Modec fecha contrato multimilionário para fornecimento de tecnologia, para projeto em FPSO na Bacia de Santos

Roberta Souza
por
-
09-03-2021 15:11:48
em Petróleo, Óleo e Gás
Modec, Bacia de Santos, FPSO FPSO/ Fonte: Portos e Navios

A tecnologia fornecida usará membranas para reduzir os níveis de sulfato da água do mar aos níveis exigidos, em FPSO na Bacia de Santos

A Modec fechou contrato multimilionário para o FPSO da Equinor, que está sendo construído para operar no Campo de Bacalhau, localizado na Bacia de Santos. A empresa contratada foi a Water Technologies & Solutions, da Suez, que irá fornecer tecnologias para reduzir o volume de sulfato na água do mar ao nível necessário.

O contrato para a construção do FPSO com a Equinor, operadora do campo de Bacalhau na Bacia de Santos, inclui o fornecimento de equipamentos, engenharia, gerenciamento de projetos, aquisição e supervisão de construção. A capacidade de produção do FPSO é de 220 mil barris/dia e de gás natural de 15 milhões de metros cúbicos por dia.

Fornecimento de tecnologia para o FPSO

Para a produção e extração de óleo, a água do mar tratada deve ser injetada no reservatório, que são chamados de SRU na indústria. Os dispositivos de remoção de sulfato da água do mar que usam membranas de ultrafiltração (UF) e nanofiltração (NF) são uma parte importante do processo e são essenciais para a proteção e operação de ativos em FPSO.

A Suez produz e fornece membranas de ultrafiltração e membranas de nanofiltração. A indústria offshore de óleo e gás depende delas para remover sulfato e outros íons divalentes de dureza da água injetada para melhorar a recuperação do óleo. A remoção desses íons reduz a tendência de o sulfato de bário e o sulfato de estrôncio se acumularem nos reservatórios e canais de fluxo e também impedirá a boa acidificação, controlando as bactérias redutoras de sulfato.

Parceria entre a Suez e a Modec

Kevin Cassidy, vice-presidente executivo de sistemas de engenharia da SUEZ, afirma que a parceria entre a Suez e a Modec para a construção do FPSO é um grande voto de confiança. Disse ainda que a Suez tem orgulho de ser selecionados pela Modec, por ser considerados fornecedores para esses projetos essenciais na extração de óleo.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos