações na estrutura da fábrica de Araquari (SC). As primeiras camadas de tinta das novas cores que devem integrar a gama do SUV, sendo uma delas a Cape York Green, foram recebidas por pelo menos duas unidades, que foram montadas na Alemanha e importadas pela fábrica brasileira.

A fábrica de Araquari (SC), inaugurada em 2014, atualmente produz para o mercado brasileiro quatro modelos a combustão, sendo eles a versão atual do X1, os SUVs X3 e X4 e o sedã Série 3. A confirmação da fabricação dos modelos faz parte do investimento de R$500 milhões anunciado pela BMW em novembro de 2021.

De segunda-feira a sexta-feira, no horário das 7h às 16h, são produzidas aproximadamente 40 unidades/dia em jornada única. Mesmo com as modificações estruturais da linha para receber o novo X1, a fábrica de Araquari (SC) continuará sendo formada por 600 funcionários, conforme explica o diretor geral da BMW, Rodacoswiski. A fábrica, que completa oito anos em 2022, ocupa 1,5 milhão de metros quadrados, já montou mais de 60 mil veículos e recebeu um investimento de R$1 bilhão entre os anos de 2014 e 2018.

De acordo com Aksel Krieger, CEO do BMW Group Brasil, o modelo série 3 e o X1 respondem por mais de 25% do mercado de automóveis premium no país e são produtos muito bem aceitos no mercado. Com isso, a BMW dará continuidade à produção local, uma vez que o modelo de estratégia está funcionando.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR