Moto da Honda que troca de marcha sozinha no Brasil? Conheça a Honda NC 750X DCT, modelo que promete entregar dupla embreagem e trocas de marcha automatizadas.
A Honda NC foi lançada no mercado brasileiro em 2012, ainda com seu motor de 700 cm³. Ao longo do tempo a moto evoluiu, com o motor crescendo para 750 cm³ em 2015 e, em 2022, passou a ter a opção do câmbio com dupla embreagem, chamado DCT, que a transforma em uma moto que troca de marcha sozinha no Brasil.
Entenda como funciona a moto da Honda que troca de marcha sozinha
Desde o final de 2023, a versão da Honda NC 750X DCT, moto que troca de marcha sozinha no Brasil, passou a ser produzida em Manaus (AM), assim como aconteceu meses antes com a CRF 1100L Africa Twin DCT. Até então, todas as motos da marca equipadas com câmbio automático eram produzidas apenas no Japão. Agora, apenas a X-ADV 750 vem completa de lá.
Isso não muda nada para o consumidor, visto que o modelo possui o mesmo preço. O funcionamento do câmbio da moto da Honda que troca de marcha sozinha é relativamente complexo, contudo, seu uso é absolutamente simples. Como o nome diz, não é um câmbio automático. É automatizado, ou seja, possui as engrenagens normais de qualquer câmbio tradicional.
-
Com motor turbo, mais de 650 km de autonomia e preço abaixo de R$ 140 mil, a nova Fiat Strada Ranch 2025 entrega mais do que muita SUV top de linha
-
O custo de R$1.000 em reparos que pode ser evitado pelo impressionante poder de 5 manutenções no carro, feitas com apenas R$50
-
Na faixa dos R$ 50 mil, Mitsubishi ASX faz 20 km/L, com autonomia de 756 km em 2025, vai bem no asfalto e em trilhas leves — no mercado de SUVs usados
-
Pode usar água do ar-condicionado no sistema de arrefecimento do carro?
O que muda na Honda NC 750X DCT é que o sistema possui duas embreagens, sendo um para as marchas pares e outra para as ímpares. Desta forma, quando uma marcha está engrenada e em ação, a próxima já está pré-engatada, seja ela maior ou menor. Sendo assim, quando os sensores identificam através das rotações do motor que é hora de trocar de marcha, o sistema faz isso automaticamente, em uma fração de segundo.
Qual é a sensação de pilotar a nova Honda NC 750X DCT?
Quem faz todo o trabalho complicado é o sistema DCT. O piloto apenas pressiona alguns botões, sentindo o engate das marchas, mas isso acaba sendo algo muito suave. O sistema da moto que troca de marcha sozinha alterna para cima ou para baixo, de acordo com as rotações do motor e, por consequência, em sintonia com as solicitações feitas pelo piloto através do acelerador.
Se o piloto freia suavemente e o veículo perde velocidade, o câmbio da moto da Honda que troca de marcha sozinha reduz a marcha. Se o piloto acelera suavemente, a moto ganha velocidade e logo o DCT vai subir a marcha. Se o usuário acelera de forma mais “bruta”, o câmbio da Honda NC 750X DCT reduz para dar mais torque.
É importante mencionar que o câmbio da NC 750X DCT foi apresentado primeiramente em 2008, no Salão de Milão, ainda como uma tecnologia conceitual e em desenvolvimento.
Quanto custa?
A Honda NC 750X DCT usa um quadro tubular Diamond Frame que foi reformulado na atualização de 2022, deixando o crossover 6 kg mais leve. Aqui o diferencial vai para a forma que ele foi construído. Sendo um chassi de scooter, o mesmo que a X-ADV carrega, ele é mais baixo.
Juntamente com o motor que é posto praticamente na horizontal, possibilitam o espaço para o bagageiro de 22 l no lugar do tanque de combustível. Para abastecer a moto que troca de marcha sozinha no Brasil, basta abrir o compartimento que fica abaixo do banco do garupa. A nova Honda NC 750X DCT custa R$ 58.346, nas cores Victory Red ou Ibiuna Silver Metallic.
Aos poucos vão acabando com a alegria de pilotar… A simplicidade das coisas vão ficando para traz com essa tal modernidade….. A nutelagen vai tomando conta e a velha escola se acabando aos poucos…. Bem vindo aos novos tempos que diga se de passagem a uma verdadeira m….. Daqui a pouco o inventam a moto que não toma chuva e nem sente o vento no rosto tirando de nós motociclistas o ar de liberdade espírito aventureiro e a sensação de homens livres… Isso não e moto que a velha escola va querer andar mas o público todes vão adorar …
Tomara que não sofra um acidente como eu e fique sem mobilidade no pé direito!
Meu irmão neste caso não tinha pensado nisso… Deus na frente tmj
KKK A galera que usa cialis não aguenta ver uma modernidade que ja lembra dos tempos que era bom em alguma coisa.
Milhares de motos com cambio manual e o sujeito chorando nostalgia.
KKKKKKKKKK
Mano eu devo ser uns 10 anos mais novo que vc mas quanto ao Cialis sua mulher não reclamou quando engatei a 1mantendo a baixo dos 5 mil giros depende s a segunda terceira quarta quinta e sexta a mais de 10mil giros quanto a re ela optou por engatar por si própria pois o senhor que deveria estar cuidando disso que vc estava cuidando do pet ou então procurando o câmbio de marcha blz….. Fica a dica
Esse câmbio é maravilhoso tomara que domine o mercado brasileiro em breve como lá na Europa e que sejam implementados nas esportivas e nakeds.Conforto e tecnologia a nosso favor.
Não acho não…..
Alegria de pilotar?!? Tenho uma desde 2021 e fui com ela de Londres a Barcelona e nem por 1 segundo pensei “**** que pariu a minha vida”. O caro amigo está equivocado
Na minha opinião seria melhor com embreagem mas obrigado por opinar
Só não comprar!
De fato não compraria
Que notícia velha
Até aqui chamando um câmbio de dupla embreagem de automatizado… Eu discordo disso, automatizar algo, é transformar algo que originalmente foi desenvolvido para ser manual seja uma máquina ou um câmbio, e deixar de forma automática, por exemplo o câmbio dualogic e imotion que usam a mesma caixa de marcha do manual, mas o câmbio dupla embreagem foi todo projetado para ser automático desde o início.