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Moto da Honda que troca de marcha sozinha está à venda no Brasil! Conheça a NC 750X DCT, que chega para desbancar a Yamaha com câmbio de dupla embreagem

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/06/2024 às 07:25
Moto da Honda que troca de marcha sozinha está à venda no Brasil! Conheça a NC 750X DCT, que chega para desbancar a Yamaha com câmbio de dupla embreagem
Foto: Divulgação/Sala de Imprensa Honda

Moto da Honda que troca de marcha sozinha no Brasil? Conheça a Honda NC 750X DCT, modelo que promete entregar dupla embreagem e trocas de marcha automatizadas.

A Honda NC foi lançada no mercado brasileiro em 2012, ainda com seu motor de 700 cm³. Ao longo do tempo a moto evoluiu, com o motor crescendo para 750 cm³ em 2015 e, em 2022, passou a ter a opção do câmbio com dupla embreagem, chamado DCT, que a transforma em uma moto que troca de marcha sozinha no Brasil.

Entenda como funciona a moto da Honda que troca de marcha sozinha

Desde o final de 2023, a versão da Honda NC 750X DCT, moto que troca de marcha sozinha no Brasil, passou a ser produzida em Manaus (AM), assim como aconteceu meses antes com a CRF 1100L Africa Twin DCT. Até então, todas as motos da marca equipadas com câmbio automático eram produzidas apenas no Japão. Agora, apenas a X-ADV 750 vem completa de lá.

Isso não muda nada para o consumidor, visto que o modelo possui o mesmo preço. O funcionamento do câmbio da moto da Honda que troca de marcha sozinha é relativamente complexo, contudo, seu uso é absolutamente simples. Como o nome diz, não é um câmbio automático. É automatizado, ou seja, possui as engrenagens normais de qualquer câmbio tradicional.

O que muda na Honda NC 750X DCT  é que o sistema possui duas embreagens, sendo um para as marchas pares e outra para as ímpares. Desta forma, quando uma marcha está engrenada e em ação, a próxima já está pré-engatada, seja ela maior ou menor. Sendo assim, quando os sensores identificam através das rotações do motor que é hora de trocar de marcha, o sistema faz isso automaticamente, em uma fração de segundo.

Qual é a sensação de pilotar a nova Honda NC 750X DCT?

Quem faz todo o trabalho complicado é o sistema DCT. O piloto apenas pressiona alguns botões, sentindo o engate das marchas, mas isso acaba sendo algo muito suave. O sistema da moto que troca de marcha sozinha alterna para cima ou para baixo, de acordo com as rotações do motor e, por consequência, em sintonia com as solicitações feitas pelo piloto através do acelerador.

Se o piloto freia suavemente e o veículo perde velocidade, o câmbio da moto da Honda que troca de marcha sozinha reduz a marcha. Se o piloto acelera suavemente, a moto ganha velocidade e logo o DCT vai subir a marcha. Se o usuário acelera de forma mais “bruta”, o câmbio da Honda NC 750X DCT reduz para dar mais torque.

É importante mencionar que o câmbio da NC 750X DCT foi apresentado primeiramente em 2008, no Salão de Milão, ainda como uma tecnologia conceitual e em desenvolvimento. 

Quanto custa?

A Honda NC 750X DCT usa um quadro tubular Diamond Frame que foi reformulado na atualização de 2022, deixando o crossover 6 kg mais leve. Aqui o diferencial vai para a forma que ele foi construído. Sendo um chassi de scooter, o mesmo que a X-ADV carrega, ele é mais baixo.

Juntamente com o motor que é posto praticamente na horizontal, possibilitam o espaço para o bagageiro de 22 l no lugar do tanque de combustível. Para abastecer a moto que troca de marcha sozinha no Brasil, basta abrir o compartimento que fica abaixo do banco do garupa. A nova Honda NC 750X DCT custa R$ 58.346, nas cores Victory Red ou Ibiuna Silver Metallic.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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