Projeto de Lei propõe multas mais altas e medidas rigorosas para promover segurança e responsabilidade nas estradas.
Uma atualização importante está em curso no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trazendo multas mais altas e novas leis para o Código de Trânsito. O objetivo? Endurecer as penalidades para práticas perigosas e promover uma cultura de direção mais segura e consciente.
O Projeto de Lei 1405/24, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, propõe endurecer as punições para motoristas que praticarem manobras perigosas. Entre as mudanças, está o aumento expressivo das multas, que podem chegar a R$ 2.934,70, dependendo da gravidade da infração. Essas multas mais altas visam não só penalizar, mas também educar os condutores, reforçando a importância de comportamentos seguros no trânsito.
Além do impacto financeiro, o projeto prevê a suspensão da habilitação para motoristas que desrespeitarem as regras, buscando desestimular atitudes imprudentes ao volante. Essa combinação de punição severa e conscientização destaca o compromisso do CTB em priorizar a segurança viária.
-
Dono da Havan vai ao Paraguai se reunir com o presidente em busca do que não há no Brasil: carga tributária menor, fornecedores locais e caminho para internacionalizar a rede
-
Rede de lojas da construção civil anuncia fim de uma era após 60 anos de tradição em SC; empresa com unidades em 5 cidades encerra operações comerciais, inicia liquidação total dos estoques e emociona clientes e funcionários
-
Autismo no trabalho pode ganhar uma virada histórica no Brasil com proposta aprovada na Câmara que exige adaptações nas empresas e cria regras próprias para garantir inclusão real
-
MEI pode mudar de vez: teto pode subir de R$ 81 mil para R$ 130 mil, ganhar reajuste todo ano pela inflação e ainda permitir que o microempreendedor contrate mais um funcionário
O que muda com as novas leis para o Código de Trânsito?

As novas leis para o Código de Trânsito colocam em evidência manobras consideradas perigosas, como ultrapassagens indevidas e direção arriscada. Essas infrações passam a ser classificadas como gravíssimas, com penalidades ainda mais severas.
A proposta também busca fomentar a educação no trânsito. A ideia é reforçar a ética e a responsabilidade ao dirigir, transformando o respeito às normas em um hábito. Afinal, atitudes preventivas são fundamentais para garantir um trânsito mais seguro e reduzir os índices de acidentes graves.
Multas mais altas: Impactos esperados e foco na prevenção
Com a aprovação da nova legislação, espera-se uma mudança significativa no comportamento dos motoristas. As multas mais altas, aliadas à suspensão da CNH para infrações graves, pretendem inibir práticas de risco. Mas para que essa transformação aconteça de forma efetiva, é essencial investir em campanhas educativas e conscientização.
O principal objetivo das novas leis para o Código de Trânsito é prevenir acidentes, educando motoristas para adotar uma postura mais defensiva e responsável nas vias. Isso inclui o respeito às regras básicas, como limites de velocidade, ultrapassagens seguras e a atenção total ao volante.
Como os motoristas podem colaborar?
Enquanto o projeto ainda tramita, motoristas podem adotar práticas que já contribuem para um trânsito mais seguro. Revisões regulares nos veículos, respeito às leis e a adoção de uma direção defensiva são atitudes que evitam acidentes e multas.
Além disso, desligar o celular ao dirigir e observar a sinalização são passos simples, mas cruciais. Com multas mais altas e medidas mais rigorosas à vista, o momento é ideal para abraçar uma direção responsável, colaborando para a segurança coletiva nas estradas.
As novas leis para o Código de Trânsito trazem mudanças que vão além das penalidades financeiras. Elas reforçam a urgência de uma cultura de respeito e segurança nas vias, beneficiando todos os usuários do trânsito.

As multas invés de proporcionar mais segurança nas estradas elas servem só pra encher o bolso do governo e nada mais
Somos reféns de um governo vigarista, pagamos IPVA para manutenção de estradas e ainda temos um pedágio a cada 50 km em torno de grandes cidades e agora vem com essa falácia de que tem interesse na segurança do povo, proíbam cigarro e bebida alcoólica que eu acredito.
Black blá-blá-blá Multa. Toda vez que o governo quer Passa a mão no nosso dinheiro. Fala em reforma da previdência, fala em educação no trânsito e menos mortes. Gente A ÚNICA COISA CAPAZ DE PARA O BRASILEIRO SE CHA LOMBADA. O RESTO É EXTORSÃO DE DINHEIRO DO POVO PELOS POLÍTICOS.. TODO ESSE DINHEIRO VIRA EMENDA PARLAMENTAR JUNTO COM O DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA. NINGUÉM INVESTE EM TRÂNSITO. MUITA GENTE HUMILDE VAI PERDER A ÚNICA FORMA DE SUSTENTO GRAÇAS A UM BANDO DE **** SEM NO